Início » Jogos » Fortnite para Android não será liberado na Play Store

Fortnite para Android não será liberado na Play Store

A Epic Games não quer pagar 30% ao Google por cada compra feita em Fortnite

Victor Hugo Silva Por

Fortnite chegará em breve ao Android, mas você não poderá baixá-lo da forma convencional. Assim como indicavam alguns rumores, o jogo não estará disponível na Play Store. Em vez disso, será preciso baixar o arquivo de instalação diretamente em seu site.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (3) pela Epic Games, produtora do jogo. De acordo com a empresa, a decisão de não lançar Fortnite na Play Store visa atingir dois objetivos principais: manter uma relação direta com os usuários e, principalmente, evitar o pagamento de uma taxa de 30% ao Google em cada compra feita no jogo.

Fortnite para Android

"A taxa de 30% é um custo alto em um mundo no qual os 70% para os desenvolvedores cobrem todo o custo de desenvolvimento, operação e suporte de seus jogos", disse o CEO da Epic, Tim Sweeney, ao The Verge

Para o executivo, a parcela só é justificada em consoles em que há um grande investimento em hardware e em marketing. Ele entende que o valor é desproporcional às despesas de plataformas abertas como o Android.

A estratégia de não oferecer Fortnite na Play Store pode afetar especialmente os usuários que não estão acostumados com outras lojas de aplicativos. Além disso, alguns deles podem deixar de baixar o jogo por preocupações relacionadas à segurança.

Para Sweeney, isto não será um problema. "Os sistemas operacionais móveis oferecem segurança cada vez mais robusta e baseada em permissões, dando liberdade para os usuários escolherem o que cada aplicativo pode fazer", afirma.

"Em nossa opinião, esta é a maneira como todas as plataformas devem fornecer segurança, em vez de permitir o monopólio de uma loja que decide o que os usuários estão autorizados a baixar", continuou.

A decisão da Epic pode dar início a mudanças significativas na forma de distribuição de apps e jogos. Por conta da abertura do Android e da popularidade do jogo, é possível adotar uma estratégia mais arrojada.

Em sua versão para iOS, o jogo foi lançado na App Store justamente pela proibição à aplicativos que não foram aprovados pela Apple e que não estão em sua loja. As primeiras três semanas no sistema foram muito bem-sucedidas, com arrecadação de US$ 15 milhões.

