Início » Telecomunicações » Brasil está no 51º lugar em qualidade de streaming de vídeo no celular

Brasil está no 51º lugar em qualidade de streaming de vídeo no celular

República Checa é o país com melhor streaming no 3G/4G, segundo estudo da OpenSignal; latência e consistência afetam a qualidade

Lucas Braga Por

A OpenSignal divulgou mais um estudo que envolve medições de redes, desta vez relacionado à experiência de streaming de vídeo através do 3G e 4G. A medição ocorreu em 69 países, e o Brasil se encontra no 51º lugar no ranking. Isso não depende apenas da velocidade de internet, envolvendo também a latência e a consistência.

Créditos da imagem: rawpixel/Pixabay

O país que apresentou a melhor experiência de streaming foi a República Checa, que atingiu 68,52 pontos, seguido da Hungria, com 67,89.

O Brasil aparece com 49,84 e se posicionou melhor que países como Chile (47,28) e Estados Unidos (46,84). O país com a pior colocação no ranking foi Filipinas, com 34,98.

A pontuação tem os seguintes critérios: de 0 a 40 pontos, a experiência é considerada ruim; de 40 a 55, é mediana; de 55 a 65, é boa; de 65 a 75, muito boa; e de 75 a 100 pontos, é considerada excelente. No entanto, nenhum país atingiu pontuação suficiente para se enquadrar no melhor nível.

O que significam essas notas? A OpenSignal adaptou uma metodologia criada pela União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês). Ela leva em conta três critérios principais: o tempo de carregamento antes de o vídeo começar a tocar; a quantidade de engasgos e interrupções durante a reprodução; e o nível de resolução da imagem.

Cada teste baixa vídeos em múltiplas resoluções, acessados de diferentes provedores de conteúdo. Os dados foram obtidos a partir de 8 milhões de dispositivos entre 14 de maio e 11 de agosto, para um total de 87 bilhões de medições.

Streaming de vídeo não depende apenas de 4G rápido

O estudo também mostra uma comparação de velocidade geral de download entre os países — esses números valem para qualquer conteúdo, não apenas para vídeo, no 3G e 4G. Quem ocupou o 1º lugar no pódio é a Coreia do Sul, com velocidade média de 45,58 Mb/s, seguido da Noruega, com 40,25 Mb/s. O Brasil aparece no 45º lugar, com 12 Mb/s.

Você pode se perguntar: mas como um país que tem a melhor velocidade não apresenta a melhor experiência no ranking? A OpenSignal explica que velocidades a partir de 15 Mb/s já começam a nivelar a qualidade do streaming.

Fatores como latência e consistência impactam na hora de determinar a qualidade. A República Checa, que aparece no 1º lugar em experiência é a maior prova disso, já que o país não aparece nem no top 10 de velocidade.

A companhia também justifica a pontuação baixa dos Estados Unidos: por mais que o país apresente uma velocidade média de 16,53 Mb/s, diversas operadoras limitam a velocidade de download para serviços de streaming, reduzindo a resolução do vídeo de HD para SD.

Aos curiosos de plantão, os dados completos do estudo estão disponíveis para consulta no relatório da OpenSignal.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cristina Nascimento

Cãozinhu már fofu, xêntchi. Tu botou ele pra "dar uma carreira" no "técnico" da Vivo?

Jarbas Coqueiro

Pensei que metade do tráfego era de conteúdo educativo

Jarbas Coqueiro

Nem precisa de uma tela boa. Mesmo se for uma de 5" IPS 720p você consegue perceber diferença entre um vídeo 720p e 1080p tirados do Youtube

zoiuduu .

To falando em device pequeno mesmo cara rsss.
EU nem uso internet na rua hushusa,já tem 3 meses que nao coloco crédito no cel. Mas bom se vc não nota diferença na rua, maravilhoso pra vc. xD

johndoe1981

Finalmente alguém entendeu que quem defende o liberalismo não defende anarquia, apenas menos regulação. A minha crítica foi mais no sentido que nos EUA, embora não seja perfeito, a internet, seja fixa ou móvel, ainda é muito mais rápida e acessível do que em mercados onde a regulação é excessiva e a concorrência enxuta, como o brasileiro.

Andre Kittler

Em casa? Noto. Está na cara, não tem como notar. Mas em casa tenho devices grandes e wifi grande, uso 4g para dados talvez 1 hora por mês lá dentro e ainda assim por erro meu.
Em transporte publico? Se esse problema realmente é o problema da hora para ti... estou no transporte publico errado.

zoiuduu .

Claro que sim, experimenta ver um vídeo de gameplay de age of empires em 480p e em 1080p pra vc ver, só experimenta aí pra vc ver se ve diferença

zoiuduu .

Auqi povo queria colocar até presidiário na presidência rapaz kkk

samuel pereira

Sei que a matéria trata de rede 4g, só aproveitando o gancho desse ponto: "nos EUA várias operadoras reduzem a velocidade no streaming"... Isso acontece aqui em Campinas com a vivo fibra... Minha Net de 15 Mb/s ficava com qualidade top enquanto os 50Mb/s dessa "morta" sequer HD ficava e isso mostrei pro "técnico" que esteve em casa para "arrumar"...
Cancelei e pronto. https://uploads.disquscdn.c...

Gaius Baltar

Depende muito da qualidade do display. Em displays melhores a diferença é bastante perceptível.

Gaius Baltar

Nenhuma nem outra. Mercado fechado e sem concorrência leva a estagnação, como já vimos com a reserva de mercado da informática no Brasil dos anos 80. Já o mercado sem regulamentação causa um desequilíbrio de forças a favor das empresas. Ha que ter mercado livre, mas com o mínimo de regras definidas, para que tanto as empresas quanto o consumidor tenham seis direitos e deveres respeitados.

Felipe Ventura

Há também o nível "muito boa", de 65 a 75 pontos; o post foi atualizado.

Jorge Luis

o livre mercado não diz que todos são bonzinhos. ele apenas não atrapalha a livre concorrência. por isso lá vc pode escolher entre muitas operadoras.

R0gério

Aqui, faz uns dois meses, a Net está apresentando queda de velocidade durante alguns períodos. Mas até então ela estava entregando a velocidade que contratei.

Danilo

"de 55 a 65, é boa; e de 75 a 100 pontos"
10 pontos aí no limbo...

Exibir mais comentários