Google passa a indicar apps seguros de verdade na Play Store
Selo de “Análise Independente de Segurança” será exibido na descrição de apps que atendem os critérios de segurança e privacidade da big tech
Selo de “Análise Independente de Segurança” será exibido na descrição de apps que atendem os critérios de segurança e privacidade da big tech
A Google Play Store está reforçando a atenção em relação à segurança dos aplicativos Android. A partir de agora, os apps que passaram por uma auditoria de empresas terceiras receberão o selo de “Análise Independente de Segurança”.
Conforme as informações, o certificado indica que o software foi testado e atende os critérios de segurança e privacidade estabelecidos pelo Google e parceiros. Bem como, destaca o compromisso dos desenvolvedores para identificar e mitigar vulnerabilidades.
De acordo com o Google, o selo Análise Independente de Segurança é concedido aos apps que garantem que os dados serão criptografados quando transmitidos pela internet. Os softwares também devem exigir um conjunto mínimo de permissões para operar.
“Embora a certificação para padrões básicos de segurança não implique que um produto esteja livre de vulnerabilidades, o selo ajuda os usuários a identificar rapidamente que o desenvolvedor priorizou práticas de segurança e privacidade”, destaca a nota da big tech.
O Google exigirá que os desenvolvedores façam uma auditoria independente do software anualmente para manter o selo de segurança. Caso isso não ocorra, a certificação será removida.
A princípio, o selo de Análise Independente de Segurança estará disponível apenas para apps de VPN. O Google diz que a certificação é essencial para os softwares dessa categoria “devido à quantidade sensível e significativa de dados que gerenciam”.
Alguns aplicativos, como o NordVPN e o ExpressVPN, já exibem o novo selo na seção “Dados de Segurança” na Play Store. Ademais, os usuários encontram mais detalhes sobre o certificado em “Práticas de segurança”.
O Google não revelou quando o selo de Análise Independente de Segurança será lançado para outras categorias de apps. Além disso, não há informações se a exigência de auditorias influenciará a classificação dos aplicativos disponíveis para usuários do Android.
Por fim, a big tech informou que, no momento, não tem planos de tornar a certificação obrigatória para desenvolvedores.