A tendência é que os números também sejam animadores com a chegada ao Android. A data lançamento não foi anunciada, mas deve ocorrer em 9 de agosto, junto com o Galaxy Note 9. A Epic teria fechado um acordo com a Samsung para oferecer o jogo em exclusividade para o celular durante 30 dias.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Michelle Nava
Hi I wanna ċhαt with you😏 https://google.com/#btnI=ru...My id #982406
As Adivinhações De Jeff
Idiotice do krl
As Adivinhações De Jeff
N sei vc mas eu sim e acredito q qualquer pessoa que não é analfabeta consegue.
John Smith
E você acha que o "brasileiro médio" lê e raciocina? kk
lamasbr
https://uploads.disquscdn.c...É só ler...
Alnoha
A empresa deveria lançar um APP na PlayStore que redirecionasse para o site e fizesse a instalação por fora. É a EPIC GAMES, empresa que faturou mais de 1 bilhão com esse joguinho... da pra fazer o que quiser
Keaton
Já tem.
Vegeta humilde
Não quis dizer q merecem ou algo do tipo. Quis dizer que eles não tem dados sensíveis no celular que possam gerar problemas graves para eles se forem infectados
Caleb Enyawbruce
essa seria a logica
John Smith
https://i.ytimg.com/vi/DgqO...
John Smith
https://vignette.wikia.noco...
John Smith
"Banir o app"... "fechava feito a Apple"... Pensa numa análise simplória.
Marcos
Não sabia mesmo, o último aparelho que fiz jailbreak (pros outros, nunca tive iPhone) foi um iPhone 4S lá perto do lançamento dele...
Marcos
Pode ter a hype que for na loja que for, essas lojas de aplicativos não chegam receber 5% dos usuários de Android, 95% dos usuários sequer sabem habilitar instalação de aplicativos de fontes desconhecidas. Imagina que 1 pessoa faz uma compra lá direto com eles, fora do Google Play e ganham USD 10, ganharam USD 10. Agora vamos imaginar que o público na Play Store seria 10x maior, pega esses USD 10 x 10 usuários, são USD 100, tira os 30% do Google, ainda ganham USD 70, ou seja, sete vezes mais do que ganhariam fora. Acredito que não vai demorar muito para voltarem atrás nessa decisão.
I'm Chaos and Torment
Cydia morreu no iOS, a cada dia que passa a Apple dificulta a vida dos hackers para não fazerem Jailbreak.
I'm Chaos and Torment
Depois que comecei a usar o Adguard no Android, não sei nem o que é Janela Pop-up e anúncios mais. 😎
I'm Chaos and Torment
Ai por isso eles devem ficar com o aparelho cheio de vírus ou algo do tipo por causa de pessoas com más intenções? Parabéns por sua estupidez.
André G
E muita gente que poderia descobrir o app pelos jogos mais baixados não irá descobrir.Outra coisa que também irá acontecer é a galera pesquisar por Fortnite na Google Play e acabar baixando um jogo genérico inspirado no Fortnite, aí acabam jogando esse jogo genérico mesmo.É só questão de tempo até colocarem na loja, vão ver os números baixos de download e mudarão de ideia.
André G
E o número de jogadores poderia ser bem maior caso fosse liberado na loja. Em vez de ganharem 70% de 50 milhões de jogadores, vão acabar ganhando 100% de 1 milhão.Acho que seria interessante liberarem o app na Google Play e também fora da loja, dando descontos pra quem faz compras pelo app de fora da loja.
Gaius Baltar
Mas isso é residual. O grosso da grana vem de publicidade.
wjld
Plataformas diferentes. Tipo, no PC a steam não fornece hardware algum e cobra o mesmo valor, por exemplo. O hardware provido pela Apple não é o relevante — o jogo só roda nos celulares que aguentam. Não vai rodar num iPhone 5, sei lá. Console é o pacote completo, SO móvel o que realmente vale é o SO. Hardware muda todo ano, às vezes ate duas vezes no ano.
Rod
Esqueceu do Play services. Todas as fabricantes que querem o Play store pre instalado pagam uma taxa por aparelho fabricado.
Rod
Se acha quase R$80.000.000.000,00 pouco...https://www.theverge.com/20...
Eduardo Braga
Fuchsia vai ser o Windows 10 S que vai dar certo
Gaius Baltar
O Android é o Windows dos smartphones. Concordo contigo, no Fuchsia isso não deverá rolar.
Gaius Baltar
