Início » Brasil » Empresas de ônibus em 15 cidades pedem fim do Uber Juntos por transporte irregular

Empresas de ônibus em 15 cidades pedem fim do Uber Juntos por transporte irregular

Concessionárias de ônibus abriram queixa em 15 cidades pedindo que Uber Juntos seja proibido por concorrência predatória

Felipe Ventura Por

As empresas de ônibus continuam em pé de guerra com o Uber Juntos (antes Uber Pool). Elas apresentaram queixa ao poder público em 15 cidades pedindo que o serviço seja proibido, acusando-o de fazer concorrência predatória. Enquanto isso, as concessionárias de São Paulo dizem que a tarifa pode aumentar mais no ano que vem se sofrerem prejuízo com a menor demanda.

Foto por Dylan Passmore/Flickr

Segundo o G1, as empresas de ônibus dizem que o Uber Juntos faz concorrência direta e predatória sem estar sujeito às regras do transporte coletivo, como preços fixados e gratuidade para idosos. Foram apresentadas queixas em São Paulo, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Aracaju (SE), Maceió (AL) e em nove cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Vale notar que o Uber Juntos funciona atualmente em apenas 6 cidades: Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em São Paulo, as concessionárias de ônibus intermunicipais querem que o Uber Juntos seja proibido ou, então, que siga as mesmas regras do transporte coletivo — sendo obrigado a rodar em regiões de pouco movimento e oferecer viagens gratuitas para idosos e estudantes.

Além disso, se o Uber Juntos causar prejuízo às empresas de ônibus, isso pode resultar em preços mais caros no ano que vem. "Vai implicar em uma tarifa maior no próximo reajuste tarifário", segundo Ivan Lima, advogado do Setpesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo).

"O Uber Juntos faz a mesma coisa [que o ônibus], que é chegar a alguns destinos a partir de pontos em que ele passa, sem ter que arcar com os ônus da regulação. Quando [o carro] pega quatro, cinco pessoas, muitas vezes o valor se aproxima do do transporte público. Isso tira passageiros e interfere em todo o cálculo complexo da tarifa", diz Lima ao G1.

Passageiros trocam ônibus por Uber e 99

Segundo a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), a demanda por ônibus deve cair entre 5% e 7% este ano, com os usuários de transporte coletivo migrando para transporte via aplicativo — como Uber, 99 e Cabify.

Otávio Cunha, presidente-executivo da NTU, diz ao G1 que a situação pode piorar caso esses aplicativos migrem de carros para vans. Para ele, o Uber Juntos "é o táxi lotação travestido de nova tecnologia". A 99 opera um serviço semelhante em Belo Horizonte, chamado 99Compartilha (antes 99 Pool+).

Vale lembrar que a Uber começou a operar um serviço de micro-ônibus no Egito: o Uber Bus oferece viagens para 15 a 20 pessoas e usa a mesma tecnologia do Juntos para combinar passageiros a veículos, levando cada um até seu destino. O preço não é fixo mas é "acessível", segundo a empresa.

A Uber diz em comunicado que o Juntos não é transporte coletivo, e sim "um sistema que combina viagens individuais com trajetos convergentes para compartilhar o mesmo veículo". O serviço "complementa o transporte público, ampliando o acesso dos usuários à rede pública principalmente na região central".

Por sua vez, o 99 "entende que não há impedimento para o exercício da atividade e, por isso, segue acompanhando regulamentação do transporte por aplicativos e mantém diálogo constante com poder público".

