No Brasil, os bancos de sangue costumam conviver com a escassez de doações e precisam realizar diversas campanhas para manter o fornecimento estável. Para ajudar a minimizar esse problema, o Facebook anunciou um recurso que promove a doação entre seus usuários.

Com a novidade, você poderá se oferecer para doar sangue com mais facilidade. Para isso, basta incluir a informação em seu perfil no Facebook como indicado nesta página. Por padrão, ela ficará privada, mas você poderá compartilhar seu status com outras pessoas.

Além disso, o Facebook enviará notificações quando bancos de sangue realizarem eventos de doação ou fizerem pedidos urgentes. Os bancos também poderão criar posts especiais ou navegar até uma área criada pela rede social para pedir doações.

As ferramentas foram criadas em conjunto com o Ministério da Saúde, bancos de sangue centrais e especialistas em saúde e deverão ser liberadas para todos nos próximos dias. Algo parecido já está disponível para usuários na Índia, em Bangladesh e no Paquistão. Nos três países, mais de oito milhões de pessoas já se registraram como doadoras de sangue.

Em junho, o Facebook começará a trabalhar com seis bancos de sangue: Pró-Sangue (São Paulo), HemoRio (Rio de Janeiro), Fundação Hemocentro de Brasília, HemoCE (Ceará), HemoPA (Pará) e HemoSC (Santa Catarina).

Eles contam com 64 pontos de coleta e abastecem mais de mil hospitais e organizações de saúde no Brasil. O Facebook afirma que futuramente estenderá o recurso para outros bancos de sangue e unidades de saúde.

Com informações: Facebook.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodolpho Camargo

(Só se você for hétero)

ochateador

Doar sangue garante 1 dia de folga no serviço sem tomar advertência/broncas/etc e sem perder banco de horas.Você
gasta no máximo 1 hora doando sangue (considerando o momento que você
entra no prédio até sair) e tem o resto do dia para resolver seus
problemas.

Só não abusem, senão a empresa corta as asinhas.
Onde trabalho posso fazer 2 doações anuais sem problemas, mas realizo 4 (o limite máximo) e a empresa faz cara feia, mas não pode contrariar a lei ;)

Eduardo Braga

Sempre adio a doação. Vou mexer mais pra finalmente fazer isso.
Alguém sabe se aquele cartãozinho de doador de órgãos não vale mesmo? Todo mundo fala que perguntam pra família de qualquer jeito... :/

Juliano Zuckerberg

E o recurso que PEDE NUDES? Sim, o Facebook quer fotos pelada sua para "impedir" que outros compartilhem.

Acha que e zoeira? Olha ai: https://m.facebook.com/stor...

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Imagina se o Facebook começar a vazar informação de quanto sangue você tem, melhor o morcegão não ficar sabendo disso.

Brincadeiras a parte, doem sangue e de preferência se cadastrem como doador de medula óssea, não custa nada e você pode salvar uma vida.