Início » Jogos » Como resolver o problema do PlayStation 4 ejetando CD

Como resolver o problema do PlayStation 4 ejetando CD

Tutorial vai corrigir, finalmente, a questão do videogame ativando o eject o tempo todo

Por
44 semanas atrás

Se você tem um PlayStation 4 da primeira geração, com os botões power e eject sensíveis ao toque, possivelmente já passou ou passará (desculpe dizer) pelo incômodo problema do PS4 ejetando CD sozinho. Não há como prever quando acontecerá; o console apenas emite três bipes e expulsa o disco, o que faz com que o jogo feche abruptamente e todo o seu progresso, até então, possa ser perdido.

Uma das causas para o problema é a oxidação do sensor que ativa o touch, localizado numa pequena placa próxima aos botões frontais. Outra causa pode ser o superaquecimento do console, que faz com que a borrachinha abaixo do eject dilate e acione o botão.

Foto por Jon Fingas/Flickr

O primeiro passo imediato já seria arrancar essa borrachinha inútil. Se o problema persistir, e o videogame ainda estiver na garantia, entre em contato com uma assistência técnica autorizada. Se não estiver, siga o tutorial abaixo:

1. Abra o console com a chave correta

O PS4 tem quatro pequenos parafusos na parte de trás da carcaça. A Sony fez o “incrível” favor de tornar esses parafusos bem complexos de tirar, se não tiver a ferramenta correta. Para este tutorial, usamos uma chave do tipo Torx T8 (com furo). Alguns também usam a T9 (com furo).

Não recomendo forçar o parafuso com outra chave, você pode danificá-lo permanentemente.

PS4 parafuso / Viviane Werneck

PS4 parafuso / Viviane Werneck

2. Retire a tampa com cuidado

Após tirar os parafusos, posicione o console deitado, em algum superfície lisa e estável, com a parte da tampa – onde fica o botão eject – voltada para cima. Tenha cuidado ao retirá-la e não faça força.

Basta puxar um pouco para fora, segurando pelas laterais, até ouvir o som da tampa soltando.

PS4 aberto / Viviane Werneck

3. Localize o sensor na placa

O sensor, que está causando todo o transtorno, é um pequeno retângulo metálico (veja na imagem abaixo) que pode estar oxidado. Alguns aconselham raspar a oxidação para resolver o problema.

Funciona também, no entanto, vamos sugerir aqui algo um pouco mais seguro, para caso você tenha receio de danificar a placa, por acidente.

PS4 sensor / Viviane Werneck

4. Use uma fita isolante para resolver o problema

Pegue a tampa que acabou de retirar e localize, no lado de dentro dela e atrás do botão eject, um receptor metálico. Corte um pedaço pequeno de fita isolante e cole, totalmente, sobre ele (veja na imagem abaixo).

Alguns optam por colar a fita sobre o sensor oxidado (também funciona), mas, por segurança, sigamos com a fita na tampa mesmo.

PS4 fita / Viviane Werneck

5. Feche o PS4 e recoloque os parafusos

Feito isso, agora é só fechar a tampa novamente, recolocar os parafusos e pronto! Você acabou de economizar o dinheiro que gastaria numa assistência técnica. É bom ressaltar que isolar o receptor metálico com a fita acabará com o problema do PS4 ejetando o CD, mas irá inutilizar o botão físico do eject.

Para retirar os discos, você terá que fazer isso pelo controle do console mesmo. Acredito que seja um preço justo a pagar para acabar com essa chateação.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.