Início » Curiosidades » Trem-bala do Japão ganha versão “Supreme” mais eficiente e confortável

Trem-bala do Japão ganha versão “Supreme” mais eficiente e confortável

Bem a tempo das Olimpíadas de 2020

Felipe Ventura Por

Você deve se lembrar do trem-bala que deveria ligar São Paulo e Rio de Janeiro até a Copa de 2014, indo de uma cidade a outra em apenas 80 minutos. A promessa, é claro, nunca foi cumprida.

Enquanto isso, o Japão — que já opera várias ferrovias de alta velocidade — terá mais um trem-bala, e ele ficará pronto a tempo das Olimpíadas de 2020.

A Central Japan Railway revelou este mês um protótipo do trem-bala N700S — chamado de “Supreme” — que atinge até 300 km/h.

Sua parte frontal foi reprojetada para melhorar o fluxo de ar e reduzir o ruído enquanto estiver atravessando túneis; e há também algumas novidades interessantes por dentro.

O trem consegue acomodar até 1.323 pessoas. Os assentos ganharam um novo tecido, e têm tomadas elétricas para cada passageiro, em vez de serem limitadas às janelas.

Luzes se acendem automaticamente no bagageiro a cada parada, para ajudar os passageiros a encontrarem seus pertences. Além disso, os assentos da primeira classe oferecem 15% a mais de espaço para as pernas.

Este trem-bala é cerca de 20% mais leve que os trens N700A da geração anterior, uma diferença de 11 toneladas; e seu consumo de energia é 7% menor. Ele também pode ser usado em diferentes configurações — com 16, 12 ou 8 vagões.

O N700S será lançado em 2020 na linha Tokaido Shinkansen, entre Tóquio e Shin-Osaka; e as viagens de teste devem começar neste mês.

Além disso, a Central Japan Railway está preparando um trem-bala de levitação magnética (maglev) que atinge velocidades de 600 km/h. Uma ferrovia entre Tóquio e Nagoya está atualmente em construção, e deve ser entregue em 2027.

Com informações: Asahi Shimbun, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thales Dias

achei mais um q fala Brésil de maneira sarcástica

Maxwel De Oliveira Figueiredo

Em Salvador levaram 20 anos pra fazer 6 km de linha. O país da ineficiência.

Magnosama

Enquanto isso, num paísinho de merda do Atlântico sul... tsc

Veritas

E pior: ainda está gastando!

Cheia de CCs indicados por políticos, ganhando salários e se divertindo

Veritas

E ainda temos uma empresa pública, criada especialmente para o desenvolvimento de transporte com trens bala, que ATÉ HOJE ESTÁ GASTANDO MILHÕES DO DINHEIRO PÚBLICO E NÃO FEZ NADA... SIMPLESMENTE NADA!

Veritas

Cara, lendo matérias deste tipo me desanimo ainda mais de morar neste pardieiro chamado Brasil. :(

Eliézer José Lonczynski

O que mais me impressiona é o fato de acomodar mais de 1200 pessoas.

Felipe Liʍa

Ja e alguma coisa ne

Felipe Liʍa

Ou a Lisa da Linha Amarela

Trovalds

Franceses em breve lançam uma versão mais veloz do TGV. A barreira a se transpor já foi ultrapassada, que é basicamente ultrapassar os 250km/h e ter uma equação de performance x eficiência aceitável.

MAS em breve teremos o hyperloop na corrida, que teoricamente pode facilmente desbancar japoneses e franceses com folga no quesito velocidade pelo modal que é feito dentro de um tubo no vácuo.

brunocabral

O "Federalismo" brasileiro é uma piada, pra vc ter uma ideia, a Espanha que é um estado Semi-Unitário, é mais federalista que o Brasil.

Doug

Para tirar meu Brasil dessa baderna, só quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas. – Bezerra da Silva

Roberto Furutani

日本の新幹線はすごいですね。

Theo Queiroz

Anime fan detected. Eu li seu comentário com o sotaque do narrador dos episódios de qualquer anime. Hahaha

CtbaBr©

Pois é, se ao menos tivessem mantido a Republica da forma que copiaram a dos EUA, mas nem isso, hoje esta tudo centrado em Brasília, tiraram toda autonomia dos Estados e mesmo assim mantiveram o Poder Legislativo Estadual... Mas legislar o que sem autonomia?

Exibir mais comentários