O Autopilot usado em carros da Tesla é bastante eficiente, mas ainda depende da presença do motorista em seu lugar convencional. A empresa pede a atenção para eventuais problemas com o sistema ou eventos inesperados na rua.

Na Inglaterra, porém, um motorista decidiu realizar uma viagem no banco do passageiro após ativar o piloto automático de seu S 60, modelo semiautônomo da Tesla. A ideia resultou na suspensão da carteira por 18 meses e a ordem para realizar 100 horas de serviço não remunerado.

Tesla Model S 60

Tesla Model S 60

Ele também terá de pagar 1.800 libras (cerca de R$ 8.630) pelas despesas que a promotoria teve no caso.

A denúncia foi feita após o motorista ser filmado em uma rodovia próxima à cidade de Hemel Hempstead. O carro estava a pouco mais de 60 km/h quando ele ocupava o banco do passageiro.

O vídeo foi compartilhado nas redes sociais e enviado à polícia local. Durante seu julgamento, o motorista se declarou culpado na acusação de direção perigosa e disse ter sido o “azarado que foi pego”.

O capitão da polícia disse à BBC que a ação do motorista foi “grosseiramente irresponsável e poderia facilmente ter acabado em uma tragédia”.

Uma declaração enviada por um engenheiro da Tesla ao tribunal informou que o Autopilot tem a missão de auxiliar no dia a dia, mas que os motoristas precisam estar totalmente atentos ao que acontece ao seu redor.

Este foi o mesmo argumento usado para livrar a Tesla da responsabilidade em um acidente que ocorreu em março, quando um veículo se chocou com uma barreira em uma estrada de Mountain View, na Califórnia. O motorista não sobreviveu.

A Tesla afirmou que seu sistema fez diversos alertas visuais e sonoros para o motorista reassumir a direção. No entanto, um sensor indicou que o piloto não colocou as mãos no volante no momento antes do acidente.

Com informações: BBC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DeadPull

Calma, mona. Não precisa pirar o cabeção. Relaxa aí, senão a make derrete.

Danilio Costa Silva

Não é um veiculo totalmente autônomo, é semi! O Autopilot está lá para ajudar o motorista, cobrir os buracos que o ser humano tem, como tempo de reação, visão limitada, habilidades, etc. Quando for um sistema totalmente autônomo (acho que nível 5) ai sim o motorista não vai ter com o se se preocupar, mas ainda faltam uns bons anos para termos esse nível nos carros.

Caleb Enyawbruce

Não tem nem oq falar: Mereceu...

Mendonza

Molecadinha hj em dia na ânsia do estado mínimo não sabe nem pra que serve governo.

DumbSloth87

E ainda é aquela coisa ridícula 3D com trilha do Inception.

Luciano Rosa

Pqp vc é burro cara?
O carro é capaz apenas de manter o curso, qualquer mudança deve ser feita pelo motorista, como mudar de faixa, atravessar um cruzamento e etc..
No momento que ele abandonou o volante, ele colocou a vida de todo mundo ali em risco, e o governo agiu de forma exemplar para punir ele.

Luciano Rosa

E chama mais atenção ainda a forma rigorosa como ele foi punido. Por colocar a vida dos outros em risco, ele terá que cumprir 100 horas de serviço comunitário, ficar 1 ano e meio sem dirigir, e ainda pagar as despesas do processo, e o cara não era pobre, mesmo com um bom advogado ele tomou no c* lindamente.
País sério é outro nível.

Renan

Dá pra ficar mais atento com menos atividades motoras, mas né. Li e concordo com os termos e condições da direção semi autônoma.

Renan

Chama a atenção a possibilidade de denunciar infração de trânsito com vídeo. Tenta fazer isso no Brasil.

Luca

Off topic: O vídeo tem 10 segundos de duração e 30 segundos de abertura/encerramento. Parabéns, Polícia de Hertfordshire.

DeadPull

Ora. Seu reacionário!

Pedro

1. Porque é um carro SEMIautonomo?!
2. Volta pro canal do Diarréias Mentais

Diogo

Bom, é como dizem. Por mais que você desenvolva um sistema sem bugs, erros ou falhas de usabilidade, não há sistema a prova de idiotas.

DeadPull

1 - de que adianta pagar caro por um carro autônomo (semi, nesse caso) se o motorista tem que continuar em sua posição e permanecer atento ao trânsito, igual como se ele estivesse literalmente dirigindo?

2 - maldito governo. Está sempre atento, só esperando o menor vacilo pra f*der a vida das pessoas e/ou esfolar suas carteiras...

Trovalds

As pessoas não ficam atentas nem num veículo sem nenhum tipo de autonomia, quem dirá num com autonomia nível 3.

Exibir mais comentários