Justiça decide que Trump viola Constituição ao bloquear usuários no Twitter

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Donald Trump

Donald Trump andou bloqueando usuários do Twitter que criticavam seu governo. Isso foi parar na justiça e, nesta quarta-feira (23), uma juíza federal decidiu que o presidente está violando a Constituição dos Estados Unidos.

Segundo a juíza Naomi Reice Buchwald, ao bloquear usuários, Trump viola a primeira emenda à Constituição, que garante seis direitos fundamentais, entre eles a liberdade de expressão. O Twitter seria considerado um fórum público, em que a população pode ler e comentar os tweets de Trump. Os cidadãos que são impedidos de fazer isso, por meio do recurso de bloqueio da rede social, teriam seus direitos comprometidos.

Além disso, quando um usuário é bloqueado, ele deixa de seguir a conta e não pode ler os tweets publicados por ela. O Instituto da Primeira Emenda na Universidade de Columbia, que moveu a ação em conjunto com sete pessoas, argumentava que Trump impedia esses usuários bloqueados de acessarem comunicados oficiais do governo, restringindo suas participações no debate público de ideias.

A decisão da juíza aponta que “nenhum funcionário do governo, incluindo o presidente, está acima da lei, e todos os funcionários do governo devem seguir a lei como foi declarado”.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou que “discorda respeitosamente da decisão do tribunal e avalia os próximos passos”. Será que Trump vai desbloquear os americanos?

Com informações: Gizmodo, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados