O Uber anunciou nesta quinta-feira (30) que escolheu cinco países para testar seu táxi voador, e o Brasil está na lista. A iniciativa UberAir deve se expandir para além dos EUA, contemplando a cidade do Rio de Janeiro e o estado de São Paulo. A empresa fez parceria com a Embraer para criar um veículo voador elétrico.

Uber eCRM-003, conceito de veículo voador

Na conferência Uber Elevate, a empresa anunciou os cinco países em que pretende testar seu veículo voador. Ela está trabalhando com planejadores urbanos e agências reguladoras na Austrália, Brasil, França, Índia e Japão.

O Uber vai realizar testes em Dallas e Los Angeles, e quer expandi-los para uma terceira cidade que será revelada nos próximos seis meses. A promessa é de um futuro em que você pode “apertar um botão e pegar um voo”.

Estes foram os locais selecionados:

  • Austrália: Sydney e Melbourne
  • Brasil: Rio de Janeiro e o estado de São Paulo
  • França: Paris
  • Índia: Mumbai, Deli e Bangalore
  • Japão: Tóquio

Uber diz que seu veículo é melhor que helicóptero

Uber eCRM-003, conceito de veículo voador

E como isso será feito? Em maio, o Uber apresentou seu primeiro projeto para um veículo eVTOL (decolagem e aterrissagem vertical elétrica). O eCRM-003 possui quatro pares de hélices para elevação vertical, acionados por motores elétricos.

Isso significa que a aeronave não precisa de uma pista para decolagem. Ao chegar em altitude de cruzeiro, ele se move para a frente usando um rotor traseiro e asas fixas. A promessa é de um voo mais silencioso e eficiente em relação a um helicóptero.

O eCRM-003 seria capaz de atingir velocidades de cruzeiro entre 240 km/h e 320 km/h, percorrendo 100 km em uma só carga. Ele é movido a baterias; o Uber contratou Celina Mikolajczak, antes chefe de engenharia de baterias na Tesla, para essa tarefa.

O Uber prevê que seu serviço de táxi aéreo será lançado entre 2020 e 2023. Outras empresas também estão trabalhando em veículos voadores, incluindo Boeing, Kitty Hawk e Opener (do BlackFly).

Com informações: CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wellington Guimarães

São as maiores cidades, maior população, maior demanda.

Cristina Nascimento

O q vai ter de acidente aéreo... Quero nem imaginar..

Cristina Nascimento

Angelo Paes Leme❤❤❤❤❤😍

PugOfWar

caramba, fizeram esse avião no Kerbal? Não deve ser sério.

richardsonvix

Tanto lugar para testar no Brasil, porque Rio (muitas favelas) e São Paulo (densidade populacional) são as melhores opções? Apenas por visibilidade na mídia.

Caleb Enyawbruce

Rio de Janeiro??? Esses caras querem fazer que tipo de teste afinal? Da blindagem da fuselagem?!??

Welber Maba

Agora vai nas nossas cabeças 😂😂😂 Já não basta atropelar

ばか

Agora vai ter roubo até voando.

Krosna Terrestre