Início » Internet » Facebook lança botão de contexto no Brasil para combater fake news

Facebook lança botão de contexto no Brasil para combater fake news

Botão de contexto mostra informações para leitor determinar se a fonte da notícia é confiável

Paulo Higa Por

O Facebook começou a exibir na terça-feira (9) um botão de contexto em publicações noticiosas no Brasil para ajudar os usuários a determinarem se a fonte da informação é confiável. O recurso, que é mais uma tentativa de combater as fake news na rede social, estava sendo testado nos Estados Unidos desde 2017 e também chegou ao Mexico, Argentina e Colômbia.

Facebook - Botão de contexto

Em posts com links para notícias, o Facebook mostrará um botão “Sobre este site” no canto inferior direito. Quando clicado, uma tela será aberta com “a descrição da Wikipédia sobre o veículo, artigos relacionados sobre o mesmo tópico, informações sobre quantas vezes o artigo foi compartilhado no Facebook e onde foi compartilhado, assim como a opção de seguir a Página do publisher”.

A rede social diz que essas informações ajudam “as pessoas a avaliar a credibilidade de um artigo e determinar se a fonte é confiável”. O botão aparece mesmo em veículos que não tiverem uma descrição na Wikipédia, porque isso “também pode ser um contexto útil” e tem influência na opinião dos usuários sobre a credibilidade de um determinado site.

O botão de contexto também exibe uma amostra de outras notícias publicadas pelo mesmo veículo, e diz quais pessoas da sua lista de amigos compartilharam o artigo. Em uma publicação, o Facebook explica que a informação de “quem e quantas pessoas compartilharam um artigo, especialmente quando são seus amigos, pode ser útil para compreender os detalhes (ou vieses) de um artigo”.

O jornalista é confiável?

O Facebook foi além nos Estados Unidos. Além do botão de contexto, a rede social iniciou um “pequeno teste […] para ver se é mais fácil avaliar a credibilidade de um artigo quando fornecemos mais informações sobre o autor dele”.

Isso significa que, além dos dados sobre o veículo, as publicações com links para notícias também poderão mostrar os artigos recentes escritos pelo mesmo jornalista, um botão para seguir sua página ou perfil e uma descrição do autor, também da Wikipédia.

O teste ainda não tem previsão para chegar a outros países.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ronaldo Cesar

vdd

johndoe1981

Aí eu pergunto: as agências de verificação de notícias contratadas pelo Facebook são confiáveis?

Mendonza

Rapaz até aquela seção Fato ou Fake do G1 derruba um monte de fake news dos bolsominions todo dia. É impressionante. O mundo perdeu a guerra contra Steve Bannon .

O pior é esse tema sendo migrado pro meu insta. Que chato...

Nope

A partir do momento que uma pessoa mais vulnerável lê uma Fake News cujo conteúdo reforça sua crença em algo, essa Fake News passa a ser verdadeira em sua mente. Não importa o que dizem para desmenti-la. É inútil todo esse trabalho para combater Fake News.

raphael_silva

O problema é que a maioria das pessoas não pesquisam, compartilham tudo que vem pela frente e mesmo futuramente sabendo que é fake news não fazem uma retratação porque o fake news lhe convém para defender seu ponto.

Eu mesmo no meu facebook derrubei mais de 20 fake news.

Pereira

Como funciona a mente de um fundamentalista: não concordo com a matéria? FAKE NEWS! Concordo? Verdade absoluta.

raphael_silva

Não vai sobrar mais matéria pra galera de Bolsonaro compartilhar.

Paçaro

Facebook já é nojento em questão de fake news fora de eleição. Nessas últimas semanas tem se tornado extremamente insuportável.