Com informações: G1.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Viscotti Zernark
Eu prefiro Uber mesmo pagando o dobro.
Reinaldo RT
Parabéns, bandido, chegou ao ápice, o máximo que seus neurônios alcançam. Agora pode dormir em paz, boçal.
Naum Tenho
Mas é com a regulação que vem o lobby, as propinas, as concessões compradas, os alvarás de alguns politicos.... não pode acabar c essa máfia!!
Naum Tenho
Ahh meu amigo... isso eu posso atestar de fato!! Estive com minha familia em Salvador no final de outubro, o que vi foi um povo claramente castigado pelo governo, é notório o descaso com a população em geral... uma pena para um povo tão rico em cultura.
Naum Tenho
Ainda to na duvida se é taxista mesmo... ta mais pra petista ou psolista ou uma mistura das 3 coisas.
Naum Tenho
Parece birra de criança neh? Mas é a verdade... típica ameaça de filhas da puta q se penduram em propinas para permanecer no "jogo" e que se foda a população.
Naum Tenho
Q se EXPLODA a coletividade.... eu quero chegar em casa com qualidade e preço justo.
Naum Tenho
Isso mesmo! Aumentem as tarifas... dai vem outros tantos apps, o uber diminui o valor da tarifa e pronto! Estarão mais fudidos ainda!Querem a população ao seu lado? SE MODERNIZEM! Ofereçam qualidade e acima de tudo RESPEITO ao usuário!! Ganhem o usuário pela qualidade e não pelo grito! Através de exigencias!! Conquiste-nos! Assim como os apps vem fazendo!!
Reinaldo RT
Claro que não. Se é a favor da máfia, mafioso, bandido, desgraçado é, que não significa ser taxista, desculpe, pode ser mesmo ligado as vans, moto taxistas, ônibus... Ou seja QQ lixo mafioso.Compreendes, retardado? Quer um desenho?
Reinaldo RT
Boa conclusão! Digna de um auto destrutivo retardado!
Fabio Santos
Eu tendo carro dependendo do shopping que for com minha família se colocar no lápis custo de estacionamento e combustível mais manutenção (SP tem tanto buraco né), preferimos ir de uber, até aquele barzinho na noite com a patroa e umas cervejas a mais.
Macknroe
VOCÊ prefere! No mercado, seus objetivos são seus e nada mais. Mas esse "egoísmo" todo que vc diz só vale pra galera que quer resolver seus problemas, certo? Liberdade de escolha? Foda-se! Todos temos que usar um transporte ruim e acabar com a concorrência pois assim disse um paga pau do estado, de corporações (empresas de ônibus). Parabéns, fera! Vai arrumar nada daqui pra frente. Não é todo mundoi que gosta de burocracia, controle estatal etc.
Reinaldo RT
Ele é taxista! Por isso defende tudo que for contra Uber kkkk
Reinaldo RT
Então, taxista. Todos sabem que vcs, taxistas, morrem aos poucos e ninguém sente sua falta. Por isso, abrevie e acabe logo com sua dor: vá de Uber!Kkkkkkkkkk
Reinaldo RT
Ele é taxista kkkkk
Reinaldo RT
Vc e taxista kkkkk que otário
Reinaldo RT
Então vc é um Zé Mané que usa antolhos
Reinaldo RT
Kkkkk os bandidos de empresas de ônibus que oferecem lixo prós usuários, mamam nas tetas do governo, assassinam concorrentes, roubam sem constengimento, uma MAFIA, reclamando e.quwrendo proibir o concorrente....Sim pode ser piada.
Marco Antonio Soares
Na minha cidade a tarifa de ônibus é 4.00, pro mesmo destino 99, Uber, fica em no máximo 9.00. Dois usuários dos app já é vantajoso, três ou quatro então chega a ser cômico a relação entre aplicativos e o atraso e todo desconforto de ir com o péssimo serviço público prestado aqui.
Mike Cross
Porque é um mero comentarista de Internet que defende um status quo que todo mundo tá de saco cheio de aturar, mas pra você tá ok, sob aquela lógica de "se funciona (mesmo que porcamente), não substitua"?É por isso que quaisquer ideais coletivos andam em descrédito. Se vê isso como algo repreensivo, que veja sozinho pois todo mundo tá te mandando ir catar coquinho.
