Google passa a indicar apps seguros de verdade na Play Store

Selo de “Análise Independente de Segurança” será exibido na descrição de apps que atendem os critérios de segurança e privacidade da big tech

Lupa Charleaux
Por
Google Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Certificação garante uma camada extra de segurança aos usuários Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A Google Play Store está reforçando a atenção em relação à segurança dos aplicativos Android. A partir de agora, os apps que passaram por uma auditoria de empresas terceiras receberão o selo de “Análise Independente de Segurança”.

Conforme as informações, o certificado indica que o software foi testado e atende os critérios de segurança e privacidade estabelecidos pelo Google e parceiros. Bem como, destaca o compromisso dos desenvolvedores para identificar e mitigar vulnerabilidades.

Selo de Análise Independente de Segurança da Google Play Store
O selo de Análise Independente de Segurança é exibido na seção “Dados de Segurança” do app na Play Store (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

De acordo com o Google, o selo Análise Independente de Segurança é concedido aos apps que garantem que os dados serão criptografados quando transmitidos pela internet. Os softwares também devem exigir um conjunto mínimo de permissões para operar.

“Embora a certificação para padrões básicos de segurança não implique que um produto esteja livre de vulnerabilidades, o selo ajuda os usuários a identificar rapidamente que o desenvolvedor priorizou práticas de segurança e privacidade”, destaca a nota da big tech.

O Google exigirá que os desenvolvedores façam uma auditoria independente do software anualmente para manter o selo de segurança. Caso isso não ocorra, a certificação será removida.

Como instalar a Play Store de novo (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)
Selo de segurança não será obrigatório para todos os desenvolvedores da Play Store (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

Apps de VPN serão os primeiros a receber o selo na Play Store

A princípio, o selo de Análise Independente de Segurança estará disponível apenas para apps de VPN. O Google diz que a certificação é essencial para os softwares dessa categoria “devido à quantidade sensível e significativa de dados que gerenciam”.

Alguns aplicativos, como o NordVPN e o ExpressVPN, já exibem o novo selo na seção “Dados de Segurança” na Play Store. Ademais, os usuários encontram mais detalhes sobre o certificado em “Práticas de segurança”.

O Google não revelou quando o selo de Análise Independente de Segurança será lançado para outras categorias de apps. Além disso, não há informações se a exigência de auditorias influenciará a classificação dos aplicativos disponíveis para usuários do Android.

Por fim, a big tech informou que, no momento, não tem planos de tornar a certificação obrigatória para desenvolvedores.

Com informações: Google e PcMag

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados