Início » Curiosidades » Japão inaugura seu primeiro canal de TV com transmissão em 8K

Japão inaugura seu primeiro canal de TV com transmissão em 8K

A imagem tem 33 milhões de pixels e 24 canais de áudio, com transmissão que acontece durante 12 horas por dia

André Fogaça Por

O Japão inaugurou o mundo da resolução 8K em transmissão de TV, com seu primeiro canal que entrega aos consumidores resolução muito maior do que o, agora obsoleto, 4K. Para receber o sinal, japoneses precisam de um set-top-box com cinco cabos HDMI e uma TV que suporte tamanha resolução.

O início da transmissão aconteceu neste sábado (1) e contou com a presença de executivos da emissora NHK, além do ministro de comunicações do Japão, Masatoshi Ishida. Além de imagens com 7680 x 4320 pixels, a novidade entrega a opção de 24 canais de áudio para quem tem tanta caixa de som espalhada pela sala e faz isso durante 12 horas por dia.

O primeiro filme em 8K para o canal foi 2001: Uma Odisseia no Espaço, que teve os negativos originais em 65 milímetros escaneados especialmente para o acontecimento. Mesmo para o Japão, que tem aparato de ponta em tecnologia, TV 8K ainda é algo raro e muito caro.

Não só isso, já que até mesmo o padrão HDMI 2.1, para 8K, ainda não está presente nos poucos modelos de televisores que utilizam a mais alta resolução do mercado atual. Para deixar a entrega do sinal ainda mais complicada, quem assiste precisa de um set-top-box específico e uma antena diferente – que são vendidos separadamente e por mais dinheiro ainda.

https://www.youtube.com/watch?v=AOWehwgAkow

A partir deste aparelho que recebe as informações da emissora, quatro cabos HDMI levam o conteúdo para a tela, com um extra e separado apenas para os canais de áudio. O curioso é que a NHK está testando o 8K desde 1995 e só agora conseguiu disponibilizar para quem assiste.

O objetivo do Japão é de gravar e transmitir os Jogos Olímpicos de 2020 em 8K, junto dos jogos Paralímpicos do mesmo ano. O Japão tende a cumprir a promessa, mesmo que para pouquíssimas pessoas no mundo acompanharem cenas com tantos detalhes.

Ah, sim, a NHK utiliza um canal em 8K e outro em 4K, para quem ainda não tem uma TV tão cara assim.

Com informações: NHK e BBC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

LuizF

XD

Caleb Enyawbruce

Lembrando que a notícia fala sobre TV aberta, não sobre streaming via internet

Luizão

foi mal, 720p :)

LuizF

Acho que nesses tamanhos, resolução 4K aliada a HDR é suficiente pra algumas décadas. Hahaha

LuizF

Parece que foi só num local montado pra testes mesmo

LuizF

Não existe 720i

Bruno

Eu ia botar 1080i, mas fiquei na dúvida.

Luizão

na vdd as operadoras de tv a cabo oferecem alguns canais em 1080i, outros em 720i e maioria deles em 480p usando o codec de vídeo mpeg2 (codec dos DVDs, lá da metade dos anos 90) isso é um absurdo, uma piada, ainda mais se considerar q a maioria dos 1080i é td canal aberto.

tv a cabo hj em dia, não vale nem 1 real.

Mr°Fusion ™

Eu tenho vergonha desse povo que defende o estado quando justamente o estado está [email protected] pro povão. São trilhões em impostos pagos e tem famílias atrás de reciclados para garantir "algum" para comer e pagar contas. Bolsa família é "resto" quando somente o auxílio paletó de políticos são bilhões e tem "trouxas" que ainda caem nessa de confiar em políticos.

Tony Hongaro

Errado. Já li sobre isso. Nao tem como afirmar a resolução maxima que o olho humano consegue enxergar. Depende de vários fatores. Mas o olho humano tem capacidade aproximada de 250 megapixels em imagem estática. Muitos não sabem que a resolução informada da TV se refere a imagem estática. Quando o movimento ocorre, se percebe a diminuição da resolução. Somente a plasma tinha bom desempenho. Quer dizer já faz tempo que li sobre isso. Kk

robsonc

Ah ta... nossa... não tinha reparado que ele editou.

Arnold

o ano é 2210 finalmente no Brasil passamos a utilizar 8k, o Japão segue testando sua tv com resolução do olho humano que não utliza mais telas kkk

Arnold

Já devem ter carros voadores que voam até o espaço e baterias que duram anos, mas estão esperando a hora certa para lançar kk

Mr°Fusion ™

O povão não tem grana por quê o governo toma tudo em forma de impostos e no final vai parar no bolso de políticos em forma de propina.

ochateador

Nem precisa de referência ABNT não.
Olha o comentário do DougKnewitz e me diga o que significa disenviovimento

Exibir mais comentários