robson santos
Você fica igual a um idiota esperando para ser assaltado entre 00:30 e 2h da madrugada aguardando o último horário de uma linha que acaba não vindo(01:15), isso porque a da 00:35 se antecipou 10 minutos ao horário previsto conforme testemunhas, e a Cia municipal da linha lhe chama de mentiroso. Resultado: bora pagar uma corrida de táxi de R$120 ainda um pouco antes do Uber se popularizar e que sairia por R$55 conforme cotação..Eu não tenho pena de quem não tem pena do meu bolso, do meu suor e trabalho honestos, só taxistas pensam que o deles é honesto (???), e agora me vem as empresas de ônibus, Ah coitados dos políticos donos desses alvarás e suas máfias e as pessoas que por ignorância ou não os defendem alegando empregos, tô tão preocupado com eles ao invés de mim...
Lucas
Tratando-se de São Paulo, não sei se vivem bem à mercê do humor dos gestores públicos não, a maior parte dos empresários atuam há décadas na capital sem muitos problemas. Se você pesquisar pelos nomes citados nessa reportagem de 1999 verá que quase todos continuam atuantes:https://www1.folha.uol.com....Já essa reportagem de 2013 fala dos rolos envolvendo o José Ruas Vaz (Grupo Ruas), que atua há 60 anos no setor:https://m.folha.uol.com.br/...
Fábio Valentim
Agora a briga ficou séria. Desta vez com empresários de ônibus, sendo Uber nas cidades e Buser nas estradas. Esses empresários que oferecem veículos de péssimas condições, insegurança aos passageiros e circulando quando querem, isso deve acabar.
Ari Sousa
Os empresarios das linhas de onibus tem consciencia que nao conseguem concorrer com qq outra forma de transporte, sendo assim a unica alternativa e tentar frear por vias obscuras.
Edvaldo Andrade Almeida Neto
Ao invés de pedir que o uber juntos siga as mesmas regras que as empresas de ônibus seguem, lutem pelo fim da regulação excessiva e descabida do estado. Quem sabe assim as empresas consigam concorrer com o uber juntos e provavelmente num futuro o uber bus? Melhor para os clientes, melhor para as empresas. Simples.
RICARDO Braga
Uber quer o filé, o osso deixa pros ônibus e táxi. 😂😂😂
Eduardo Braga
Terrível.
Trovalds
A parte do 3 pessoas você leu ou ignorou mesmo?
Fausto Faria
Vc está se auto destruindo...
Fausto Faria
Fora que, bem ou mal, se vc é mal atendido na Uber, vc tem pelo menos quem mandar à merda e tentar melhorar as coisas.E no busão?
Caleb Enyawbruce
Adeus 👋
Epic Mac Fadden - ODZ -
Te deixarei em paz, mas farei parecer um acidente....
Epic Mac Fadden - ODZ -
Sabe cumé, cosa nostra.....
Epic Mac Fadden - ODZ -
Pior que tá não fic.... shhhhhhhhhhhhh.........
Epic Mac Fadden - ODZ -
Tinha em Campinas também, mas resolveram "dar um descontinho" na segunda viagem....
Epic Mac Fadden - ODZ -
Tem o app com QR, que não funcionou e deixou um monte de gente na mão.... quem vem de fora tá fulldildo nessa....
Guilherme Borges Cunha
Nem todo empresário é liberal. Na verdade, o empresariado brasileiro é bem anti liberal, adora um protecionismo estatal.
Carlin
O engraçado é que eles não podem de forma alguma sair perdendo, já que a "ameaça" é aumentar a tarifa, pra suprir a "perda" de passageiros, HILARIO!
Nioshi
q?
LeoNERD
Ok Tira a regulamentação de todo mundo e pronto. Vai melhorar para todos, abaixar o preço e os cartéis de empresas de ônibus vão falir.
Trovalds
