Waze avisa sobre perigo de acidentes em vias complicadas
Nova ferramenta do aplicativo de navegação por GPS reconhecerá pontos perigosos na via com base em dados históricos de acidentes
Nova ferramenta do aplicativo de navegação por GPS reconhecerá pontos perigosos na via com base em dados históricos de acidentes
O Waze lançou nesta terça-feira (7) o recurso de aviso de perigo de acidentes em vias. A ferramenta utiliza os dados de acidentes anteriores e de tráfego para informar o motorista que ele está se aproximando de um trecho de risco. A funcionalidade teve seus testes iniciados em setembro do ano passado.
O recurso do Waze também se baseia em informações geográficas do local, como mudança de elevação, e o tipo de via — se é uma via local, coletora, estrada ou rodovia, por exemplo. Na publicação em seu blog, a plataforma não chega a explicar se buracos e outras falhas são avaliadas para calcular o nível de perigo da via.
O Waze lança o recurso de aviso de perigo de acidente menos de um ano depois do início dos testes. Boa parte do funcionamento da funcionalidade não foi alterada, como é o caso da opção de desativar totalmente os avisos.
No entanto, o algoritmo da ferramenta reconhece as rotas habituais dos motoristas. Assim, por padrão, os avisos serão enviados quando o usuário estiver passando por um novo caminho ou em vias pouco visitadas. Ao pegar o seu caminho habitual para o trabalho ou casa de algum parente, você só verá a notificação se passar por algum lugar novo e de risco.
A novidade segue o princípio do próprio aplicativo, de utilizar o feedback dos usuários para dar informações para outros motoristas. Além, é claro, da magia de algoritmos — que foi chamado pelo Waze de inteligência artificial em seu blog oficial.
O recurso ainda chega em um bom momento no Brasil. Em março, uma pesquisa do Google mostrou que a população brasileira está buscando viagens mais curtas, que aumenta o uso de transporte terrestre. Assim, motoristas que preferem usar o próprio carro para viajar verão vantagem na nova ferramenta do Waze.
Com informações: ArsTechinica