A Huawei aproveitou o lançamento do Mate 20 e do Mate 20 Pro nesta terça-feira (16) para apresentar seu novo padrão de cartão de memória. Batizado de Nano Memory (NM), ele possui o tamanho de um Nano-SIM e substitui o tradicional microSD.
Uma das vantagens do cartão NM é o seu tamanho: ele é 45% menor que um microSD, de acordo com a Huawei. Além disso, ele possui espaço de armazenamento de 128 GB ou 256 GB, e velocidade de leitura de 90 MB/s.
O Mate 20 e o Mate 20 Pro serão os primeiros modelos a receberem os cartões Nano Memory. Eles serão encaixados em um dos slots da bandeja dual-SIM dos celulares. Com isso, os usuários terão de escolher entre um segundo chip e o cartão NM.
Ainda não é possível saber se outras fabricantes também adotarão o cartão NM em seus dispositivos. A popularização do formato, inclusive, é fundamental para sua sobrevivência. Afinal, ainda não há muitos motivos para se dispensar o microSD.
Se não aparecer em mais celulares e tablets, a tendência é que o cartão NM tenha pouco tempo de vida. Por enquanto, a Huawei é a única que possui dispositivos compatíveis e que está fabricando cartões no novo padrão.
A empresa ainda não revelou o preço e a disponibilidade do acessório.
Com informações: The Verge.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Não sou, tem que ser pela net mesmo
Não sei se você é de São Paulo capital, mas acredito que naquelas lojinhas da Av Paulista deve ter
Eu tenho caçado, pois estou numa curiosidade absurda, já que esse cartão é de 2007!
Acho que ainda existem adaptadores que aceitam o formato do MS
Como a própria Samsung faz, com o slot híbrido que aceita o segundo Nano SIM ou um MicroSD
A guerra dos formatos já foi ganha, SD ganhou, agora resta apenas aprimorar o desempenho e a capacidade.
Eu preferia o MS Micro, que não parecia uma casca de ovo e resistia mais. Nunca quebrei um MS mesmo num telefone que sofreu altas pancadas, já microSD eu chorei quando o Galaxy 5 beijou o chão e ficou intacto, mas quebrou o cartão dentro.
Isso soa tao atual.
Já chegou morto. Não tem tecnologia nova, não é mais rápido que o Micro SD e ainda continua ocupando um slot SIM impedindo o dual SIM.
Não há nada de novo nesse Nano SD a não ser o tamanho, até na velocidade ele perde para os atuais Micro SD que estão ultrapassando a barreira dos 100mbps. Qual a dificuldade das empresas colocarem slot Micro SD? tem como adaptar na mesma bandeia do Nano SIM e manter dual SIM sem problemas.
Em tempos de e-sim, chegou atrasado. Até Samsung já tem solução pra isso.
Sim. Odeio quando eles tão no chão e eu bato com o midinho na quina deles.
É porque os micro sd já são grandes demais realmente
Esse tempo era sofrido. Apesar dos Sony Ericsson serem bons na época, EU ODIAVA isso. Acabava indo para os da Nokia msm.
rapaz, era horrível haha (tive um f305 na época), quando quebrava o conector, já era. não carregada direito, não dava pra escutar música com fone no bolso, nem transferir dados no computador haha (sorte que ao menos durou dois anos)
Isso me lembra a volvo com a patente do cinto de segurança de 3 pontos. pra mim seria bom ela liberar logo, pois é certo das outras copiarem (aí fica tosco um monte de padrão diferente, bom seria logo um geral)
Para quem viaja é uma mão na roda, compra um pré pago para usar a rede de dados do lugar e continua com o seu normal para receber sms de 2 -fa ou avisos.
Tem ficado cada vez mais frequente pessoas que usam dois chips. Um para empresa e outro para pessoal para separar as coisas. E não é só aqui, no primeiro mundo tb.
Vai vê que demora de mais pra produzir o novo padrão e ela não teria uma novidade que as outras não tem. O risco é só ela ter esse formato né...
O USB da Sony também era proprietário e era péssimo. Os aparelhos não tinham entrada P2 e precisavam de um adaptador pra plugar o fone.
Tive 3 aparelhos da linha Walkman e os 3 começaram a dar mal contato no USB com menos de 1 ano de uso.
Daqui a pouco eles lançam um sucessor "oficial".
Na verdade, serão modelos de 128 GB e 256 GB; o texto foi corrigido.
Pra usar o chip da empresa e o chip pessoal
A Sony tem essas doideiras desde o tempo do VHS x Betamax.
Uma especulação só, mas pode ser que diminuindo a bandeja/slot do cartão de memória eles consigam rearranjar os componentes internos e abrir mais espaço para alguma coisa, como uma solução térmica melhor ou um outro formato de bateria com mais capacidade.
Ou simplesmente querem ganhar forçando você a comprar um cartão novo que só eles vendem (por enquanto. Não está claro seo formato será fechado ou não) caso você compre o aparelho deles (tipo a Sony faz).
Exato, esses tempos achei um desses aqui em casa e pra minha decepção o notebook não tem entrada compatível pra ele, morte horrível!
Pra que usar 2 Chips se não tem dinheiro pra colocar crédito nem em um direito? Kkkkkkkkkkkkk. E hoje em dia até aqui no Brasil já tá acabando com os grupos de operadoras...
Não seria melhor então ter feito uma parceria com a SD Association e desenvolvido um padrão de cartão em conjunto?
Pra que diminuir se não consegue fazer com que o usuário utilize 2 chips + 1 Nano Cartão SD?
Exceto pela capacidade de armazenamento, parece só uma firula.
ora, ora...
Espero que não vá para frente (já basta a época que a Sony insistiu no proprietário Memory Stick Micro enquanto o resto usava MicroSD)
Tomara que este formato de torne uma tendência.
Se ela abrir a licença do formato e deixar que qualquer fabricante produza de graça, não vejo razão para o formato não ficar popular.
Vim aqui comentar justamente isso
"Além disso, ele possui espaço de armazenamento mínimo de 256 GB e velocidade de leitura de 90 MB/s."
Na foto da matéria, não é um Nano SD com 128 GB? 🤔