Pois é. Pra ver como são as coisas. Recentemente estive no interior de SP (Sorocaba) e na capital. Como estávamos em 3 pessoas, todos os percursos que fizemos pelas cidades foram de UberX.Em Sorocaba, por exemplo, pra sair de onde estávamos e usar o transporte coletivo pra visitar um parente que mora mais afastado incluiria uns 10 minutos de caminhada até o terminal, 3 passagens e mais de 50 minutos de viagem (se for em um horário de pouco tráfego) e mais 5 minutos de caminhada até o destino final. Fora o humor do motorista. De UBER o preço saiu coisa de R$ 1 mais caro, o motorista parou na porta do hotel e nos deixou na porta da casa de quem nós íamos visitar. E teve trajeto que ficou mais barato ir de UBER do que ir de transporte coletivo. Em SP também alguns trajetos era praticamente a mesma tarifa o Uber e o transporte coletivo.Fora que em várias viagens o aplicativo fez upgrade pra UBER Select cobrando o preço do UberX pela viagem.
Porto Velho
O que diz a lei federal:"X - transporte remunerado privado individual de passageiros: serviço remunerado de transporte de passageiros, não aberto ao público, para a realização de viagens individualizadas ou COMPARTILHADAS solicitadas exclusivamente por usuários previamente cadastrados em aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede."Ou seja, podem chorar o quanto quiserem que os municípios nada podem fazer, a União garante esse tipo de serviço.
Paulo
Você acredita mesmo que eles são empresários liberais? Liberal é o Uber. Eles são patrimonialistas defendendo o mercado regulado e monopolizado. É meio que o contrário do liberalismo.
Rick
A livre concorrência já fez mais pela mobilidade urbana em 5 anos do que o Estado em décadas.
Felipe Silva
Meu relato sobre a má vontade no transporte publico:Durante 2 anos peguei a mesma linha de ônibus com certa frequência no mesmo horário, sendo esse horário de pico. 95% das vezes o ônibus passava com 15 minutos de atraso em relação a tabela, 4% das vezes 5 minutos antes ou depois do horário de atraso normal, e menos de 1% das vezes com uma diferença maior do que 5 minutos.A empresa sabia que aquele horário da tabela era impossível de cumprir por conta do transito, mas em 2 anos, apesar das reclamações, não foram capaz de mudar a tabela para o horário que faziam todo dia, e assim serem minimamente pontuais.Isso foi em Porto Alegre, uma das cidades que as empresas de ônibus estão chorando, então tem mais é que se fuder essas empresas, já que nem mudar um horário na tabela para serem pontuais são capazes de fazer.Sem falar na incapacidade de implementarem um sistema de bilhetagem eletrônica que seja fácil de recarregar, te cobram taxas pra ficar girando o caixa com o teu dinheiro
Felipe Silva
Não sei como é ai, mas em Porto Alegre o único subsidio do poder publico é a isenção de ISSQN, ou seja, as empresas só deixam de pagar a prefeitura (o que não faz sentido nenhum cobrar imposto em cima de transporte publico), então quem sofre todo o prejuízo da ineficiência das empresas é o passageiro.
Andre Kittler
Google: define facepalm
Sergio X
Legal, vamos pedir a extinção do *transporte público" essas carroças chamada de ônibus.. não desmerecendo as carroças ...lixo ,sucatas .
Bruno
Lembrando que o serviço público é pago em parte pelos impostos, ou seja, se paga apenas uma diferença e pagaria todo essa perda, de andar quase vazio ou em lugares afastados, ou seja, é uma falacia, tudo lucro para as empresas e descaso do poder publico.
Eduardo Braga
Aqui na minha região só tem uma empresa de ônibus (!!!). Eles nem devem estar se preocupando com isso.
Renan Alves
uma passagem de onibus custa 4,30 4,30x4 da 17,20 uma corrida de 1 minutos custa em media 16 / 19 reais, ou seja caso estejam e 4 pessoas é mais vantajoso utilizar o aplicativo de carona
Guilherme Macêdo da Cruz
Pera ai.. Deixa eu ver se entendi.. Então se o Uber Juntos não for proibido eles vão aumentar a tarifa do ônibus fazendo com que seja mais vantajoso ainda pegar Uber? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ed. Blake
No Brasil o pior estadista é o empresário liberal.
