Início » Games » Project xCloud é o sistema de streaming de jogos do Xbox

Project xCloud é o sistema de streaming de jogos do Xbox

Serviço de streaming rodará em servidores modificados do Azure, com um na região sul do Brasil

Por
08/10/2018 às 12h11

A Microsoft anunciou hoje (8) o lançamento do xCloud, um serviço de jogos em streaming nos moldes que o Google está testando com o Chrome e que o Netflix fez fama com os filmes e séries. O objetivo da plataforma é de levar jogos do Xbox para qualquer dispositivo, seja ele um PC, um smartphone ou até um tablet.

As dicas sobre este lançamento já foram dadas recentemente, com a maior delas durante o anúncio feito na E3 deste ano, onde a própria Microsoft afirmou que estava com este serviço em mente e em desenvolvimento. Ainda é cedo para afirmar que o Project xCloud estará na sua tela amanhã, mas os testes iniciais com o público começam já no ano que vem.

A Microsoft afirma que o trabalho para adaptar um game para a plataforma online será quase que nulo do lado do desenvolvedor. Isso garante que a dificuldade não está no jogo, que são mais de três mil títulos para o Xbox One, mas sim na capacidade dos servidores de entregarem a experiência de jogo com a menor latência possível.

Servidores são feitos de vários Xbox One

Para dar poder aos servidores, a Microsoft resolveu desmontar o hardware de vários consoles Xbox One e colocar as peças dentro dos racks que ficam nos datacenters. Os mesmos que utilizam a plataforma Azure e que receberão os novos racks prontos para o serviço de jogos em nuvem. Estes servidores estão em 54 regiões, com uma na região sul do Brasil, várias espalhadas pela Europa ocidental e pelos Estados Unidos.

Mesmo com tamanha quantidade de dados para uma experiência confortável com o game, a Microsoft garante que a tecnologia para o encode e decode de vídeo permite que até redes 4G atuais rodem os jogos, mas o foco está no 5G. Para os testes iniciais, uma rede de 10 megabits foi utilizada e com bons resultados.

De acordo com a própria empresa, estes testes realizados internamente utilizaram um controle de Xbox pareado via Bluetooth em smartphones Android e tablets que receberam os controles na tela, pelo app. No vídeo acima, aparecem alguns títulos famosos como Halo, Forza, Cuphead, Gears of War e Sea of Thieves.

Com informações: Microsoft.