Início » Jogos » Microsoft expande Xbox Live para jogos no Android e iPhone

Microsoft expande Xbox Live para jogos no Android e iPhone

Microsoft levará Party Chat e sistema de matchmaking para jogos multiplayer no PlayStation 4, Nintendo Switch, iOS e Android

Felipe Ventura Por

Rumores diziam que a Microsoft estava interessada em expandir o Xbox Live para mais plataformas, e é mesmo verdade: ela vai oferecer o serviço para dispositivos iOS e Android. Além disso, a empresa levará seu Party Chat e sistema de matchmaking para jogos multiplayer no PlayStation 4 e Nintendo Switch.

O novo Xbox Live SDK permitirá que o usuário faça login com sua gamertag do Xbox ou Windows em um celular Android ou em um iPhone; cabe ao desenvolvedor implementar isso. Dessa forma, será possível sincronizar as conquistas, o Gamerscore e estatísticas de jogo.

Não será possível usar o Xbox Live no Nintendo Switch, pelo menos não por enquanto, mas a Microsoft está aberta à ideia. Ela também gostaria de levar seu serviço para o PS4, mas isso dependeria de aprovação da Sony.

Bate-papo e matchmaking do Xbox Live no PS4 e Switch

Enquanto isso, alguns recursos do Xbox Live se tornaram independentes para chegar a mais plataformas, incluindo Xbox One, PS4, Nintendo Switch, PC, iOS, Android e web. Eles fazem parte do PlayFab, serviço de backend para jogos online.

O PlayFab Matchmaking combina jogadores em títulos multiplayer, e é baseado no matchmaking do Xbox Live. Por sua vez, o PlayFab Party é um serviço de voz e bate-papo adaptado do Xbox Party Chat.

Tudo isso faz parte do Game Stack, que reúne todas as suas plataformas de jogos — incluindo DirectX, PlayFab e o próprio Xbox Live — em um só ecossistema. Elas podem ser conectadas através do Azure, serviço de nuvem da Microsoft que oferece desde notificações até aprendizado de máquina.

A Microsoft deixa claro, no entanto, que o Game Stack não exige o uso do Azure: ele é compatível com qualquer plataforma de nuvem, assim como o PlayFab. O objetivo é que mais desenvolvedores adotem a estratégia de Minecraft, que está disponível em cerca de dez plataformas diferentes.

Com informações: Microsoft, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Soares Santos

A Microsoft mergulhou de cabeça nessa coisa de focar em serviços ao invés de produtos. Amazon deve estar incomodando muito mesmo.

Eduardo Braga

Pois é. Daqui a pouco não tem nem mais conquistas nativas do iOS.

lobisomem

A Microsoft é o novo Google da Inovação. Quem diria? E o Google caminhando para se tornar a nova " velha Microsoft". Buguei nesse paradoxo.

Kodos Otros

E quem perde são os usuários da Sony.

Epic Mac Fadden - ODZ -

Já ligaram, e desligaram.

http://ordemdazoeyra.blogsp...

Frank V

"Ela também gostaria de levar seu serviço para o PS4, mas isso dependeria de aprovação da Sony."
Spoiler: Not gonna happen

Wesley Generoso

Se funcionar bem, eu não vejo problema. Quanto mais escolhas o consumidor tiver, melhor. Provavelmente ninguém vai ser obrigado a utilizar isso, usa quem quer.

teo venier

Só o final da matéria q não está bom. Esses recursos informados na matéria, não vão ajudar a portabilidade do código para outras plataformas.

Leandro Amaral

Relaxa, fanboy, a Sony tbm.

pedrowillyam

Eu acho tão massa isso de a Microsoft se preocupar em querer que seus serviços funcionem na maior parte de dispositivos possíveis. Acho que o bom do Windows Phone não ter dado certo foi isso: tornou a Microsoft uma das empresas mais "abertas", indo totalmente na contramão da Apple e seu ecossistema fechado e exclusivista pra seus próprios aparelhos.

Daniel R. Pinheiro

Estratégia semelhante ao que fizeram com os seus serviços nas plataformas mobile concorrentes...

Mike Cross

Bem, desde o Apple Pippin que a empresa não quer saber de games.

Mike Cross

A Microsoft quer ser a primeira a transformar seu console em um serviço independente de um hardware, e assim ser mais presente, independente da plataforma. Isso não só aumenta sua base de usuários, mas também lhe dará amplo terreno para o tão falado "gaming por streaming" que todo mundo tá apostando.

Eduardo Braga

Acredito que a Apple tá bem whatever com isso. Nunca vi não ligarem para algo como não ligam pro Game Center.

ばか

E na pratica qual a vantagem disso?

Exibir mais comentários