Ed. Blake
Dono de empresa de ônibus anda de Mercedes AMG, Audi ou BMW.
Ed. Blake
[Serviço de transporte subsidiado (público não é) ruim aqui
Mickão
Deixa chorarem. A ÁGUA TA BATENDO NO BUMBUM, AMIGÃO? MELHORA O SERVIÇO! Concorrência é isso aí. Vai aumentar o preço da tarifa? Vai lá, vão perder mais passageiros ainda.
Epic Mac Fadden - ODZ -
Em Campinas começaram a não aceitar mais dinheiro nos ônibus desde sábado.Eu pegava um por mês, ou a cada dois meses.... agora farei o percurso à pé.
Thiago Sabaia
Não precisa tentar proibir o coleguinha, só investir em segurança e qualidade que os clientes voltam.
betacaroteno
Economia disruptiva.É certo q essas novidades precisam ser adequadas. Mas isso o mercado vai fazer, tirando quem não tem condições, seja por que motivo for. É um caminho sem volta.Engraçado q aqui na minha cidade (São Paulo), eu ando de metrô numa boa, inclusive em horários de pico. Perfeito? Longe disso, mas funciona!Já os ônibus, é uma tristeza. É lógico q pra andar no asfalto vou preferir o Uber ou 99....o preço, dependendo do lugar, compensa mais do q andar em ônibus quente e lotado.
Rodrigo Gomes
Noticias com "serviço público", "sindicato", "regulamentação" chegam até a arrepiar...
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Qualidade, pontualidade, frequência e preço competitivo. Sem isso o transporte público não vai sobreviver a era da economia compartilhada.Onde eu moro consigo chegar em praticamente qualquer lugar da cidade gastando R$ 10-12, e na maioria das vezes minhas corridas ficam em torno de R$ 8,00. Não tenho carro e prefiro gastar o dobro do que perder 1 hora para um percurso que de carro levo menos de 10 mim.
Juninho
Esses donos de empresas de transporte não passam de canalhas, perguntem para eles se eles passariam um mês indo e vindo usando o transporte que em sua maioria é de péssima qualidade e caro, evidente que não. duvido muito que eles trocaram o conforto dos seus carrinhos, aqui em Salvador sem dúvidas nenhuma tem um dos piores serviços do país
Caleb Enyawbruce
Não tem mais volta, trouxas: a tendência é só piorar cada vez mais pro lado de vocês! Melhorem MUITO o serviço ou a vala da falência e do esquecimento os aguarda, mesmo que a longo prazo...
adrianonorthingan
Quando criança eu me lembro que tinha os ônibus padron, para quem não sabe o que é um ônibus padron são aqueles ônibus com motor no meio ou trás que ficam fora do ônibus, eles seguem o ônibus Europeu qual são pensado no conforto. Tambem tinha o transporte alternativo q
Jeffrey Sinclair | ᴳᶤᶻᴾʳᵉᵐᶤᵘᵐ
Chola Mais®
Ivan
Em vez de melhorar o serviço, é mais fácil destruir o concorrente, fortalecer o cartel e continuar oferecendo o mesmo serviço de [email protected]
Valdinei Ferreira
Vai começar tudo de novo.Os políticos vão preferir ficar a favor das empresas de transporte para não perder o voto e a popularidade, vão falar "tá proibido, galera!", "pode ficar sussa que vô botar fiscalização".Passa uns meses e tudo ocorre como se nada tivesse acontecido.(foi o que aconteceu aqui em Salvador com o Uber vs táxi)
Trovalds
O que você prefere: um ônibus que cabem 120 passageiros transportando quase 200 ou pagar um pouco mais e ir de carro e dividir com mais 3 pessoas?A solução é simples: MELHOREM o transporte coletivo público. Ofereçam em quantidade e qualidade que o povo vai usar. Eu não me importo em usar o transporte coletivo, desde que seja de boa qualidade.Mas o certo mesmo é pedir a extinção da concorrência porque não são capazes de oferecer coisa melhor. Aliás capazes são, mas quem vai querer investir em algo que tem retorno demorado e vive à mercê do humor dos gestores públicos?
tuneman
que começe o lobby!
Serjão Berranteiro 2, A VOLTA
kkk
Franco Luiz
mimimi