Facebook e Instagram bloqueiam Trump por tempo indeterminado
Mark Zuckerberg diz que perfis de Donald Trump no Facebook e no Instagram ficarão bloqueados por pelo menos duas semanas
Mark Zuckerberg diz que perfis de Donald Trump no Facebook e no Instagram ficarão bloqueados por pelo menos duas semanas
As contas de Donald Trump no Facebook e no Instagram ficarão bloqueadas por pelo menos duas semanas, até que Joe Biden seja empossado no dia 20 de janeiro, anunciou o CEO Mark Zuckerberg nesta quinta-feira (7). O Twitter, por sua vez, pode restabelecer acesso ao perfil do presidente dos EUA ainda hoje.
Zuckerberg comenta sobre a invasão de apoiadores de Trump ao Capitólio, onde ficam os deputados federais e senadores; ontem, os legisladores estavam confirmando o voto do colégio eleitoral que deu vitória a Biden.
“Os eventos chocantes das últimas 24 horas demonstram claramente que o presidente Donald Trump pretende usar seu tempo restante no cargo para minar a transição pacífica e legal de poder para seu sucessor eleito”, afirma o CEO do Facebook.
As contas de Trump ficarão bloqueadas porque, para Zuckerberg, “a prioridade para todo o país agora deve ser garantir que os 13 dias restantes e os dias após a posse decorram pacificamente e de acordo com as normas democráticas estabelecidas”.
O CEO afirma que o bloqueio é por tempo indeterminado. “Acreditamos que os riscos de permitir que o presidente continue a usar nossos serviços durante este período são simplesmente grandes demais”, ele argumenta.
Ontem, Facebook e Instagram removeram um vídeo em que Trump apoia, em vez de condenar, o ataque ao Capitólio. Ele diz que os invasores são “muito especiais” e alega falsamente que ganhou a eleição presidencial.
Não é a primeira vez que posts de Trump são apagados ou sinalizados. Então por que a conta ainda não foi removida? “Fizemos isso porque acreditamos que o público tem direito ao mais amplo acesso possível ao discurso político, mesmo se for polêmico”, diz Zuckerberg. “Mas o contexto atual agora é fundamentalmente diferente, envolvendo o uso de nossa plataforma para incitar uma insurreição violenta contra um governo eleito de forma democrática.”
O Twitter também apagou o vídeo de Trump e impôs um bloqueio de 12 horas. No entanto, a conta do presidente deve voltar ao ar depois desse prazo, segundo a empresa diz ao TechCrunch.
Ontem, o Twitter exigiu que a conta de Trump apagasse três tweets: além do vídeo, havia declarações com fake news sobre fraudes na eleição de 2020 – um dos posts sugeria que ações terroristas em Washington seriam justificadas por causa disso.
É importante notar que o Twitter não exclui os tweets diretamente: em vez disso, a empresa oculta as mensagens e obriga o usuário a removê-las; caso contrário, a conta não pode ser usada de novo.