Início » Computador » Nvidia: GeForce RTX 2080 é 50% mais rápida que GTX 1080 em jogos

Nvidia: GeForce RTX 2080 é 50% mais rápida que GTX 1080 em jogos

Testes da Nvidia mostram GeForce RTX 2080 com mais desempenho gráfico que a GeForce GTX 1080 graças a técnicas de ray tracing e DLSS

Emerson Alecrim Por

A GeForce RTX 2080 e a GeForce RTX 2080 Ti foram anunciadas nesta semana. A dupla chega com a missão de formar a nova elite de placas de vídeo da Nvidia. A perguntar é: elas são mais poderosas, mas até que ponto? Para dar uma noção do poder das novas GPUs, a companhia mostrou alguns comparativos entre a GeForce RTX 2080 e a GeForce GTX 1080 (geração anterior).

GeForce RTX 2080

Perguntas sobre o desempenho aparecem toda vez que uma placa de vídeo é anunciada, mas, no caso da série RTX 2000, todo mundo quer saber como a nova arquitetura Turing se comporta. Um dos atributos dela é o suporte mais amplo ao ray tracing (ou traçado de raios), técnica que gera imagens de uma forma que, até certo ponto, se assemelha ao modo como enxergamos o mundo.

Não que o ray tracing seja um conceito atual. Técnicas do tipo são usadas há anos pela indústria cinematográfica, só para dar um exemplo. Mas, graças a um componente que a Nvidia chama de RT Core, as novas placas podem lidar com uma quantidade muito grande de traçados de raios.

Porém, na prática, como é que fica? Pois bem, a Nvidia afirma que jogos como Hitman 2, PUBG, Shadow of the Tomb Raider e Wolfenstein II são cerca de 50% mais rápidos na GeForce RTX 2080 do que na GeForce GTX 1080 em resolução 4K.

GeForce RTX 2080 versus GeForce GTX 1080

A companhia também afirma que a RTX 2080 consegue rodar títulos como Call of Duty: WWII, Destiny 2, Mass Effect: Andromeda e Battlefield 1 em resolução 4K e HDR superando a casa dos 60 frames por segundo.

GeForce RTX 2080 com HDR

Tem mais: quando o Deep Learning Super-Sampling (DLSS) é usado, a RTX 2080 consegue ter quase 75% mais desempenho que a GTX 1080 em games como PUBG, Shadow of the Tomb Raider e Final Fantasy XV.

Como? O DLSS é uma nova técnica de renderização da Nvidia que usa os núcleos Tensor para dar contornos mais definidos aos objetos. Esse trabalho é otimizado com base em mecanismos de aprendizagem profunda.

Todos esses números são impressionantes e geram ainda mais expectativas quanto ao desempenho da GeForce RTX 2080 Ti, assunto ainda não comentado pela Nvidia. Mas é prudente não se empolgar muito, pelo menos não agora.

GeForce RTX 2080

Para começar, os números dizem respeito a testes feitos pela própria Nvidia. A companhia não revelou muitos detalhes sobre eles. Não está claro, por exemplo, qual configuração gráfica foi aplicada nos testes em 4K e 60 Hz.

Além disso, é necessário levar em conta como os desenvolvedores aproveitarão as técnicas de ray tracing e DLSS nos jogos, razão pela qual testes detalhados sem esses recursos também precisam ser feitos.

É inegável que a nova geração traz avanços importantes, mas convém esperar pelos benchmarks independentes para sabermos se realmente vale a pena pagar pelos preços que a Nvidia sugere para a GeForce RTX 2080 (a partir de US$ 699) e a RTX 2080 Ti (a partir de US$ 999).

Com informações: CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ronaldo Guedes

pode sim, se vc tiver coragem de trocar um rim por uma placa. kk

Tiago Killeer

Melhor comprar uma moto ou um carro usado

Inquisidor

ela tem 1 tera a mais de performance e é 50% mais rápida? DUVIDO

Theosz Pittnikov

redação ruim, não dá entender quase nada. Quem passou nesse concurso nem tá esquentando com os comentários daqui

Guilherme diniz de sousa

Vamos sair às ruas... Você que tem nível superior, que passou num concurso de 60 vagas e para cada vaga tinha tinha mais de mil pessoas competindo com vc. Não você não e digno desse salários só por causa que boa parte da população em vez de se destacar igual você, estudado ,ficou em casa deitado no sofá enchendo o bucho esperado uma oportunidade cair do céu.

