Início » Jogos » Fortnite para Android não será liberado na Play Store

Fortnite para Android não será liberado na Play Store

A Epic Games não quer pagar 30% ao Google por cada compra feita em Fortnite

Victor Hugo Silva Por

Fortnite chegará em breve ao Android, mas você não poderá baixá-lo da forma convencional. Assim como indicavam alguns rumores, o jogo não estará disponível na Play Store. Em vez disso, será preciso baixar o arquivo de instalação diretamente em seu site.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (3) pela Epic Games, produtora do jogo. De acordo com a empresa, a decisão de não lançar Fortnite na Play Store visa atingir dois objetivos principais: manter uma relação direta com os usuários e, principalmente, evitar o pagamento de uma taxa de 30% ao Google em cada compra feita no jogo.

Fortnite para Android

“A taxa de 30% é um custo alto em um mundo no qual os 70% para os desenvolvedores cobrem todo o custo de desenvolvimento, operação e suporte de seus jogos”, disse o CEO da Epic, Tim Sweeney, ao The Verge

Para o executivo, a parcela só é justificada em consoles em que há um grande investimento em hardware e em marketing. Ele entende que o valor é desproporcional às despesas de plataformas abertas como o Android.

A estratégia de não oferecer Fortnite na Play Store pode afetar especialmente os usuários que não estão acostumados com outras lojas de aplicativos. Além disso, alguns deles podem deixar de baixar o jogo por preocupações relacionadas à segurança.

Para Sweeney, isto não será um problema. “Os sistemas operacionais móveis oferecem segurança cada vez mais robusta e baseada em permissões, dando liberdade para os usuários escolherem o que cada aplicativo pode fazer”, afirma.

“Em nossa opinião, esta é a maneira como todas as plataformas devem fornecer segurança, em vez de permitir o monopólio de uma loja que decide o que os usuários estão autorizados a baixar”, continuou.

A decisão da Epic pode dar início a mudanças significativas na forma de distribuição de apps e jogos. Por conta da abertura do Android e da popularidade do jogo, é possível adotar uma estratégia mais arrojada.

Em sua versão para iOS, o jogo foi lançado na App Store justamente pela proibição à aplicativos que não foram aprovados pela Apple e que não estão em sua loja. As primeiras três semanas no sistema foram muito bem-sucedidas, com arrecadação de US$ 15 milhões.

A tendência é que os números também sejam animadores com a chegada ao Android. A data lançamento não foi anunciada, mas deve ocorrer em 9 de agosto, junto com o Galaxy Note 9. A Epic teria fechado um acordo com a Samsung para oferecer o jogo em exclusividade para o celular durante 30 dias.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Michelle Nava

Hi I wanna ċhαt with you😏
https://google.com/#btnI=ru...
My id #982406

As Adivinhações De Jeff

Idiotice do krl

As Adivinhações De Jeff

N sei vc mas eu sim e acredito q qualquer pessoa que não é analfabeta consegue.

John Smith

E você acha que o "brasileiro médio" lê e raciocina? kk

lamasbr
Alnoha

A empresa deveria lançar um APP na PlayStore que redirecionasse para o site e fizesse a instalação por fora. É a EPIC GAMES, empresa que faturou mais de 1 bilhão com esse joguinho... da pra fazer o que quiser

Keaton

Já tem.

Vegeta humilde

Não quis dizer q merecem ou algo do tipo. Quis dizer que eles não tem dados sensíveis no celular que possam gerar problemas graves para eles se forem infectados

Caleb Enyawbruce

essa seria a logica

John Smith
John Smith
John Smith

"Banir o app"... "fechava feito a Apple"... Pensa numa análise simplória.

Marcos

Não sabia mesmo, o último aparelho que fiz jailbreak (pros outros, nunca tive iPhone) foi um iPhone 4S lá perto do lançamento dele...

Marcos

Pode ter a hype que for na loja que for, essas lojas de aplicativos não chegam receber 5% dos usuários de Android, 95% dos usuários sequer sabem habilitar instalação de aplicativos de fontes desconhecidas. Imagina que 1 pessoa faz uma compra lá direto com eles, fora do Google Play e ganham USD 10, ganharam USD 10. Agora vamos imaginar que o público na Play Store seria 10x maior, pega esses USD 10 x 10 usuários, são USD 100, tira os 30% do Google, ainda ganham USD 70, ou seja, sete vezes mais do que ganhariam fora. Acredito que não vai demorar muito para voltarem atrás nessa decisão.

I'm Chaos and Torment

Cydia morreu no iOS, a cada dia que passa a Apple dificulta a vida dos hackers para não fazerem Jailbreak.

Exibir mais comentários