Início » Jogos » Atari VCS terá 8 GB de RAM e rodará distribuições Linux

Atari VCS terá 8 GB de RAM e rodará distribuições Linux

Console retrô Atari VCS já arrecadou US$ 3 milhões em pré-venda e deverá ser lançado em 2019

Emerson Alecrim Por

O Atari VCS já conseguiu arrecadar US$ 3 milhões no Indiegogo. Apesar do aparente sucesso, muita gente ainda desconfia do projeto. Mas algumas novidades podem tornar o dispositivo mais atraente: uma delas é a informação de que o console terá 8 GB de RAM; outra é a possibilidade de rodar distribuições Linux no equipamento.

Atari VCS

Os detalhes foram dados por Rob Wyatt, ninguém menos que um dos principais responsáveis pela arquitetura do Xbox original. Ele assumiu a função de arquiteto de sistemas do Atari VCS no mês passado.

A Atari considera o projeto muito mais do que um console. Wyatt explica que o objetivo é permitir que o usuário utilize o equipamento para diversos fins, não só para rodar jogos ou aplicativos de mídia, como Netflix e Spotify. Para tanto, o Atari VCS vai ter amplo suporte ao Linux.

Começa pelo sistema operacional do próprio console: como prometido, o AtariOS será mesmo baseado no Linux. Em breve, bibliotecas e uma documentação serão liberadas para facilitar a adaptação ou a otimização de softwares para a plataforma. A ideia é fazer os esforços para esse processo serem mínimos.

Também será possível rodar distribuições Linux de terceiros no Atari VCS. O equipamento não terá um gerenciador de boot convencional, mas Wyatt afirma que documentação e exemplos de códigos de inicialização serão disponibilizados para permitir que qualquer distribuição atual seja carregada.

Atari VCS

Como o Atari VCS tem uma proposta muito ampla, a Atari sofreu certa pressão para melhorar o hardware do dispositivo. Deu certo: Wyatt também explica que o projeto terá 8 GB de RAM em vez dos 4 GB anunciados anteriormente. O processador também foi confirmado: vai ser uma APU AMD de microarquitetura Bristol Ridge e gráficos Radeon R7.

Havia expectativa de que o processador fosse um AMD Ryzen, mas os custos do projeto seriam mais altos, inclusive pela necessidade de uma solução de dissipação térmica mais avançada, de acordo com Wyatt.

