Início » Brasil » Certificado internacional de vacinação agora é emitido pela internet

Certificado internacional de vacinação agora é emitido pela internet

Exigido para entrada em mais de 100 países, Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) agora pode ser gerado a partir de site do governo

Emerson Alecrim Por

Você não vai mais precisar fazer uma peregrinação para tirar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Exigido para entrada em vários países, o documento agora pode ser obtido pela internet, a partir do Portal de Serviços do Governo Federal.

O CIVP normalmente é requisitado para entrada em países que exigem que o visitante seja vacinado contra febre amarela (dependendo do país, outras vacinas também podem ser exigidas). O documento é obrigatório em mais de 100 nações. Para saber se o destino que você pretende visitar requer o certificado, pode-se consultar esta página da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia

Até então, a emissão do CIVP funcionava assim: o cidadão tinha que tomar a vacina contra febre amarela, realizar um cadastro no site da Anvisa e depois comparecer a um posto de atendimento da agência portando o comprovante de vacinação para validação cadastral e retirada do documento.

Agora, basta se cadastrar no Portal de Serviços com o CPF, escolher a opção de emissão do CIVP e preencher o formulário. Durante o processo, será necessário enviar cópia digitalizada do comprovante de vacinação e do documento de identidade.

A solicitação será analisada e, se tudo estiver ok, o certificado será gerado em até cinco dias úteis. Depois disso, é só imprimí-lo e assiná-lo, não sendo necessário comparecer a um posto da Anvisa. O documento tem validade vitalícia e emissão gratuita.

De acordo com o Ministério da Saúde, os postos de atendimento continuarão emitindo o documento para cidadãos com dificuldade de acesso ao sistema online, estrangeiros sem CPF, analfabetos e população indígena.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

MJuliani

Ninguém vai tomar uma vacina na sequencia da outra, é pra quem tomou no início a fracionada e agora precisa da dose única e eu disse: "mas é importante avisar o profissional de saúde antes de tomar a vacina."

@Sckillfer

mal informado*

"E não há problema em tomar a dose única depois da fracionada" virgula, pois a vacina agride bastante o figado e querendo ou não tomar a inteira depois da facionada vai ser uma agressão maior

Caleb Enyawbruce

droga, mesma coisa aqui. Acho q vou ter q partir pro presencial mesmo :/

MJuliani

@Skillfer Esqueci de dizer que a não emissão do certificado pela dose fracionada se dá pelo não reconhecimento por órgão internacionais.

MJuliani

@Sckillfer Você está mau informado, a dose fracionada foi utilizada por não haver tempo hábil para produzir a quantidade necessária para conter a evolução da doença em áreas de risco. Foi testada como eficaz, mas não se garante a longevidade da proteção.
E não há problema em tomar a dose única depois da fracionada, mas é importante avisar o profissional de saúde antes de tomar a vacina. (Eu tinha essa dúvida e perguntei a um médico)
Lembrando também que de alguns meses pra cá todas as doses do serviço público são do tipo única.

@Sckillfer

Nossa... Que ruim, a dose fracionada é justamente pra evitar os problemas da dose única "muito forte", daí tem que tomar ela mais a única

Pereira

Ouso dizer que a peregrinação pessoal era, dependendo da proximidade de um postinho da ANVISA, mais rápido. Em uma quinta-feira descobri que meu destino de uma viagem que faria no sábado exigia o CIVP (a exigência era recente, ainda assim, comi bola). Na sexta levei meu comprovante de vacinação (que não sei como consegui achar, senão conseguiria emitir uma segunda via tranquilo, pois me vacinei em 2017 e já era informatizado), fui no postinho na sexta de manhã e consegui o documento.

Mas é claro, quem não é tanso com eu e se programou, fica mais cômodo pela internet.

Hoje a dica que dou pra todo mundo que tira passaporte é: tira o CIVP, mesmo se não tem viagem programada.

Cassio

Quase dei um tapa nessa mosca da foto do perfil hahahahaha!

Bruno Feliciano

O portal está com pau. Aparentemente eu já tinha um cadastro lá, mudei a senha e mesmo assim não loga...

Caleb Enyawbruce

não é todo mundo que consegue resolver as coisas fora da empresa, em horario comercial. Fora os custos de deslocamento e tudo mais. Eu quero mais é fazer tudo deitado no sofá de casa, rs. Mas interessante saber que nao era tao complexo assim.

Anderson

Aqui em Curitiba o transtorno foi só em ter que ir até o aeroporto, pq agendei e fiz em 10min, agora pela internet fica bom tbm, sem precisar sair de casa.

Caleb Enyawbruce

Ótima notícia! Eu ia ter que fazer essa “peregrinação” por conta de uma viagem. Show de bola.

Caleb Enyawbruce

Bem lembrado

MJuliani

Só faltou dizer que somente a dose única da vacina permite fazer o certificado, quem tomou a dose fracionada terá de tomar a dose única.