Se você, como eu, acha que o notch não é uma coisa tão bonita de ver no smartphone, saiba que seu sentimento estará ainda pior. O Google acabou de liberar a primeira versão de testes do Chrome 69 para Android e ele está pronto para funcionar melhor em aparelhos com o entalhe.

O notch será mais aceito

A novidade está na versão 69 do Chrome em Androids, que chegou na distribuição beta do aplicativo para desenvolvedores. No lugar de exibir uma barra branca justamente onde o smartphone consegue subir mais para as laterais da parte superior, o navegador poderá mostrar o conteúdo da página.

oneplus notch

O recurso é semelhante ao que a Apple fez no ano passado com o Safari, com algumas propriedades específicas de CSS que criam uma área de exibição maior, quando o smartphone exibe o conteúdo da página em modo deitado – na horizontal.

Chrome como player de mídia

Outra novidade para o navegador do gigante das buscas é que o Chrome poderá ser utilizado como um tocador de músicas e vídeos em dispositivos com o Android Go, versão mais simples do sistema operacional e que é focado em dispositivos com 1 GB de RAM ou menos.

O objetivo deste novo recurso é de criar um player nativo para alguns aparelhos que sequer tem algo do tipo já embarcado. Quem estiver com o Android Go e o Chrome 69 instalado, poderá selecionar o browser como reprodutor quando abrir algum vídeo, foto ou música – perfeito para estes aparelhos, já que não é necessário baixar outro app apenas para isso.

Novidades também para o computador

Além destes recursos, a versão 69 do Chrome para PC ou Mac permitirá a janela flutuante em alguns sites de vídeo, para fora do navegador – mais ou menos como é possível no Android. Com esta ferramenta, o usuário pode colocar apenas o vídeo para fora de uma aba e continuar lendo outro site – que certamente é o Tecnoblog. 🙂

A previsão de lançamento do Chrome na versão 69 está marcada para o mês que vem, se a parte de testes ocorrer em paz e nenhum bug for encontrado.

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

paulo yan

Exatamente

Anderson Prado

Estou usando o meu primeiro aparelho com entalhe, o Zenfone 5Z, e confesso que realmente é muito alarde para tal assunto. Eu não acho feio "opinião minha" e que a certo ponto, você nem lembra que tem um celular com entalhe.

Valdinei Ferreira

Por isso não penso "tomara que a Google faça um tema escuro" e sim "espero que a Apple coloque um tema escuro no iOS"... kkkkk

Cléber

Quando leio "No lugar de exibir uma barra branca justamente onde o smartphone
consegue subir mais para as laterais da parte superior, o navegador
poderá mostrar o conteúdo da página" e a ilustração que vem em seguida é uma imagem genérica sem relação com a descrição do texto, fico confuso achando que estou lendo uma matéria do TecMundo... Vamos melhor Fogaça, isso aqui é o Tecnoblog!

Helmut

Sempre me bate a lembrança daquele processo de "look and feel" que a Apple lançou na Samsung. Na época existia essa discussão a respeito dela não poder ter controle sobre isso, que o smartphone invariavelmente chegaria a esse formato, etc. Agora ela faz algo bizarro, fora da curva... e todo mundo segue.
¯\_(ツ)_/¯

Helmut

Se for pelo julgamento de beleza é fácil entender, eles ignoraram sua opinião e foram pelas pessoas que acharam bonito.
Eu acho que no caso da Apple foi uma solução aceitável. Não sou designer de produto e dentro da minha ignorância nesse assunto não consigo pensar em outra alternativa para promover, ao mesmo tempo, no mesmo aparelho, o mínimo de bordas e FaceID.
Agora, se tornar um padrão de mercado sem essas necessidades... bizarro.

Zanac_Compile

Entalhe oco só pra imitar a Apple é bizarrisse de verdade

Felipe Fernandes

Mercado de tela e Apple

Ronaldo Rodrigues

É, pelo jeito o mundo está sendo atraído pelo bizzarro, tá aí a Google tendo que se adaptar...

Paulo Prime

Não me atrapalhando em aparelhos normais(sem essa porcaria de entalhe)tá tudo certo!

Lairton Gomes

e quando não tem o queixo é justificável (ainda feio)

fan

Quando se tem o Face ID é feature, agora na maioria dos androids é algo feio e inútil.

Raul Craveiro

Confesso que eu acho charmosinho hahahaha

Seraph

Vixe, esqueci que a fabricante de bizarrices recebe selo de Feature

Trovalds

Conhece o "efeito Apple"?

Exibir mais comentários