Início » Gadgets » Nikon vai lançar câmeras mirrorless full-frame com novas lentes

Nikon vai lançar câmeras mirrorless full-frame com novas lentes

Além de sensor full-frame, as câmeras mirrorless da Nikon trarão um novo tipo de montagem para suportar lentes mais compactas

Emerson Alecrim Por

Foram semanas de rumores, mas aí está: a Nikon confirmou, nesta quarta-feira (25), que está desenvolvendo uma câmera mirrorless (sem espelho) com sensor full-frame. O equipamento também vai contar com lentes intercambiáveis Nikkor, além de um adaptador que permitirá o uso de objetivas com montagem F para câmeras DSLR.

O objetivo aqui é fazer frente ao domínio da Sony no segmento de câmeras mirrorless. Tanto a Nikon quanto a Canon vêm sofrendo grande pressão para explorar de vez essa categoria. Indícios de que a Nikon vai finalmente atender a esse clamor, digamos assim, surgiram discretamente com um vídeo que a companhia liberou no início da semana:

Até um passado não muito distante, apenas câmera DSLR mais sofisticadas tinham sensor full-frame. Esse tipo de componente possui dimensões maiores, de 36x24 mm. Por conta disso, câmeras do tipo conseguem gerar imagens com menos ruído, inclusive em ambientes com iluminação reduzida. Além disso, há menos exigência de pós-processamento, característica que melhora o nível de detalhes da imagem.

Apesar de ter confirmado o desenvolvimento da câmera, a Nikon não deu muitos detalhes sobre as especificações. A companhia apenas indicou que o equipamento deverá seguir um novo padrão de montagem para permitir que uma geração renovada de lentes mais finas e compactas da Nikkor sejam usadas. Como já dito, a câmera também contará com um adaptador para uso de lentes com montagem F (F-Mount).

Nikon

Burburinhos sugerem que a Nikon lançará, na verdade, dois modelos mirrorless full-frame: um com 25 megapixels e, provavelmente, preço na casa dos US$ 2.500; outro de 48 megapixels e preço próximo a US$ 4.000.

A fabricante não confirmou se disponibilizará mesmo duas câmeras, tampouco deu informações sobre data de lançamento, mas prometeu fornecer mais detalhes em breve nesta página. A Nikon destacou ainda que continuará com as suas linhas de câmeras DSLR.

Com informações: Engadget.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Pita
Exato.
Trovalds
O que vale na verdade é o profissional, não adianta. Se você não entender de fotografia de fato, esqueça. Meu cunhado é fotógrafo profissional e ele tira fotos "milagrosas" com celular meia bomba. Então não adianta ter um equipamento top se você não sabe usufruir dele.
Trovalds
https://www.dpreview.com/re...No final do artigo tem uma ferramenta pra comparar com as concorrentes. Coloque lado a lado com a Nikon D5 e veja a Nikon ganhando por pouco em imagem e levando de lavada em vídeo.Ou, se preferir, pode ler o review da Nikon também. Enfim, sua escolha.
Vanderlei Gomes Fotografia
Margem pequena? A Canon a imagem é lavada sem vida.
Daniel Pita
E há quem prefira a Canon pra fotografia pela quantidade maior de lentes e os preços serem menos caros (hehehe).
Daniel Pita
Se eu não me engano, rola de usar lentes manuais em quase todas mr, sem perder. Até os adaptadores são mais de boa de encontrar. E com mirrorless o foco manual é mais tranquilo. Vale dar uma pesquisada, porque eu fico catando os comentários nos grupos de fotografia que participo.Eu penso em fazer esse esquema: comprar uma mirrorless boa/mediana (que não tenha sido lançada a mais de 3 anos quando eu decidir fazer a compra) e investir em lentes manuais (Nikon, Pentax, Olympus etc) pra usar com adaptador. Mas meu uso será, a priori, pessoal. Então é mais tranquilo.:)
Trovalds
A pergunta é: com o adaptador, qual vai ser o crop da imagem? Traduzindo em termos "leigos" (mais ou menos): quando se usa um adaptador pra uma lente de montagem diferente, o sensor não é aproveitado por inteiro.E essa ideia de mirrorless não me apetece muito porque apesar de ganhar em tamanho (no caso uma mirrorless pode ser mais compacta que uma "normal") ela perde na questão da empresa ter que desenvolver uma linha de lentes nova.
Trovalds
Por padrão (leve pra vida):Fotografia: Nikon.Filmagem: Canon.A Canon perde em fotografia pra Nikon por uma margem pequena. Mas a Canon nada de braçada na frente da Nikon quando se trata de filmagem.Se for uma Nikon mais sofisticada e tiver nova acha comprador fácil. Pegue a grana e invista na concorrente.Pra filmagem também tem Sony e Panasonic com equipamentos excelentes mas que pecam na quantidade de lentes e acessórios, que é menor que o das duas principais da fotografia.
Capitão Caverna
No meu caso?Não fui eu quem comprei hahahaha
Luciano Prado
É... depende muito da finalidade, a nikon tem câmeras que filmam em 4k e 1080 e 720 enfim... o foco da nikon é fotografia e mesmo assim antes de comprar o equipamento precisa verificar qual deles no mercado atende sua demanda, no teu caso acho que faltou pesquisar!
Capitão Caverna
Comprou um produto ACHANDO que ele fazia determinada coisa?HahahhahahahahaVc não pesquisa direito e põe a culpa na Nikon.Tá Serto.
Je Suis Harambe
Nikon tem câmeras lindas mas pra vídeo é péssimo Eu comprei uma achando que ela gravava em 4k, quando chegou descobri que era só em 15fps, no site não tinha a especificação, vi um monte de gente com o mesmo problema ainda tô com ela mas foi um dinheiro mal gasto