Twitter

Você já deu like em algum tweet apenas para guardar um link ou uma foto para mais tarde? Pois saiba que agora não será mais necessário usar esse macete: o Twitter acaba de liberar a função Salvar Tweet, que funciona como uma espécie de bookmark.

É uma novidade aguardada pelo menos desde novembro de 2017, quando o Twitter começou a testar um recurso de favoritos. Na época, a função era chamada justamente de Bookmarks. De lá para cá, a funcionalidade foi sendo testada e ajustada, mas acabou não mudando muito.

Em português, a novidade foi batizada de Salvar Tweet, como já dito, e foi integrada ao novo botão de compartilhamento, localizado à direita da opção de curtir. A mensagem guardada vai para uma lista privada, que só você pode consultar. Para acessá-la, basta ir à opção Itens Salvos na tela do seu perfil.

Ao contrário do que acontece com a função de curtidas, os seus seguidores não ficarão sabendo dos tweets salvos por você. Para evitar que os contatos soubessem dos likes, muita gente recorria ao truque de enviar o tweet para si mesmo via mensagem direta.

Essa gambiarra agora é coisa do passado. De qualquer forma, enviar tweets via mensagem direta também ficou mais fácil: a opção aparece no mesmo menu que dá acesso ao Salvar Tweet.

Agora você já pode salvar Tweets em uma lista só sua e acessá-los quando quiser. Basta clicar no novo ícone de compartilhar. Ficou mais fácil ver o que te interessa mesmo quando o tempo não permite. Veja mais detalhes: https://t.co/gUbpbVyuoV pic.twitter.com/x8iNg8aSuB

— Twitter Brasil (@TwitterBrasil) 28 de fevereiro de 2018


O único problema é que, pelo menos por enquanto, a função Salvar Tweet não está disponível na versão web do serviço. O Twitter começou a liberar a funcionalidade nos apps para iOS e Android (incluindo o Twitter Lite) e na versão web para dispositivos móveis (que, a propósito, funciona bem no desktop).

Se a nova função ainda não aparece no seu aplicativo, é só aguardar a atualização.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados