Início » Computador » Google prepara múltiplas áreas de trabalho para Chrome OS

Google prepara múltiplas áreas de trabalho para Chrome OS

Função pode trazer problemas de desempenho para Chromebooks mais simples

André Fogaça Por

O Google pode estar próximo do lançamento de uma nova versão do Chrome OS, que roda em Chromebooks, com a adição de múltiplas áreas de trabalho. A implementação já circula em testes desde o segundo semestre do ano passado, mas está ganhando forma e funcionará de forma semelhante ao que acontece em outros sistemas operacionais.

Ter diversos desktops virtuais em uma máquina é o tipo de recurso que agrada apenas aos usuários mais exigentes, já que ele permite alternar rapidamente entre grupos de programas abertos – ou esconder, de forma rápida e até evitando notificações, o Facebook quando o chefe chegar por perto.

A função já existe no Linux, macOS e no Windows, e está chegando, sem muita pressa, ao Chrome OS desde o final de 2018. Ontem (13) um desenvolvedor publicou um vídeo onde mostra como será ativada a ferramenta, mas ainda não funcionando como se espera. O botão para adicionar as áreas de trabalho virtuais ainda não faz nada, mas já está posicionado no canto superior direito da tela.

Existe um único ponto onde os usuários podem ficar frustrados: quanto mais janelas abertas, mais poder de processamento e RAM serão necessários para manter tudo funcionando. Essa tarefa é especialmente complicada para modelos de Chromebooks mais simples, como todos os que são vendidos no Brasil.

As múltiplas áreas de trabalho podem ficar limitadas aos notebooks mais potentes, como solução para evitar que o desempenho caia quando inúmeras abas abertas – uma decisão comum em mercado de smartphones, mas não no de computadores.

Ainda não há informações sobre o lançamento das áreas de trabalho virtuais em uma versão estável e para o público, do Chrome OS.

Com informações: SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luizão

lembro do ano de 2002, primera vez que eu usei um linux, na época era um livecd do knoppix, nem sei se essa distro ainda existe, naquela época, já tinha múltiplas áreas de trabalho.

GuilhermeSMello

Demorei para me acostumar com o uso de multiplos desktops, mas depois que aprendi a usar não abro mais mão.

@cheesepaulo

Agora vai sumir com a memória de 2 desktops

Kodos Otros

Nossa, eu usaria fácil ele. Já testei o cloudready e gostei muito, mas a Play Store faz falta.

Henrique Picanço

Eis uma das coisas que eu mais estranhei sobre esse sistema do Google...

Jairo ☠️

Em breve©

tuneman

Eu nunca consegui me disciplinar pra usar. Não uso notebook pra trabalhar e quando uso eu faço o que preciso e passo pra proxima tarefa.

Andrei

Rapaz eu trabalho com diferentes IDE's e varias linguagens, é uma mão na roda.

tuneman

Tá aí um recurso que nunca consegui utilizar....
Aquelas Atividades do KDE tambem eram uma confusão.

Antony

R E V O L U C I O N Á R I O

Kodos Otros

Quando que o Google vai tomar vergonha na cara e disponibilizar a ISO pra gente?

Gertrudes, a Lhama

Gosto dessa interface do ChromeOS. Mistura a praticidade da taskbar única do Windows e a beleza da dock do MacOS.

Estou com uma interface bem semelhante em casa. Gnome + Dash to Panel (configurado pra centralizar os ícones) + um tema semelhante deixa a interface bem agradável.