Como mudar o nome de usuário no Minecraft

Quer dar um jeito no seu apelido esquisito no jogo? Veja como mudar o nome no Minecraft em várias plataformas

André Leonardo Vivi Werneck
Por e
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
minecraft
Como mudar o nome em Minecraft (Imagem: Divulgação / Mojang Studios)

Minecraft é um sucesso, gostando você ou não do jogo de construir com bloquinhos. O game é popular desde sua época de testes e, naquela época, muita gente criava apelidos aleatórios para explorar o mundo. O problema quase que constante de quem cria nomes de usuário, por impulso, é quase sempre arrepender depois e querer trocar. Às vezes isso não é possível, mas há casos em que você ainda tem uma chance. Se arrependeu do seu apelido? Veja como mudar o nome no Minecraft.

Os tutoriais, a seguir, explicam como mudar o apelido em Minecraft Java Edition, disponível para computadores e Minecraft Pocket Edition, disponível para iPhone, iPad e Android. Se quiser se aprofundar sobre as versões do game, recomendo este artigo que informa as diferenças entre as versões de Minecraft.

Como trocar o nome em Minecraft Java Edition

Trocar o nome em Minecraft Java Edition é simples, mas lembre-se que só é possível alterar o nome uma vez a cada 30 dias. Agora, confira o passo a passo.

Tempo necessário: 2 minutos

  1. Acesse o site oficial de Minecraft

    Acesse o site oficial de Minecraft, clique em “Iniciar sessão”. Coloque os dados da sua conta da Microsoft e siga para o próximo passo. Caso tenha uma conta antiga da Mojang, poderá fazer atualização para uma conta da Microsoft;Imagem conta Minecraft - como mudar o nome em minecraft 02

  2. Entre na sua biblioteca de jogos

    Toque na aba “Os meus jogos”, selecione Minecraft Java Edition e depois selecione nome do perfil;Imagem conta Minecraft - como mudar o nome em minecraft

  3. Altere seu nome e finalize o processo

    Faça a alteração do nome e salve. Na próxima vez em que entrar no jogo, verá seu novo nome.

Como trocar o nome de usuário em Minecraft para Android, iPhone e iPad

Minecraft Pocket Edition, disponível para dispositivos móveis, funciona de maneira um pouco diferente. O nome padrão exibido para o jogador é Steve, o mesmo do personagem principal do game. No entanto, para trocar o nome, faça o seguinte:

  1. Acesse o menu “Configurações”;
  2. Selecione “Perfil”, depois “Nome” e troque Steve, pelo nome que preferir.

Como trocar o nome de usuário em Minecraft Bedrock

A versão Bedrock, disponível para Windows 10 (ou superior), utiliza a gamertag do jogador na Xbox Live, portanto não há como fazer a mudança de nome diretamente pelo game. É preciso entrar no site oficial do Xbox, logar com sua conta e alterar sua gamertag. Contudo, reflita se compensa fazer a mudança, em razão de apenas um jogo.

É possível mudar o nome de usuário em Minecraft nos consoles?

Sim. É possível mudar o nome de usuário em Minecraft nos consoles, porém, a Minecraft Bedrock, disponível em consoles como Xbox One, Xbox Series, PS4, PS5 e Nintendo Switch, utilizam as gamertags ou IDs dos serviços em que o jogador tem conta, como Xbox Live ou PSN. Para alterar o nome em Minecraft é necessário alterar seu nome nestes serviços, portanto é bom pensar se vale a pena o esforço.

Como mudar a gamertag no Xbox 

Se você considera mudar sua gamertag, saiba que é possível realizar a operação diretamente no console. A alteração pode ser feita de maneira gratuita na primeira vez. Veja como mudar a gamertag no Xbox.

Como trocar seu nome na PSN

Se você tem um Playstation, também é possível fazer a mudança de nome no serviço, porém vale lembrar que assim como acontece no console da Microsoft, apenas a primeira alteração é gratuita. Veja como trocar seu nome na PSN.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Minecraft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Relacionados