WhatsApp oficializa figurinhas (stickers) no Android e iPhone

Figurinhas (ou stickers) do WhatsApp começaram a ser liberadas nesta semana; usuário poderá instalar pacotes de terceiros

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp - stickers

Agora é oficial: o WhatsApp está mesmo liberando o envio de figurinhas — ou stickers — nas versões mais recentes de seu aplicativo para Android e iOS, conforme adiantado aqui no Tecnoblog.

Para esta fase inicial, estão sendo disponibilizados stickers criados tanto por artistas do próprio WhatsApp quanto por desenhistas convidados.

São pelo menos 12 pacotes de figurinhas, mas é possível adicionar outros. O WhatsApp ressalta que qualquer pessoa pode elaborar stickers (se tiver os conhecimentos necessários, é lógico) e, posteriormente, disponibilizá-los via Play Store, por exemplo. As instruções para criar stickers estão nesta página.

Para usar as figurinhas, tudo o que é necessário fazer é tocar no botão correspondente durante uma conversa e selecionar as imagens. É possível adicionar novos pacotes tocando no botão com ícone de mais.

Mensageiros rivais, como Telegram e Line, suportam stickers há muito tempo. Por que só agora o recurso está chegando ao WhatsApp? Uma explicação pode ser a aparente resistência dos fundadores do serviço: Jan Koum e Brian Acton sempre defenderam a ideia de deixar o WhatsApp o mais simples possível.

Stickers no WhatsApp

Ambos se juntaram ao Facebook depois que a companhia comprou o WhatsApp, mas nenhum deles permanece por lá, ou seja, a suposta resistência deles já não interfere nos planos. Brian Acton saiu em 2017. Por sua vez, Jan Koum deixou a empresa em abril deste ano. A saída de ambos foi motivada justamente por conflitos com os interesses do Facebook.

Entre esses interesses está o de transformar o WhatsApp em uma plataforma integrada a outros serviços e, nesse sentido, stickers e recursos completares ajudam a aumentar o engajamento com a ferramenta.

Tanto no Android quanto no iPhone, os stickers começaram a ser disponibilizados nesta semana. Note, porém, que o recurso está sendo liberado gradualmente, por isso, pode levar alguns dias para os stickers aparecerem para você.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados