Início » Aplicativos e Software » Facebook e Messenger Lite chegam aos iPhones no Brasil

Facebook e Messenger Lite chegam aos iPhones no Brasil

Versão lite dos apps do Facebook consomem menos dados e funcionam em conexões 2G

Paulo Higa Por

Sem alarde, o Facebook liberou as versões simplificadas de seus aplicativos para iOS no mercado brasileiro. O Facebook Lite e o Messenger Lite, que eram exclusivos da Turquia até então, prometem consumir menos espaço na memória e funcionar até quando você estiver em uma conexão 2G.

Facebook e Messenger Lite para iOS (Foto: Paulo Higa)

O Facebook Lite exige um download de apenas 16,8 MB (contra inacreditáveis 453 MB da versão completa) e suporta os principais recursos da rede social. Você pode navegar pelo feed de notícias, interagir em publicações e publicar ou acessar vídeos: a empresa diz que isso “funciona bem em todas as condições de rede, até em 2G”.

Por ser uma versão lite, voltada para quem tem conexões mais lentas ou um iPhone com pouca capacidade de armazenamento, o Facebook Lite deixa as firulas de lado: há bem menos animações, e os vídeos não começam a reproduzir automaticamente. Com um aplicativo bem menor, talvez o Facebook pegue menos dados seus também.

Facebook Lite - iOS

Já o Messenger Lite é o que o Facebook Messenger deveria ser: um aplicativo para enviar mensagens. Enquanto a versão completa permite publicar e acompanhar stories dos seus amigos, ou encontrar novos bots para conversar, o aplicativo simplificado deixa você… se comunicar com pessoas. Dá para enviar fotos e fazer chamadas em voz ou vídeo.

E, claro, ele também ocupa muito menos espaço, o que é ótimo para quem eventualmente recebe alguma mensagem pelo Facebook Messenger e se viu obrigado a instalar o aplicativo, mas não quer fazer downloads gigantes a cada atualização: ele tem 19,5 MB, bem menos que os 239 MB (!) do Messenger padrão.

Messenger Lite - iOS

O Facebook Lite está otimizado para iPhones, enquanto o Messenger Lite tem interface para iPhones e iPads. Eles exigem o iOS 9.0 ou superior, deixando de lado os aparelhos até o iPhone 4, lançado em 2010.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Miguel

O Messenger ficou ótimo. O design ficou bom e o app bem rápido. Desinstalei a versão normal na hora.

Thiago Silva

Uso o Lite no Android, bem melhor que o tradicional. Não sinto falta dos recursos inúteis que tem no tradicional, fora o consumo de bateria que é imenso. O lote dá versão Messenger é o básico mesmo, apenas falar caso necessário.

Tiago Faustino

O Messenger Lite já substituiu o outro fácil. Não via motivo pra ter tanta tralha pra um app de mensagens que nem uso tanto.

Filipe Espósito

Sim, uma das novidades da versão mais recente da Swift é reduzir o tamanho dos apps.

Eduardo Braga

Essa versão nova do Swift também deve ajudar mais nisso né?

 david

tem modo escuro esse lite?

Tori

Interessante que o Facebook lite do iOS tem interface que remete ao original, enquanto no android é um JME.

Cristina Nascimento

Tem modo escuro?

Filipe Espósito

Sabe quando dizem que os apps do iOS são bem mais otimizados pra cada aparelho? É algo literal mesmo. Vou dar um exemplo: se você vai incluir um botão dentro do app, precisa salvar o PNG (ou qualquer arquivo que seja) adaptado pra cada categoria de tela disponível atualmente (1x, 2x, 3x...). Tudo precisa ser duplicado ou triplicado para funcionar corretamente em cada aparelho. Já faz alguns anos que o iOS conta com um recurso chamado "App Thinning" (desde o iOS 9 acho) que identifica e baixa apenas os assets do app necessários para aquele aparelho específico (um iPhone com tela retina normal não baixaria as imagens dos iPhones Plus e iPad por exemplo). O próprio Facebook faz isso. A matéria menciona os 453MB do app completo, mas no meu iPhone X o app tá ocupando cerca de 250MB (o que ainda é bastante). O problema é que nem todos os desenvolvedores adaptam os apps pra funcionarem corretamente com esse "App Thinning".

Mateus Silva

Se alguém souber a respostas comente aí, também sempre tive dúvidas do motivo dos apps para iOS serem infinitamente maior do que os do Android.
Comprei um iPhone 6 16GB na época do lançamento achando que ia ser tranquilo, afinal eu estava saindo de um Galaxy S III com os mesmos 16 GB e sempre sobrava espaço livre. No primeiro mês já me arrependi da escolha. Esses dias levei o iPhone para consertar e passei uma semana com um Moto G 2014 (com 16GB), instalei os mesmos apps e sobrou cerca de 8 GB livres de armazenamento, sendo que no iPhone sobra cerca de uns 2 GB apenas.

P. Herrera

Quase 500MB para um app de rede social(uma ISO do XP), taquipariu! Sempre pensei de o pq dos apps para iOS serem enormes. Não é apenas esses dos Facebook. Tipo??? É a linguagem usada?

PS: O pessoal com iPhone 16GB sofre.

Lucas Vinicius

Pensei que já tinha no iPhone, eu uso o messenger lite a tempos no android D:

Palhaço dançarino B/W

Sabia que isso ia acontecer