Início » Brasil » Empresas de ônibus em 15 cidades pedem fim do Uber Juntos por transporte irregular

Empresas de ônibus em 15 cidades pedem fim do Uber Juntos por transporte irregular

Concessionárias de ônibus abriram queixa em 15 cidades pedindo que Uber Juntos seja proibido por concorrência predatória

Felipe Ventura Por

As empresas de ônibus continuam em pé de guerra com o Uber Juntos (antes Uber Pool). Elas apresentaram queixa ao poder público em 15 cidades pedindo que o serviço seja proibido, acusando-o de fazer concorrência predatória. Enquanto isso, as concessionárias de São Paulo dizem que a tarifa pode aumentar mais no ano que vem se sofrerem prejuízo com a menor demanda.

Foto por Dylan Passmore/Flickr

Segundo o G1, as empresas de ônibus dizem que o Uber Juntos faz concorrência direta e predatória sem estar sujeito às regras do transporte coletivo, como preços fixados e gratuidade para idosos. Foram apresentadas queixas em São Paulo, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE), Maceió (AL) e em nove cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Vale notar que o Uber Juntos funciona atualmente em apenas 6 cidades: Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em São Paulo, as concessionárias de ônibus intermunicipais querem que o Uber Juntos seja proibido ou, então, que siga as mesmas regras do transporte coletivo — sendo obrigado a rodar em regiões de pouco movimento e oferecer viagens gratuitas para idosos e estudantes.

Além disso, se o Uber Juntos causar prejuízo às empresas de ônibus, isso pode resultar em preços mais caros no ano que vem. “Vai implicar em uma tarifa maior no próximo reajuste tarifário”, segundo Ivan Lima, advogado do Setpesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo).

“O Uber Juntos faz a mesma coisa [que o ônibus], que é chegar a alguns destinos a partir de pontos em que ele passa, sem ter que arcar com os ônus da regulação. Quando [o carro] pega quatro, cinco pessoas, muitas vezes o valor se aproxima do do transporte público. Isso tira passageiros e interfere em todo o cálculo complexo da tarifa”, diz Lima ao G1.

Passageiros trocam ônibus por Uber e 99

Segundo a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), a demanda por ônibus deve cair entre 5% e 7% este ano, com os usuários de transporte coletivo migrando para transporte via aplicativo — como Uber, 99 e Cabify.

Otávio Cunha, presidente-executivo da NTU, diz ao G1 que a situação pode piorar caso esses aplicativos migrem de carros para vans. Para ele, o Uber Juntos “é o táxi lotação travestido de nova tecnologia”. A 99 opera um serviço semelhante em Belo Horizonte, chamado 99Compartilha (antes 99 Pool+).

Vale lembrar que a Uber começou a operar um serviço de micro-ônibus no Egito: o Uber Bus oferece viagens para 15 a 20 pessoas e usa a mesma tecnologia do Juntos para combinar passageiros a veículos, levando cada um até seu destino. O preço não é fixo mas é “acessível”, segundo a empresa.

A Uber diz em comunicado que o Juntos não é transporte coletivo, e sim “um sistema que combina viagens individuais com trajetos convergentes para compartilhar o mesmo veículo”. O serviço “complementa o transporte público, ampliando o acesso dos usuários à rede pública principalmente na região central”.

Por sua vez, o 99 “entende que não há impedimento para o exercício da atividade e, por isso, segue acompanhando regulamentação do transporte por aplicativos e mantém diálogo constante com poder público”.

Com informações: G1.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Viscotti Zernark

Eu prefiro Uber mesmo pagando o dobro.

Reinaldo RT

Parabéns, bandido, chegou ao ápice, o máximo que seus neurônios alcançam. Agora pode dormir em paz, boçal.

Naum Tenho

Mas é com a regulação que vem o lobby, as propinas, as concessões compradas, os alvarás de alguns politicos.... não pode acabar c essa máfia!!

Naum Tenho

Ahh meu amigo... isso eu posso atestar de fato!! Estive com minha familia em Salvador no final de outubro, o que vi foi um povo claramente castigado pelo governo, é notório o descaso com a população em geral... uma pena para um povo tão rico em cultura.

Naum Tenho

Ainda to na duvida se é taxista mesmo... ta mais pra petista ou psolista ou uma mistura das 3 coisas.

Naum Tenho

Parece birra de criança neh? Mas é a verdade... típica ameaça de filhas da puta q se penduram em propinas para permanecer no "jogo" e que se foda a população.

Naum Tenho

Q se EXPLODA a coletividade.... eu quero chegar em casa com qualidade e preço justo.

Naum Tenho

Isso mesmo! Aumentem as tarifas... dai vem outros tantos apps, o uber diminui o valor da tarifa e pronto! Estarão mais fudidos ainda!

Querem a população ao seu lado? SE MODERNIZEM! Ofereçam qualidade e acima de tudo RESPEITO ao usuário!! Ganhem o usuário pela qualidade e não pelo grito! Através de exigencias!! Conquiste-nos! Assim como os apps vem fazendo!!

Reinaldo RT

Claro que não. Se é a favor da máfia, mafioso, bandido, desgraçado é, que não significa ser taxista, desculpe, pode ser mesmo ligado as vans, moto taxistas, ônibus... Ou seja QQ lixo mafioso.
Compreendes, retardado? Quer um desenho?

Reinaldo RT

Boa conclusão! Digna de um auto destrutivo retardado!

Fabio Santos

Eu tendo carro dependendo do shopping que for com minha família se colocar no lápis custo de estacionamento e combustível mais manutenção (SP tem tanto buraco né), preferimos ir de uber, até aquele barzinho na noite com a patroa e umas cervejas a mais.

Macknroe

VOCÊ prefere! No mercado, seus objetivos são seus e nada mais. Mas esse "egoísmo" todo que vc diz só vale pra galera que quer resolver seus problemas, certo? Liberdade de escolha? Foda-se! Todos temos que usar um transporte ruim e acabar com a concorrência pois assim disse um paga pau do estado, de corporações (empresas de ônibus). Parabéns, fera! Vai arrumar nada daqui pra frente. Não é todo mundoi que gosta de burocracia, controle estatal etc.

Reinaldo RT

Ele é taxista! Por isso defende tudo que for contra Uber kkkk

Reinaldo RT

Então, taxista. Todos sabem que vcs, taxistas, morrem aos poucos e ninguém sente sua falta. Por isso, abrevie e acabe logo com sua dor: vá de Uber!
Kkkkkkkkkk

Reinaldo RT

Ele é taxista kkkkk

Exibir mais comentários