Início » Jogos » Microsoft expande Xbox Live para jogos no Android e iPhone

Microsoft expande Xbox Live para jogos no Android e iPhone

Microsoft levará Party Chat e sistema de matchmaking para jogos multiplayer no PlayStation 4, Nintendo Switch, iOS e Android

Por
14/03/2019 às 19h11

Rumores diziam que a Microsoft estava interessada em expandir o Xbox Live para mais plataformas, e é mesmo verdade: ela vai oferecer o serviço para dispositivos iOS e Android. Além disso, a empresa levará seu Party Chat e sistema de matchmaking para jogos multiplayer no PlayStation 4 e Nintendo Switch.

O novo Xbox Live SDK permitirá que o usuário faça login com sua gamertag do Xbox ou Windows em um celular Android ou em um iPhone; cabe ao desenvolvedor implementar isso. Dessa forma, será possível sincronizar as conquistas, o Gamerscore e estatísticas de jogo.

Não será possível usar o Xbox Live no Nintendo Switch, pelo menos não por enquanto, mas a Microsoft está aberta à ideia. Ela também gostaria de levar seu serviço para o PS4, mas isso dependeria de aprovação da Sony.

Bate-papo e matchmaking do Xbox Live no PS4 e Switch

Enquanto isso, alguns recursos do Xbox Live se tornaram independentes para chegar a mais plataformas, incluindo Xbox One, PS4, Nintendo Switch, PC, iOS, Android e web. Eles fazem parte do PlayFab, serviço de backend para jogos online.

O PlayFab Matchmaking combina jogadores em títulos multiplayer, e é baseado no matchmaking do Xbox Live. Por sua vez, o PlayFab Party é um serviço de voz e bate-papo adaptado do Xbox Party Chat.

Tudo isso faz parte do Game Stack, que reúne todas as suas plataformas de jogos — incluindo DirectX, PlayFab e o próprio Xbox Live — em um só ecossistema. Elas podem ser conectadas através do Azure, serviço de nuvem da Microsoft que oferece desde notificações até aprendizado de máquina.

A Microsoft deixa claro, no entanto, que o Game Stack não exige o uso do Azure: ele é compatível com qualquer plataforma de nuvem, assim como o PlayFab. O objetivo é que mais desenvolvedores adotem a estratégia de Minecraft, que está disponível em cerca de dez plataformas diferentes.

Com informações: Microsoft, The Verge.