Início » Internet » Firefox 63 deve ganhar novo bloqueador de conteúdo

Firefox 63 deve ganhar novo bloqueador de conteúdo

Os anúncios e códigos que levarem mais de 5 segundos poderão ser bloqueados no Firefox

Victor Hugo Silva Por

O Firefox possui desde 2015 um recurso que bloqueia rastreadores de atividade nas páginas que você visita. Inicialmente, a opção era usada somente no modo anônimo, mas, em 2017, a Mozilla permitiu que ela fosse habilitada a qualquer momento.

Agora, o navegador também deve ganhar um novo recurso capaz de bloquear itens que tenham um carregamento muito demorado. A novidade deve ser liberada em 23 de outubro, com o Firefox 63, e impedirá a execução de anúncios e outros códigos que levem mais de 5 segundos para carregar.

Firefox 63 ganhará bloqueador de conteúdos que demoram para carregar

O novo recurso deverá ser integrado à atual proteção contra rastreadores em uma nova área chamada de "Content Blocking" (ou bloqueio de conteúdo, em bom português). Ela poderá ser acessada no menu do navegador ou na barra de endereços, que mostra informações sobre o site que está aberto no momento.

Quando o bloqueador estiver habilitado, você poderá clicar nos ícones à esquerda da URL para aumentar ou diminuir seu alcance. Na seção de privacidade, o Firefox também permitirá que você defina exceções para alguns sites e mude a lista de bloqueio.

A tela dará a opção de mudar as preferências tanto para o bloqueio de elementos que demoram para carregar, quanto para o bloqueio de rastreadores. Nos dois casos, será possível desativar o recurso, ativá-lo a todo momento ou apenas nas janelas anônimas.

Ainda não será desta vez que o Firefox ganhará um bloqueador de anúncios nativo. O navegador parece estar se concentrando primeiro em elementos que atrapalham o carregamento das páginas. Ainda assim, este é um recurso que atrairia muitos usuários. Por isso, não é possível descartar que ele seja incluído em versões futuras do navegador.

Com informações: gHacks.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sd

Esse mozilla quantum até que é legal, pra voces terem uma ideia eu instalei num pc defasado com celeron e as páginas carregam bem mais rápido que o Chorume aqui.
Eu tava relutante em migrar devez para o Quantum, antes eu usava o ESR legacy.

Edson

Rapaz... ando bem satisfeito com o Mozilla para Android. Não acho que esteja lento não - embora ache sim que precisa de atualizações maiores

Agnaldo Carmo

O problema é que ele está bem abaixo do seus concorrentes em termos de usabilidade por não contar com a opção de controles no canto inferior da tela sem falar que é Gastão nos dados móveis

Funnie

instalei essa disconnectme aqui e a navegação ficou mais rápida (!)
obrigado!

[Spetto]

Sim, sincronização é um "must have" para mim também, por isso estava usando o Opera tanto no PC quanto no celular. Como disse acima, estou dando uma nova chance para o FF no mobile, vamos ver se alguma atualização não estraga o app.

[Spetto]

Sim, no Windows o Firefox é sensacional, mas no mobile - ou pelo menos no Android - é uma coisa de dar dó de tão ruim. No momento, estou dando mais uma oportunidade para ele no celular, dessa vez na versão beta, e até agora está "aceitável". Vamos ver até quando vai estar assim.

Tiago Faustino

Te dizer que migrei para o Firefox no Windows. Estou gostando. E te dizer que no iOS o Firefox está se saindo muito bem no meu 6S. Estou achando bem legal.

Agnaldo Carmo

Exato eu gosto de sincronização multiplataforma, por isso uso o Chrome no PC e o Samsung internet no mobile

Julio Soares

Estou com o Firefox desde a versão 3, nunca usei outro browser até hoje rs

[Spetto]

Realmente, o que me impede de voltar definitivamente para o FF é a sua versão mobile lixo - além do suporte ao Chromecast.
Esses dias mesmo tentei usar o mobile, mas foi osso: navegador lento e travando bastante. Isso num LG G5 com Nougat!
No dia que a Mozilla corrigir isso, e a falta do suporte ao CC, eu volto correndo para o Firefox.

Agnaldo Carmo

Se for só para bloquear rastreamento instale a extensão Disconnect e tá feito, para bloquear anúncios nem precisa falar neh

Agnaldo Carmo

Ótima iniciativa da Mozilla , espero que um dia ela se lembre de melhorar seu navegador mobile tambem pq tá precisando, quanto ao bloqueio nativo é balela basta instalar a extensão e pronto

Arthur Medeiros

Cada dia vou me convencendo mais a voltar pro Firefox.

DeadPull

Bloqueador de conteúdo? O Chrome???? HUAHUAHUA

7csP9tkb

Ótima função. Tomara que o Chrome adote algo parecido.