Se não houver atrasos, as primeiras unidades do Atari VCS serão enviadas em julho de 2019 para os apoiadores do projeto no Indiegogo. Por lá, o pacote mais básico com o dispositivo sai por US$ 239 mais despesas de envio.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Célio Azevedo
Comprarei.
JOSÉ EDUARDO
Natimorto.
Macgyver Freitas
N tô com intenção de comprar, mas tô torcendo muito pra dar certo, e se eles lançarem uma loja para outras distros Linux eu compro uns jogos. Hj só temos duas opções de consoles bons pra AAA, e no PC o Windows tem o monopólio total, acho q de o Linux vingasse de vdd, qlq uma empresa pequena ou grande poderia lançar sua própria personalização do sistema, junto com um hardware personalizado como no VCS, ou apenas PCs em gabinetes ITX bem planejados. Abriria uma enorme possibilidade de concorrência
Renato Medeiros
acho q no começo vai ser nicho pra saudosistas como eu (sim eu to loco pra ter esse console na sala) e quem sabe depois vai difundir melhor no mercado
Renato Medeiros
mas eh soh configurar eh lógico q n vai ser um Linux puro
Ednei P. de Melo
Leigos e intermediários, se depender dessas novas gerações... &;-D
Keaton
8GB de RAM, tem o mesmo que o meu pc.... oh gosh.
Guilherme7TW
Cada vez mais penso que usuários legos não terão interesse nesse dispositivo, penso que ele ficará em um nicho de desenvolvedores e experimentadores. Talvez faça sucesso na cena indie.
leoleonardo85
E você vai ouvir o podcast em um Atari
Ednei P. de Melo
Dual-boot? Isso só vai complicar a cabecinha do usuário leigo! &;-D
John Smith
Se isso daí baratear e ficar num preço aceitável, vejo um potencial enorme pra jogar games retrô com estilo, hein?
Caleb Enyawbruce
Exato! Outro fracasso, e os caras ainda tão martelando nisso! Mds... 🤦‍♂️😆
Sandro Azedo
Rodar Linux???Então quase não terá jogos, já que a quantidade de jogos pra Linux é pífia.E só olhar a mixaria de jogos na Steam.Linux não foi feito pra jogos, e sim servir assoalho para outros sistemas como Android, roteadores e outros embarcados.
Macgyver Freitas
A ideia é legal, mas o preço não ta de acordo com hardware, as Steam Machines não deram certo pq o hardware era até bom, mas o preço era altíssimo, nesse VCS o preço não estaria ruim, se o hardware não fosse fraco de mais, ficou menos pior com esses 8gb, mas ainda assim, o XOne e o PS4 custam $300 e com bem mais hardware, além de já muito estabelecidos no mercado. Estou supondo q tenha desempenho similar ao A12-9800, que por sua vez é uns 40% mais fraco em CPU, e 25% mais fraco em GPU do que um 2200G, mas como a APU é personalizada, tlvz n sejá tão atrás, mas tbm n espero nenhum super desempenho em design compacto com arquitetura ultrapassada. Tomara q o nome Atari traga bastante hype pra dar folego, e quem sabe trazer um pouco de concorrência ao mercado de consoles, já q além dele msm, ser baseado em linux abriria as portas pra vários outros projetos similares.
DDR31600Mhz
Não queria, mas isso ai é um fracasso garantido, console sem apoio das publisher não vinga, PC sem Windows não tem jogo, vai ser a mesma história das Steam Machines, já nasceu morto
Henrique Picanço
Mas aí mora o pulo do gato. Se estudarem bem, e fizerem um port que permita dual-boot, dará para instalar o SteamOS neste console. Se isso for possível, há uma vantagem!
Ednei P. de Melo
Não seria mais interessante que este sistema-base fosse baseado ou derivado do SteamOS? &;-D
ᴾᴴᴵᴸ
vai ser lindo pra deixar na estante pra assistir netflix e usar spotfy.
Gabriel Rissi
Acho que esse diferencial era o das Steam Machine, não?? Tô achando que a Atari empregou o Barrichello no departamento de inovação... kkkkkkkkkkkk
Jeffersom
Vai ser a casa da pirataria também né
Marcos M.
Não sei, mas eu estou vendo potencial nesse negócio, acho que se a "comunidade" comprar a ideia, podem aparecer boas distribuições linux focadas em emulação, por exemplo, com esse hardware ele pode ser a máquina de emulação definitiva!Mas realmente a chance de não dar em nada é enorme....
ばか
Como HTPC pode ser bem interessante, pena que não é uma APU Ryzen.
Lucas Santos
Como digo: antes sólido e profissional no que faz que altamente personalizável cheio de inconsistências.
Zé das Covi
2019 vai ser o ano do podcast que fala sobre linux
Zanac_Compile
"A Atari considera o projeto muito mais do que um console........"** Aí que mora o perigo!!!!!!!!!! **Por um lado é animador ver uma arquitetura bem feita, bastante aberta... Mas isso era uma ilusão que tínhamos até a última década... Mas não funciona assim. Não adianta querer fazer, tudo, suportar instalar uma infinidade de coisas, acaba que suporta tudo, mas não faz nada direito.Um produto tem que ser mais engessado pra dar certo. Coisas específicas, bem planejadas, trazendo inovações, impressionando o público. A empresa que tem que ditar as regras e não o povo. Se for pro povo ditar as regras, está cheio de RASP PI por aí pra gente montar o que quiser.
leoleonardo85
Todo ano é o Ano do Linux, inclusive, 2019 também será
Caleb Enyawbruce
"O diferencial do nosso dispositivo é rodar distribuicoes Linux!"Início dos anos 2000, é você?Esses caras só podem ta de brinks. Estão seguindo à risca o recomendado para fazer o produto flopar...
Zé das Covi
Esse é o ano do linux ?
Zé das Covi
Eu li boa parte do artigo pensando que o projeto era algo mais parecido com esses "minis" retro que a negada ta lançando e iri fazer o mesmo comentário que o seu (só que sério haha)
grande_dino_2
O Linux ou o Atari?
Marcus VBP
(brinks, sei q vão ter outros jogos)
Marcus VBP
8gb de RAM pra rodar jogos de Atari, onde todos os jogos já lançados cabem dentro de um disquete.
leoleonardo85
Um Atari que roda Linux, agora vai gente, agora vai.