Waze avisa sobre perigo de acidentes em vias complicadas

Nova ferramenta do aplicativo de navegação por GPS reconhecerá pontos perigosos na via com base em dados históricos de acidentes

Felipe Freitas
Por
Waze para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Waze lança recurso que avisa sobre risco em estradas (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Waze lançou nesta terça-feira (7) o recurso de aviso de perigo de acidentes em vias. A ferramenta utiliza os dados de acidentes anteriores e de tráfego para informar o motorista que ele está se aproximando de um trecho de risco. A funcionalidade teve seus testes iniciados em setembro do ano passado.

O recurso do Waze também se baseia em informações geográficas do local, como mudança de elevação, e o tipo de via — se é uma via local, coletora, estrada ou rodovia, por exemplo. Na publicação em seu blog, a plataforma não chega a explicar se buracos e outras falhas são avaliadas para calcular o nível de perigo da via.

Waze lança recurso de aviso de perigo de acidentes

Aviso de histórico de acidentes no Waze (Imagem: Divulgação/Waze)
Aviso de histórico de acidentes no Waze (Imagem: Divulgação/Waze)

O Waze lança o recurso de aviso de perigo de acidente menos de um ano depois do início dos testes. Boa parte do funcionamento da funcionalidade não foi alterada, como é o caso da opção de desativar totalmente os avisos.

No entanto, o algoritmo da ferramenta reconhece as rotas habituais dos motoristas. Assim, por padrão, os avisos serão enviados quando o usuário estiver passando por um novo caminho ou em vias pouco visitadas. Ao pegar o seu caminho habitual para o trabalho ou casa de algum parente, você só verá a notificação se passar por algum lugar novo e de risco.

A novidade segue o princípio do próprio aplicativo, de utilizar o feedback dos usuários para dar informações para outros motoristas. Além, é claro, da magia de algoritmos — que foi chamado pelo Waze de inteligência artificial em seu blog oficial.

O recurso ainda chega em um bom momento no Brasil. Em março, uma pesquisa do Google mostrou que a população brasileira está buscando viagens mais curtas, que aumenta o uso de transporte terrestre. Assim, motoristas que preferem usar o próprio carro para viajar verão vantagem na nova ferramenta do Waze.

Com informações: ArsTechinica

Receba mais sobre Waze na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados