Início » Jogos » Sony decide encerrar produção do PS Vita no Japão

Sony decide encerrar produção do PS Vita no Japão

Lançado em 2011, PlayStation Vita terá produção encerrada pela Sony no Japão em março de 2019; companhia não vai lançar sucessor

Por
40 semanas atrás

Esta é a semana da feira Tokyo Game Show 2018. É de lá que vem uma notícia desagradável para os fãs do PlayStation Vita (ou PS Vita): Hiroyuki Oda, vice-presidente da Sony Interactive Entertainment, informou que o console portátil da companhia vai deixar de ser produzido no Japão em 2019. A pior parte é que nenhum sucessor está previsto.

Ainda não está claro se essa decisão afetará a produção de unidades destinadas a outros países, mas é provável que sim: apesar de contar com jogos renomados, como Persona 4 Golden e Final Fantasy X, o PS Vita nunca foi um campeão de vendas.

PS Vita

O PlayStation Vita foi lançado em 2011 no Japão (e em 2012 nos Estados Unidos e outros países) e, desde então, acumula 16 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, número que também engloba a versão Slim do console. Não é uma quantidade ruim, mas a geração anterior, o PSP, vendeu muito mais: 80 milhões de unidades.

Um dos fatores que afetaram as vendas do PS Vita, provavelmente, foi a ascensão do mercado de games para smartphones e a competição com a rival Nintendo. Esses mesmos fatores podem explicar a decisão da Sony de não lançar um sucessor para o PS Vita.

Para quem acompanha a linha PlayStation de perto, a notícia não surpreende. Sinais de desgaste do PS Vita começaram a surgir há algum tempo. Jogos da Sony específicos para o console não são lançados desde 2015, para dar um exemplo.

A produção do PlayStation Vita no Japão deverá ser encerrada no fim de março de 2019.

Com informações: Polygon, Gematsu, Famitsu.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.