O Google ganha dinheiro vendendo dados dos usuários e não intermediando venda de apps. Por isso quanto mais gente usando Android melhor para ele, independentemente de fabricante ou apps
Gaius Baltar
Tem muita lógica o seu raciocínio.
Gaius Baltar
O executivo disse textualmente que vão fazer isso. Está no artigo.
Gaius Baltar
Para banir a Epic teria que banir todo mundo e como fica o “somos livres”?
Gaius Baltar
Tanto no faturamento de serviços quanto no faturamento de apps o iOS dá mais lucro. O objetivo do Android não é vender apps, isso é bônus, e sim captar dados do usuários para publicidade. O Google não precisa baixar as margens na Play Store pois é um mercado secundário para eles.
Gaius Baltar
No iOS o gasto por utilizador é maior, logo compensa apesar de ter menos utilizadores.
Gaius Baltar
30% também.
I'm Chaos and Torment
30% também vai para a Apple :)
MattosDaviD BR
30% vai pro Google caso o game seja distribuído pela mesma , vai roubar outro Google !! .
Vegeta humilde
E convenhamos, o q um moleque de 12-15 anos tem q se preocupar em segurança no smartphone? A não ser q seja um "riquinho", cartão de crédito ele não tem, no máximo vai perder a senha do facebook e vai fazer outro
Porto Velho
Não deixaram de lançar da App Store porque no iOS não dá pra simplesmente pegar um arquivo como o .APK e instalar por fora como dá pra fazer no Android.
Porto Velho
No iOS não tem pra onde correr, não dá pra instalar por fora como no Android.
Saulo Benigno
Dava, mas o iOS novo não dá mais...
Saulo Benigno
A Epic querendo dar uma de espertinha.... se eu fosse o Google ia lá e bania do app, fechava feito a Apple
Dispister
Fala-se em vírus e tal.Na play tem o jogo Creative Destruction que é uma cópia e a mulherada já joga esperando o Fortnite.Pode até ser que tem vários que baixa Minecraft china hack. APKMas não creio que com Fortnite vai ser assim
ochateador
Nada a ver...Ao lançar pela playstore eles podem dizer qual celular pode e qual não pode baixar.
Vitor Hugo Soares
Verdade, eu mesmo usava o Cydia várias e várias vezes haha
ochateador
Talvez seja como o hearthstone.Você baixa um aplicativo de 300 MegaBytes pela playstore e ao abrir pela primeira vez, o aplicativo se atualiza com uma fodendo atualização de 1,5 GigaBytes....
_Jean
Sabe baixar .apk em site confiável? Oq mais vejo é a molecada baixando apps falsos e cheios de propagandas, eles só querem saber de jogar, nem ligam pra isso de "confiável"
Macgyver Freitas
Queria q a Steam fizesse o mesmo e lançasse uma loja de apps pra Android, primeiro que tá deixando de ganhar dinheiro visto a enorme base de usuários, depois q já tem vários jogos q são lançados pra celular e PC, como Life is Strange, eu já comprei o jogo no PC, n vou pagar duas vezes pra jogar no celular, mas acabo sentindo falta de ter essa opção. O Android permite outras lojas, suporta joystick incluindo o do XOneS, suporta até teclado e mouse, o PC só tá caindo em base de usuários, o Android poderia ser facilmente o concorrente ao console q a Steam n alcançou com as Steam machines.
Macgyver Freitas
Já tem um monte de gente baixando vírus por APK, de todas as idades, é Minecraft, complemento pra WhatsApp, Instagran, etc... Qlq app pago na Playstore vai ter vários vírus de msm nome por APK. É similar ao PC com Windows, a maioria n sabe q é vírus, outras sabem mas baixam assim mesmo só pra n pagar. Acho q atualmente liberar instalação de APK tá fácil de mais, muito leigo baixa coisa q aparece em pop-up no Chrome, a Google podia botar liberação só via terminal, podia ser uma linha só, coisa q qlq um saberia fazer, mas só fariam pessoas conscientes do q estão fazendo. E pode apostar q se virar modinha isso de lançar fora da Playstore, daqui a pouco a Google faz isso.
Guilherme Viana
Eles fizeram isso porque o iOS não é igual o Android em que tu pode baixar aplicativos fora da loja oficial. No iOS se tu não quiser baixar da App Store então nem tenha um iPhone
Felipe Liʍa
é um caso atipico, onde um jogo d grande status no mercado, pode "burlar" a play store!
Felipe Liʍa
os usuários q eles querem ja esta rendendo lucros pra eles (iOS!!!)
