Google Chrome para Android está se preparando para notches

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
oneplus notch

Se você, como eu, acha que o notch não é uma coisa tão bonita de ver no smartphone, saiba que seu sentimento estará ainda pior. O Google acabou de liberar a primeira versão de testes do Chrome 69 para Android e ele está pronto para funcionar melhor em aparelhos com o entalhe.

O notch será mais aceito

A novidade está na versão 69 do Chrome em Androids, que chegou na distribuição beta do aplicativo para desenvolvedores. No lugar de exibir uma barra branca justamente onde o smartphone consegue subir mais para as laterais da parte superior, o navegador poderá mostrar o conteúdo da página.

O recurso é semelhante ao que a Apple fez no ano passado com o Safari, com algumas propriedades específicas de CSS que criam uma área de exibição maior, quando o smartphone exibe o conteúdo da página em modo deitado – na horizontal.

Chrome como player de mídia

Outra novidade para o navegador do gigante das buscas é que o Chrome poderá ser utilizado como um tocador de músicas e vídeos em dispositivos com o Android Go, versão mais simples do sistema operacional e que é focado em dispositivos com 1 GB de RAM ou menos.

O objetivo deste novo recurso é de criar um player nativo para alguns aparelhos que sequer tem algo do tipo já embarcado. Quem estiver com o Android Go e o Chrome 69 instalado, poderá selecionar o browser como reprodutor quando abrir algum vídeo, foto ou música – perfeito para estes aparelhos, já que não é necessário baixar outro app apenas para isso.

Novidades também para o computador

Além destes recursos, a versão 69 do Chrome para PC ou Mac permitirá a janela flutuante em alguns sites de vídeo, para fora do navegador – mais ou menos como é possível no Android. Com esta ferramenta, o usuário pode colocar apenas o vídeo para fora de uma aba e continuar lendo outro site – que certamente é o Tecnoblog. 🙂

A previsão de lançamento do Chrome na versão 69 está marcada para o mês que vem, se a parte de testes ocorrer em paz e nenhum bug for encontrado.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados