Início » Negócios » Número de usuários do Facebook cresceu mesmo com campanhas para deletar contas

Número de usuários do Facebook cresceu mesmo com campanhas para deletar contas

Emerson Alecrim Por

O caso Cambridge Analytica expôs os problemas de privacidade do Facebook de um modo sem precedentes. Indignados, muitos usuários excluíram suas contas atendendo a campanhas como #DeleteFacebook. Mas parece não ter sido um movimento forte: na verdade, o Facebook terminou o primeiro trimestre do ano com aumento na base de usuários ativos.

No período (PDF), o Facebook registrou quase 1,45 bilhão de usuários ativos diários, total que corresponde a 48 milhões de contas adicionais na comparação com o último trimestre de 2017. A base total, que considera as contas que acessam a rede social pelo menos uma vez ao mês, foi de quase 2,2 bilhões de usuários, alta de 13% na comparação anual.

Também houve aumento na arrecadação: o Facebook terminou o trimestre com receita de US$ 11,97 bilhões. O lucro foi de US$ 4,99 bilhões contra US$ 4,27 bilhões do trimestre anterior, quando a rede social ainda não estava sob a mira das autoridades por conta do escândalo Cambridge Analytica.

Mark Zuckerberg

Na primeira olhada, todos esses números indicam duas coisas. A primeira é que as recentes polêmicas sobre privacidade causaram preocupação e indignação, tendo inclusive apoio de Brian Acton (cofundador do WhatsApp) e Elon Musk, mas não o suficiente para fazer a rede social sofrer uma debandada de grandes proporções.

A segunda coisa é o fato de o Facebook continuar sendo uma máquina de fazer dinheiro, principalmente em dispositivos móveis: 91% da receita da companhia com publicidade no trimestre vieram da exibição de anúncios em smartphones e tablets.

Isso não quer dizer que o Facebook está imune a todo e qualquer tipo de problema. É necessário levar em consideração que o caso Cambridge Analytica veio à tona quase no final de março, portanto, é possível que as consequências sejam percebidas apenas nos números do atual trimestre.

Nada disso deve causar grandes estragos, no entanto. Os próximos resultados financeiros serão divulgados só no segundo semestre, momento em que provavelmente a poeira estará bem mais baixa. Por conta disso, os investidores poderão até experimentar uma oscilação nos números, mas não entrarão em pânico.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Max Gomes
Bots.
Programador Front-End
Então, tem os esportivos Tesla e semelhantes que são BAITA CARRÕES. E mesmo assim parece haver uma resistência considerável só porque "falta" uma gasolina ali
zoiuduu .
velocidade máxima nem devia contar né? o máximo é 120 msm
Juninho
Falando de Brasil, ainda existe aquela necessidade de aparecer, querer ter a vida perfeita que não existe, em redes sociais tudo é perfeito tudo mundo é feliz e lindo, isso talvez um dia mude e as pessoas caiam em si, "falando de Brasil"
Sergio Rasa
Mentira ! Isso é pago !
Programador Front-End
Em alguns lugares o pessoal tem até resistência aos carros "ecológicos" por que não aparentam a robustez necessária
Programador Front-End
Parabéns
Programador Front-End
A técnica de marketing de Las Vegas (o lance de prender as pessoas numa realidade de ganho constante e tals) realmente é muito forte. Ainda mais quando vc tem isso sempre à mão.
Robert Rey
Eu tive uma vez em 2011, fiquei uns 6 meses por lá, e não aguentei tanta merda vindo de uma vez. Tem 7 anos que eu não tenho mais e nunca senti falta
Leonardo D Monkey
the truth is out there.https://www.youtube.com/wat...
johndoe1981
Se não fosse pelo TIM Beta, já teria deletado minha conta lá, mas o Facebook ainda me tem certa utilidade. Agora postar ou ver publicações dos outros, já deixei há tempos.
igormattosfl
certo, o número de usuários continua a crescer. Mas gostaria de visualizar um gráfico com os números de usuários, para saber se houve uma queda nessa velocidade de crescimento. E outro para saber se houve um aumento (expressivo ou não) no número de cancelamentos.
Cristian V
A minha apaguei faz 3 anos. Eu achava que era estranho ficar sem facebook quando todos tinham. Hoje eu digo com certeza que minha vida melhorou. Não tenho mais aquele compromisso idiota de entrar pra ver o que um bando de imbecis escreveram.
Mendonza
Eu abandonei. E?
DeadPull
Campanhas de boicote na verdade funcionam é como publicidade gratuita, pois se as pessoas não perceberem que estão sendo diretamente prejudicadas pelas ações duvidosas das empresas, então elas não estão nem aí.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
Aparentemente, só uma mudança radical de paradigma será capaz de quebrar o Facebook.
DeadPull
Droga. Lá se foram minhas esperanças de ver o Facebook quebrar...¯\_(ツ)_/¯
Renan
Nem a Zara perdeu valor de mercado quando a mídia não parava de associá-la a trabalho escravo. Alguma campanha de boicote a empresa já funcionou?
The Last of BR
E quantas dessas contas são bots?
Rmavalli
Estou na mesma, só mantenho a conta ativa para fazer login em outros sites.
Gertrudes, a Lhama Morta
¯\_(ツ)_/¯Alguém realmente esperava que a grande massa de usuários iria ter bom senso? Ainda mais com relação a algo que envolva privacidade ("não tenho nada a esconder") e uma ferramenta desenvolvida pra ser viciante.
Gertrudes, a Lhama Morta
Apoio totalmente abandonar o Facebook, mas realmente achar que vai falir ou que vai sofrer consideravelmente por causa disso é ingênuo. Até porque pra isso o povão teria que ter bom senso e dar valor pra própria privacidade, o que nunca vai acontecer.
Bruno
notícia "finjam surpresa".
zoiuduu .
É tipo assim, pode sair a imprensa que for contra smartphone, tipo, dá cancer, faz mal pro olho, prejudica a criança... Não vai acabar os smartphones de jeito nenhum .OU então dizer, carro polui, o povo tá nem aí, usa mesmo kkk
zoiuduu .
e a galera dizendo pro facebook desistir que ia doer menos rsss.
Trovalds
Vergonha ele não passa (ou vai passar). É só mais um na lista de quem tentou e fracassou miseravelmente.
LekyChan
eu estou tentando, mas meu facebook é um login universal, ao poucos graças ao lastpass estou deixando de usar ele para isso, quando conseguir terminar de fazer isso, o facebook não terá utilidade para mim, pois só tenho ele para logar em outros sites.
Trovalds
Risada de canto de boca olhando pra'quela turma descolada que ficava bradando "abandonem o facebook, deixem ele falir..."