Theosz Pittnikov

ok, Então fala aí qual a sua profissão e seu salário, suas despesas, suas responsabilidades, se vc é casado, tem filhos, tem entre 40 e 50 anos, estudou bastante, fez pós como eu numa escola totalmente descolada do mercado, se tem pai q deu linha quando tinha 9 anos, a mãe foi trabalhar de faxineira e ficar vendendo panelas, tupleware, com aquele saco pesado pra lá e pra cá, pra sustentar os três filhos na medida do possível, hoje idosa com mais de 70 anos, com saúde já meio debilitada, um já teve princípio de AVC, remédios...se começou a trabalhar com 14 anos de idade(oficialmente) como guardinha de supermercado q zoou bastante o estudos por causa do tempo, se pegava um marmitez q ora sobrava do almoço dos funcionários públicos e levava pra escola e depois chegava em casa todo feliz com ela, se foi difícil conseguir o primeiro emprego pq tem q ter experiência, né? se tem um monte de despesas, tem que pagar o IPTU da casa do dono porque os bonecos dos deputados(tbm donos) colocaram essa lei, se paga condomínio, mercado, remédios da mãe e ainda ousa se divertir com jogos de computador, só pra relaxar e daí vê uma placa nova saindo por 7 mil reais, mais do que o dobro do próprio salário, se já ficou desempregado pq não tem vaga, empresas fecharam e ainda estão fechando.
Se vc estudou, trabalho, foi inteligente, (aqui não pode falar se foi esperto pq dá outro sentido, mas mesmo se for, infelizmente) e ainda hj consegue pagar esses 7 mil na placa à vista ou parcelado, eu só posso te dar meus parabéns. Não te invejo nem nada, muito menos se vc se doeu por ser um desses funcionários públicos dos quais eu falei ou trabalha nessas empresas desonestas q costumam fazer aquela divisão: um pra vc, um pra mim; dois pra vc, um, dois pra mim; três pra vc, um, dois, três, pra mim... o q só alimenta o ideal comunista). flw, vlw

Bruno Rodrigues

se faltar memoria da placa de video, pega emprestado da memoria ram...

mas de qualquer jeito , 4k usar 12gb é de mais.. só se for um jogo pessimamente otimizado... que no caso resident evil 7 chegou perto, consumindo 10gb...

Guilherme Silva

Provavelmente. Mas mesmo assim, deveriam ter 12GB de RAM para ficarem mais atraentes. Só acho. E muitos dizem que o mínimo é 12GB para 4K, então deveriam ter colocado. Até porque é apenas 1gb a mais, né.

Guilherme Silva

A n'Vidia até apresentou o que ela já ou de "jogo em Ray Tracing". Mas ao assistir o tal "jogo" na verdade era uma animacao, tipo filme. Não um jogo mesmo. Ai fica difícil em acreditrana n'Vidia. Que já mentiu antes e foi até processada por isso, aliás n'Vidia e Intel já mentiram sobre o desempenho dos seus produtos antes. E diga-se de passagem, só um louco para acreditar em algum comercial ou nas palavras das pessoas que trabalham para a própria empresa, ne. Eles vão sempre enaltecer seus produtos. Sempre, de alguma forma.

Leonardo

quero ver essas bichinhas minerando kkkkk

Jarbas Coqueiro

A Ti deve chegar por mais de 10k

Jarbas Coqueiro

Novo padrão de memórias, talvez a velocidade compense a capacidade.

Lobin

Dólar chegando nos cincão vai ser fácil pegar uma RTX 2080ti...🤣

Eduardo Braga

Era gameplay mesmo.

Trovalds

A tecnologia nova de iluminação já tava em desenvolvimento faz tempo mas não tinham conseguido colocar isso dentro de um chip com tamanho e consumo aceitáveis. Até agora. A mineração de criptomoeda teve seu "lado positivo" nisso porque deixou as empresas com folga pra pensar melhor seus novos lançamentos. Quer dizer, pelo menos a nVidia. Vamos ver o que a AMD reserva.

Exibir mais comentários