As câmeras de filme trazem muita nostalgia aos fãs de fotografia, mas, na maioria dos casos, estão perdendo espaço entre as grandes fabricantes. É o caso da EOS-1V, que teve suas vendas descontinuadas após um anúncio da Canon.

O modelo era o único que usava filme e ainda era vendido pela empresa, mas não estava sendo fabricado desde 2010. Nos últimos oito anos, os usuários só puderam comprar as EOS-1V que ainda restavam no estoque.

Nikonmadness/Wikimedia Commons

Em um curto comunicado em seu site, a Canon afirmou que está “finalmente decidida a encerrar as vendas”. A empresa não deixou claro se ainda possui algumas câmeras ou se tomou a decisão por ter esvaziado o estoque.

De qualquer forma, os proprietários da EOS-1V deverão ter manutenção garantida até 31 de outubro de 2020. Depois disso, a fabricante tentará oferecer suporte até 31 de outubro de 2025, mas poderá se recusar a realizar o trabalho se não tiver as peças necessárias.

A EOS-1V foi lançada em 2000 como uma opção profissional da Canon. A decisão de descontinuar o modelo marca o fim da era das câmeras de filme dentro da empresa, que teve seu primeiro modelo do tipo em 1934, com a Kwanon.

Apesar do anúncio da Canon, você ainda deverá conseguir comprar modelos usados da EOS-1V. Outra opção é partir para outras marcas. A Nikon, por exemplo, ainda tem câmeras de filme por preços nada atrativos: FM10, por US$ 569, e F6, por US$ 2.669.

Com informações: Canon, Digital Trends, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mendonza

De fato, mas som de fita é outra realidade do plug in simulador.

jacob

Eu particularmente sou fã da clareza que as gravações digitais proporcionam. Só saudosista pra achar bom esse monte de ruído que tem nos meios analógicos.

jacob

Hoje em dia já existem filtros bem eficientes pra imitar a sujeira introduzida por gravações analógicas.

Lucas Henrique

Vinil de hj nem tem ruido.

Marcvs Antonivs

Ainda bem que o retrô nunca sai de moda...

Marcvs Antonivs

Tem um nicho. Eu mesmo estou pensando em dar cerca de 6 mil numa Hasselblad de rolo que vi no Mercado Livre. Show de bola.

Geraldo Lopes

No início, as primeiras câmeras digitais eram muito inferiores que as de filme, o que justificava aos "amantes" da fotografia amadores ou profissionais. Alguns anos depois a câmera digital igualou e depois disparou na frente. Atualmente a qualidade óptica e número de recursos da câmara digital chega humilhar a velha câmera de filme, que somente uma pessoa saudosista e sem noção insiste em usar os velhos filmes químicos...

Mendonza

Depende do que se quer. Se for gravar uma big band, ou bluesão raiz, o analógico chega lá no som que vc precisa bem mais rápido. No digital nem sempre chega.

Douglas B

Gente presa à nostalgia do passado que desdenha da tecnologia atual me dá certo nojo.
Dia desses vi um vídeo de um senhor falando que luz de led é a pior coisa que inventaram e que luz de vapor de sódio continua sendo a melhor haushaushaushauhs

André G

Ainda existem aquelas pessoas que acham que a qualidade de filme é superior a do digital, também tem muita gente que acha a qualidade do vinil melhor que o digital, mas ambos estão errados.
Você pode até gostar dos ruídos ou dos graves do vinil e achar isso legal, mas o som digital tem qualidade superior. O mesmo vale para as fotos em filmes e digitais.

Samael Vinícius

Achava que essas câmeras nem existiam mais