Felipe Liʍa
mas neste caso, a epic vai específicar quais sao os modelos de smart q vai poder rodar o joguinho ai, e na lista q saiu é so os flagship das principais marcas
Rodrigo Amorim
Não seria muito pq o jogo não vai rodar nos smartphones medianos pra baixo. O aparelho necessariamente vai ter que ter uma ótima ram e processador
Rodrigo Amorim
Pode-se atualizar pelo próprio app do jogo igual ao pubg chinês. E uma opção
Alcool07
Melhorou bastante
Mariano Santos
Claro que tem, na própria matéria tem o quote dizendo que a epic achava justo nos consoles pq eles fornecem o hardware
wjld
Otimizado até tá. Uns bugs que tinham tambet foram melhorados na última atualização.
DumbSloth87
o PUBG Mobile nunca teve problemas de otimização, o do Desktop que é todo zuado. Inclusive o povo tá preferindo usar emulador de Android no PC pra jogar a versão mobile.
wjld
Nao tenho certeza se o hardware tem muito a ver.
Trovalds
Se a Unreal "se virasse" com o SO a Epic não homologaria celular e sim colocaria requisito mínimo de processador (ex. snapdragon série 4, por exemplo). Android não é pra amadores. E pra profissionais dependendo do que vai desenvolver é um pesadelo. Tanto que a Epic soltou pro iOS bem antes.
I'm Chaos and Torment
Com certeza inferior ao Lucro no iOS, usuários de Android sempre tentam burlar as compras para não ter que pagar, e sempre acaba saindo um "Mod APK" Free Fire e PUBG prova isso, a Epic no iOS ta lucrando por dia uns U$2 Milhões
Fredson
Qual será o percentual de vendas na Play Store apenas por meio de gift cards.
Ibrahim Hadi
A epic não seria louca de não lançar o game na play store, é perder usuários, muita gente nem sabe instalar apps fora da play store.
Ibrahim Hadi
É uma possibilidade, principalmente se o jogo vai lançar junto com o note 9.
I'm Chaos and Torment
Rapaz, será? 🤔
Ibrahim Hadi
Aposto que tem algo a ver com o contrato com a Samsung pra oferecer o app primeiramente na loja deles, logo logo o jogo aparece na play store.
Mariano Santos
Mas a Apple fornece o software e o hardware.O Google pixel não é nem 5% do mercado do Android.
I'm Chaos and Torment
A Apple também cobra 30% e ai?
Neto Castro
Não curto mesmo, então não faz diferença!
Mariano Santos
Nada mais justo, 30% é um absurdo.
I'm Chaos and Torment
Ta mais otimizado?
Carlin
Se isso realmente der certo, como já diz a matéria o Google vai precisar rever alguns pontos em relação a sua loja de apps, em um cenário em que a Play Store perde forças o Google vai acabar deixando de ganhar o "pouco" dinheiro que consegue tirar com o Android! Ou esse será o primeiro passo para fortalece lojas próprias de Apps ou teremos o primeiro grande "fracasso" da Epic Games em relação a Fortnite.
I'm Chaos and Torment
Eu tô no meio desses Pré Registros faz um tempo já, mas depois de todas essas coisas que já li, perdi a vontade. https://uploads.disquscdn.c...
Alcool07
Por mim vou jogando de boa meu PUBG mobile caguei pra fortnite
I'm Chaos and Torment
A Loja da Apple nem é um monopólio, verdade.
I'm Chaos and Torment
https://uploads.disquscdn.c...
I'm Chaos and Torment
Eles que lidem com o Fracasso do jogo no Android então, porque uns 80% que usa Android não sabe nem destravar as "Fontes Desconhecidas", não sabem baixar um APK (nem sabem o que é um APK/APKX), isso fora as criaturas que acham que "Fontes Desconhecidas" pega vírus no aparelho, e outras N coisas por ai.
Jeffersom
Esse jogo tem uma hype enorme no apk pure, tem um pre registro avisando quando o apk estiver disponível, a ultima vez que olhei já estava com 700 mil
Anubis
😨🤭😶
Paulo Almeida
Pofavo queremos muito fontrnite play atores tão libera pofavo Itamo e perdão tempo de maio
Bruno
Bom para a Epic, ruim para o consumidor.
Arthr
Vai perder muito público, tem gente que vive preso à Play.
Bruno
1) vai do desenvolvedor, eu prefiro e gasto menos tempo no android do que o iOS, aquelas constantes de tela só por deus, e a gambiarra da safe area para o iPhone X sem comentários.2) esses jogos geralmente não tem diferença de desenvolvimento, em vista que são feitos em cima da unreal, a própria engine se vira com isso. Sim, eu sei que a unreal é deles, mas ela já existia antes, então não é desculpa.
