Início » Computador » MacBook Pro tem problema “flexgate” devido a cabo frágil na tela LCD

MacBook Pro tem problema “flexgate” devido a cabo frágil na tela LCD

Cabo flex do MacBook Pro pode quebrar muito fácil, afetando a retroiluminação na tela; Apple cobra caro por conserto

Por
34 semanas atrás

A Apple está tendo dor de cabeça com diversos produtos: é o novo iPad Pro que entorta, é o iPhone que vende pouco… Desta vez, o MacBook Pro está apresentando um problema chamado “flexgate”: o cabo flex dentro do notebook pode quebrar muito fácil, afetando a retroiluminação na tela LCD. Para consertar, é preciso trocar o display inteiro — e isso sai bem caro.

O defeito foi explicado em detalhes pelo iFixit. A geração atual do MacBook Pro (de 2016 até hoje) usa cabos flexíveis para conectar a tela a uma placa controladora do display abaixo da Touch Bar. Esses cabos são finos e frágeis, mas atravessam a dobradiça do notebook e ficam sujeitos ao desgaste de abrir e fechar o dispositivo.

O cabo flex fica esticado quando o laptop está aberto, aumentando o estresse ao dobrá-lo a cada abertura e fechamento do laptop. Dentro de pouco tempo, ele começa a quebrar em algumas unidades do MacBook Pro. Os fios que comandam a retroiluminação da tela são geralmente os primeiros a ceder, produzindo o efeito de “luz de palco” (foto acima); eles ficam desgastados e acabam se rompendo.

Pior: para deixar o MacBook Pro extremamente fino, a Apple projetou os cabos como parte da tela. Ou seja, não há como substituí-los individualmente: se eles começarem a falhar, é necessário trocar o display inteiro. Isso pode custar muito caro, cerca de US$ 600 nos EUA — e mais ainda no Brasil.

A dobradiça do MacBook Pro com o cabo flex da tela

Petição quer conserto grátis de MacBook Pro com flexgate

Segundo o iFixit, alguns poucos clientes conseguem que o Genius Bar troque a peça sem custo adicional. A Apple se recusa a substituir a tela gratuitamente na maioria dos casos. Várias pessoas acabam pagando por um novo display, por não saberem que o problema ocorre com mais frequência do que deveria.

Uma petição no Change.org quer que a Apple conserte gratuitamente todas as unidades do MacBook Pro com Touch Bar (2016 ou mais recente) com problemas no cabo flex da tela. Mais de 5 mil pessoas se juntaram ao abaixo-assinado.

O defeito afeta os modelos do MacBook Pro com Touch Bar. Enquanto isso, o novo MacBook Air usa um design ligeiramente diferente — mas seus cabos se dobram por cima da placa controladora do display e podem não ser removíveis.

No último ano, a Apple vem resolvendo outros problemas do MacBook Pro. Ela modificou o teclado, colocando uma membrana abaixo de cada tecla, para evitar a entrada de poeira. A empresa também liberou uma correção de software para o gerenciamento térmico de modelos com Core i9, que acabavam reduzindo a frequência — e o desempenho — quando ficavam quentes demais.

Com informações: iFixit.