Waze vai alertar motoristas que estão próximos de vias perigosas

Comunidade está ajudando na definição dos locais que são passíveis de acidentes; motoristas podem desativar recurso em qualquer momento

Ricardo Syozi
Por
Waze para Android
Waze para Android (Imagem: Tecnoblog)

O Waze começou a testar um novo recurso que indica quando o usuário estiver próximo de vias com alto risco de acidentes. A versão beta mais recente do aplicativo destaca o caminho na cor vermelha, alertando o motorista de possíveis situações perigosas. Essa é uma maneira da marca auxiliar a sua comunidade e prevenir acontecimentos desastrosos.

A descoberta foi feita pelo site Geektime de Israel. Ele indica que a nova função do aplicativo do Google já está em testes em algumas regiões do país.

Ao se aproximar de uma via considerada “de risco”, o Waze envia uma notificação ao motorista sobre o local e indica seu comprimento. Assim, objetivo é preparar a pessoa para o que está por vir, mas apenas para trajetos que ela desconhece.

Para segmentos nos quais o usuário tem costume de passar, o recurso não indicará nada. A intenção da empresa é a de não trazer ansiedade para o indivíduo, por isso o foco em partes mais inexploradas. As informações vêm da própria comunidade e de acidentes que ocorreram no passado na rua, estrada e afins.

Vale destacar que se o motorista não quiser essas notificações, será possível removê-las do app na parte de configurações, dentro da categoria de “Histórico de acidentes de trânsito”.

Ainda não há data e nem confirmação da chegada da nova ferramenta para o público.

Alerta de vias do Waze
Preste atenção nas vias em vermelho (Imagem: Reprodução / Geektime)

Waze está sendo integrado aos carros sem precisar de celular

No início de dezembro, o Google anunciou que estava liberando uma nova integração entre o Waze e os sistemas de navegação de veículos. Portanto, o aplicativo de navegação por GPS não vai mais precisar de uma conexão com smartphones para usar o mapa.

A novidade começou a ser disponibilizada para carros da marca Renault, mas apenas dois modelos europeus: o Austral Hybrid e o Megane E-Tech. Segundo a gigante de buscas, a intenção é levar essa experiência para mais usuários a partir de 2023.

O anúncio da empresa ainda trouxe a seguinte afirmação:

Uma experiência sem fio integrada, incorporada ao sistema de infoentretenimento do carro e implantada em carros com o Google integrado. O novo aplicativo Waze dedicado para carros traz o melhor da navegação em tempo real do Waze, roteamento e alertas apresentados diretamente na tela do automóvel.

Como ainda não há maiores relatos sobre o funcionamento da conexão, os interessados precisam partir para a suposição ou aguardar novos dados por parte do Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados