Início » Carro » Hyundai e Kia vão colocar painéis solares no teto e capô de seus carros

Hyundai e Kia vão colocar painéis solares no teto e capô de seus carros

Planos são de entregar os primeiros carros com painéis solares de 2020 para frente

André Fogaça Por

As fabricantes sul-coreanas Kia e Hyundai divulgaram planos para colocar painéis solares em alguns de seus veículos. De acordo com as empresas, os primeiros carros de ambas as marcas que receberão a novidade são os híbridos e os que dependem exclusivamente de energia elétrica para andar.

A Hyundai, que é dona da Kia, disse que os primeiros modelos que chegarão aos consumidores com placas fotovoltaicas terão este componente no teto. Neste primeiro momento, que deve acontecer em 2020, os carros híbridos com os painéis serão capazes de recarregar entre 30% e 60% da bateria interna em um dia ensolarado.

Na segunda etapa as placas serão trocadas por materiais quase que transparentes e estarão instaladas nos tetos solares de carros, sem a necessidade de trocar a cor desta área ou de alterar visualmente o veículo. Em uma terceira etapa, que ainda está em testes, as placas estarão na lataria do capô e do teto de carros elétricos, mas ainda não há informações sobre a autonomia que a recarga pode adicionar com dois locais cobertos por sensores.

A Panasonic já criou painéis para equipar alguns modelos do Prius Prime do Japão e que, só com a luz solar, adiciona aproximadamente seis quilômetros para a autonomia total do híbrido. A ideia de estacionar o carro e, magicamente, a bateria voltar a ter parte da carga em um dia sem chuva, é bastante promissora para eliminar de fato a emissão de gás carbônico na atmosfera.

Com informações: Autoblog e Hyundai.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lexus

Cilício??? Deve ser parente do Ohxigénio ..

Eduardo Papa

Tem um caminho gigante por aí hein... Queria saber sobre a proteção contra granizo por exemplo! Se uma placa dessas se quebra pelo amigo do alheio, como seria a troca e por aí vai. Sei que devem buscar sempre como inovar, mas em países emergentes (que nunca saem dessa condição) devem testar esse tipo de possibilidades.

Brunei

O silício é uns dos elementos químicos mais abundantes na terra, esta presente em vários minerais. O Brasil na verdade possui a maior reserva de QUARTZO descoberta, onde se extrai o silício mais puro encontrado. Que também não desmente o que você falou. Espero que o próximo presidente se volte para o Brasil assim como ele prometeu, e use nosso poder para crescer internacionalmente.

Osmar Knob

Saber que existe cientistas Brasileiros capazes de produzir placas fotovoltaicas com tecnologia 100 por cento nacional.Ja que 95 por cento das reservas de cilício do mundo são Brasileiras.Mas hoje são produzidas com nossa matéria prima na China.Qualquer dúvida é só entrar em contato.

Keaton

carro eletrico, no brasil? Só quando a petrobras falir de vez. haha

Caleb Enyawbruce

É tao obvio que me pergunto "pq só agora?". Show de bola. Espero que de certo.

13582196

Hum, aqui em Sampa deve dar uns 500 metros de autonomia extra!

Jairo ☠️

Gostei , boa medida , talvez em 20 anos esta tecnologia será implementada por aqui