Hyundai e Kia vão colocar painéis solares no teto e capô de seus carros

Planos são de entregar os primeiros carros com painéis solares de 2020 para frente

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

As fabricantes sul-coreanas Kia e Hyundai divulgaram planos para colocar painéis solares em alguns de seus veículos. De acordo com as empresas, os primeiros carros de ambas as marcas que receberão a novidade são os híbridos e os que dependem exclusivamente de energia elétrica para andar.

A Hyundai, que é dona da Kia, disse que os primeiros modelos que chegarão aos consumidores com placas fotovoltaicas terão este componente no teto. Neste primeiro momento, que deve acontecer em 2020, os carros híbridos com os painéis serão capazes de recarregar entre 30% e 60% da bateria interna em um dia ensolarado.

Na segunda etapa as placas serão trocadas por materiais quase que transparentes e estarão instaladas nos tetos solares de carros, sem a necessidade de trocar a cor desta área ou de alterar visualmente o veículo. Em uma terceira etapa, que ainda está em testes, as placas estarão na lataria do capô e do teto de carros elétricos, mas ainda não há informações sobre a autonomia que a recarga pode adicionar com dois locais cobertos por sensores.

A Panasonic já criou painéis para equipar alguns modelos do Prius Prime do Japão e que, só com a luz solar, adiciona aproximadamente seis quilômetros para a autonomia total do híbrido. A ideia de estacionar o carro e, magicamente, a bateria voltar a ter parte da carga em um dia sem chuva, é bastante promissora para eliminar de fato a emissão de gás carbônico na atmosfera.

Com informações: Autoblog e Hyundai.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados