Google Play Store passa a identificar apps de governos com selo especial

Aplicativos de governos federais e regionais terão identificação em suas páginas e também na busca. Medida pode ajudar a evitar fraudes.

Giovanni Santa Rosa
Por
Google Play Store
Google Play Store anunciou novidade em novembro de 2023 e começou no início de maio de 2024 (Imagem: Mika Baumeister / Unsplash)

Aplicativos fornecidos por entidades governamentais terão uma identificação própria na Google Play Store, loja de apps para Android administrada pela empresa. O Brasil está entre os países que receberam a novidade. Por aqui, Carteira de Trabalho Digital, Cadastro Único e Meu INSS, entre outros, já contam com o selo.

A novidade vale para outros níveis da administração, não apenas para o governo federal. O aplicativo do Poupatempo, órgão do governo estadual de São Paulo que agrega serviços diferentes de instituições, também recebeu a identificação, por exemplo.

Selo que identifica app governamental na Google Play Store, com o texto "Governo oficial: O Google Play verificou que este app é afiliado a uma entidade governamental"
Google Play certifica que apps governamentais foram enviados por entidades legítimas (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

O selo “Governo” aparecerá em lugar de destaque, logo ao lado da nota do aplicativo, acima do botão para instalar. Ao tocar na imagem, a loja exibe um pop-up com o texto “Governo oficial: O Google Play verificou que este app é afiliado a uma entidade governamental”. A anotação também aparece em resultados de busca e listas de aplicativos mais baixados.

Mais segurança para usuários da Google Play Store

A identificação pode evitar fraudes usando aplicativos falsos, que fingem ser de serviços governamentais. Em março deste ano, a Receita Federal emitiu um alerta sobre aplicativos maliciosos que se passam pela ferramenta oficial da declaração do Imposto de Renda. Este tipo de prática pode roubar dados do contribuinte. Os apps falsos foram encontrados na Google Play Store e também na App Store, da Apple.

Página de buscas da Google Play Store com alguns apps identificados com o selo "Governo"
Selo “Governo” também aparece nos resultados de busca e listas de aplicativos mais baixados (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

Além do Brasil, a novidade foi lançada na Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Indonésia, Japão, México e Reino Unido, entre outros países. Segundo a empresa, mais de 2 mil aplicativos já contam com a identificação.

Os selos para apps governamentais foram anunciados em novembro, quando o Google divulgou que adotaria regras mais rígidas para desenvolvedores Android.

Com informações: TechCrunch, 9to5Google

Relacionados