Robert Rey
É, so que a estrutura de um app de Windows é diferente de um app de Android, então será que no celular teremos que baixar também um launcher para que então o launcher baixe o jogo e o mantenha atualizado?
John Smith
Tem. Vão lançar app falso na Play Store com nome e imagem que enganam e pegar justamente os que não sabem que o jogo que eles querem não está no único lugar onde deveriam procurar.
Felipe
No ios tu não tem opcao de oferecer fora da loja...
Gustave Dupré
Será que eles vão cobrar 30% a menos nos v-bucks? Se sim é uma escolha muito bem vinda. Todo mundo ganha, inclusive o Google já que vão continuar usando o android e tal. Porém eu gosto de opções, seria bacana eles laçarem das duas formas.No entanto, esse trecho é o que eu mais achei interessante no texto inteiro:"...em vez de permitir o monopólio de uma loja que decide o que os usuários estão autorizados a baixar”Até que ponto uma empresa pode ditar como os seus usuários usam os seus produtos?Vimos exemplos de decisões da UE contra monopólio de grandes empresas(vide o caso do ie e os resultados do Google) nesse sentido, mas ainda é algo meio obscuro pra mim.O argumento "basta não comprar/usar" em alguns casos não faz sentido, quando as opções trabalham da mesma forma ou um produto vira algo de tão grande utilidade publica, como caso do Whatsapp.
Marcos
Cydia? Desculpa, tô desatualizado, mas dava...
Marcos
Ia baixar pra conhecer, agora não vou mais. Tenho crédito no Google Play e poderia até gastar dinheiro no jogo, mas agora não vou mais. Será que esses 30% não compensam publicar no Google Play pela quantidade de usuários que vão perder?
Trovalds
Entendo essa justificativa deles.Uma coisa é desenvolver pra iOS: smartphone ou tablet. Determina qual a versão mínima do SO, fim. Mesmo que a loja abocanhe 30%, o custo desenvolvimento se paga mais rápido.Desenvolver pra Android é um parto: tem que homologar em aparelho por aparelho, fabricante por fabricante. Fabricante X tem uma API proprietária pra fazer isso, fabricante Y idem. E no final você ainda tem que deixar 30% das microtransações nas mãos do Google. Muito investimento pra pouco retorno.Se a moda pega...
BATORE
A taxa é super alta mesmo porém o público q o jogo iria alcançar no top 1 da loja é algo imaginável.Não sei se para epic é uma boa jogada...porem para mim não irá fazer diferença
Sem criatividade
Aposto q deve ser uns 50%, mas a epic apostou nela por ter um SO mais duradouro (sim, eu sou fan de android mas gosto disso nos ios), mas por não ter outras lojas ela nem se importou e pagou
Sem criatividade
Eu acabei de ler que Android proive vc de fzr coisasNão
Psych
"Download the Fortnite APK with 10,000 FREE V-Bucks from our totally legitimate website!"
Eduardo Braga
O cara lá falou que o app vai atualizar sozinho. Contanto que não tenha que ficar no app pra baixar, tudo bem.
Gertrudes, a Lhama
No iOS não tem outra opção. Ou lança na App Store ou não lança pro iOS.
S Y N T H W A V E + L O V E R
No Steam também as transações são 30%. É o mercado que é assim. Não tem nada de errado aí, não. É a Epic que está com o olho gigante.Na Apple, o sistema é fechado. Não tem pra onde correr. E fora que é a loja que mais tem transação e lucro.
S Y N T H W A V E + L O V E R
Mesmo com esses 30% da Apple, eles faturam US$ 2 milhões por dia, e isso só é no iPhone. Nem conta versão PC.
S Y N T H W A V E + L O V E R
O jogo não tem no Steam, tem launcher próprio e funciona normal. Acho que algo deve vir parecido no Android.
S Y N T H W A V E + L O V E R
Qualquer moleque que joga no Android sabe baixar um .apk em site confiável. Fora que vai ter marketing na site oficial da Epic. Não tem como errar.
Leandro Hartmann
Realmente, só os fortinte.apk.virusobviu rolando solto.
Eduardo Braga
Imagina se a prática se torna mais comum. Android vira um Windows dos smartphones.Algo me diz que isso não vai ser possível no Fuchsia.
Exibir mais comentários