O Uber anunciou nesta quinta-feira (30) que escolheu cinco países para testar seu táxi voador, e o Brasil está na lista. A iniciativa UberAir deve se expandir para além dos EUA, contemplando a cidade do Rio de Janeiro e o estado de São Paulo. A empresa fez parceria com a Embraer para criar um veículo voador elétrico.
- Cora é o táxi aéreo autônomo do cofundador do Google
- BlackFly é o mais novo veículo voador apoiado por Larry Page
Uber eCRM-003, conceito de veículo voador
Na conferência Uber Elevate, a empresa anunciou os cinco países em que pretende testar seu veículo voador. Ela está trabalhando com planejadores urbanos e agências reguladoras na Austrália, Brasil, França, Índia e Japão.
O Uber vai realizar testes em Dallas e Los Angeles, e quer expandi-los para uma terceira cidade que será revelada nos próximos seis meses. A promessa é de um futuro em que você pode “apertar um botão e pegar um voo”.
Estes foram os locais selecionados:
- Austrália: Sydney e Melbourne
- Brasil: Rio de Janeiro e o estado de São Paulo
- França: Paris
- Índia: Mumbai, Deli e Bangalore
- Japão: Tóquio
Uber diz que seu veículo é melhor que helicóptero
E como isso será feito? Em maio, o Uber apresentou seu primeiro projeto para um veículo eVTOL (decolagem e aterrissagem vertical elétrica). O eCRM-003 possui quatro pares de hélices para elevação vertical, acionados por motores elétricos.
Isso significa que a aeronave não precisa de uma pista para decolagem. Ao chegar em altitude de cruzeiro, ele se move para a frente usando um rotor traseiro e asas fixas. A promessa é de um voo mais silencioso e eficiente em relação a um helicóptero.
O eCRM-003 seria capaz de atingir velocidades de cruzeiro entre 240 km/h e 320 km/h, percorrendo 100 km em uma só carga. Ele é movido a baterias; o Uber contratou Celina Mikolajczak, antes chefe de engenharia de baterias na Tesla, para essa tarefa.
O Uber prevê que seu serviço de táxi aéreo será lançado entre 2020 e 2023. Outras empresas também estão trabalhando em veículos voadores, incluindo Boeing, Kitty Hawk e Opener (do BlackFly).
Com informações: CNET.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
São as maiores cidades, maior população, maior demanda.
O q vai ter de acidente aéreo... Quero nem imaginar..
Angelo Paes Leme❤❤❤❤❤😍
caramba, fizeram esse avião no Kerbal? Não deve ser sério.
Tanto lugar para testar no Brasil, porque Rio (muitas favelas) e São Paulo (densidade populacional) são as melhores opções? Apenas por visibilidade na mídia.
Rio de Janeiro??? Esses caras querem fazer que tipo de teste afinal? Da blindagem da fuselagem?!??
Agora vai nas nossas cabeças 😂😂😂 Já não basta atropelar
Agora vai ter roubo até voando.
No Rio ?
https://uploads.disquscdn.c...