A Sony anunciou seus resultados financeiros nesta sexta-feira (26) e confirmou oficialmente uma informação importante aos investidores: a empresa saiu do mercado de celulares no Brasil. Isso significa que os lançamentos recentes da linha Xperia, como Xperia 1, Xperia 10 e Xperia 10 Plus, não deverão ser encontrados nas lojas do país.
- Prejuízo da Sony com Xperia quadruplica e vendas do PS4 desaceleram
- Sony diz que PlayStation 5 não será lançado nos próximos 12 meses
Embora não se pronunciasse oficialmente sobre o caso, a divisão de dispositivos móveis da Sony já sinalizava que havia desistido do país. Desde o final de março, o site oficial da empresa no Brasil não exibe informações sobre os smartphones, se restringindo a orientar os consumidores sobre assistência técnica e serviços de pós-venda. A página brasileira da Sony Mobile no Facebook também foi removida.
“Aceleramos nosso plano de cessar a produção em nossa fábrica de Pequim e saímos de várias regiões, como o Oriente Médio, a América Central e a América do Sul”, diz a Sony em um relatório aos acionistas. A empresa quadruplicou seu prejuízo com celulares em 2018, mas acredita que poderá tornar a divisão lucrativa no ano fiscal de 2020 com seu plano de redução de custos.
O último lançamento da Sony Mobile no Brasil foi a linha Xperia XZ2, anunciada no começo de 2018 por preços sugeridos entre R$ 3.299 e R$ 3.799. Assim como acontecia desde 2016, os produtos eram importados — a Sony chegou a produzir celulares em território nacional, mas mudou sua estratégia naquele ano, influenciada pelo fim dos incentivos fiscais do governo.
Outros smartphones recentes da empresa, como o Xperia XZ3, com tela OLED e bordas reduzidas, além das linhas Xperia 1 e Xperia 10, com displays em proporção 21:9, não chegaram a desembarcar no país. Antes do comunicado desta sexta-feira (26), a Sony se limitava a dizer apenas que os produtos seguiam “sem previsão de comercialização no Brasil”.
No ano fiscal de 2018, a Sony comercializou apenas 6,5 milhões de smartphones no mundo, menos da metade do período anterior, quando as vendas foram de 13,5 milhões de unidades — ainda assim, um número muito baixo. Como informa a IDC, foram vendidos 1,4 bilhão de smartphones globalmente, sendo 292 milhões da Samsung, 208 milhões da Apple e 206 milhões da Huawei.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Resumiu perfeitamente o caso. Tive vários Z series. Todos tiveram problema, ou de quebra só de olhar pra eles, ou agua ou vapor entrando. E a assistência era uma piada. Uma cidade como Curitiba não ter uma assistência autorizada, apenas um posto de coleta, que mandava o aparelho pra São Paulo, é uma piada. Sou fã da Sony. Mas a experiência em ter um Xperia foi traumatizante.
Meus tios tem distribuidora dentro do proposto pela LG está ok.
Nem abaixo e nem acima.
Até o K10 Novo, vendia.
K9 e K11 já não vendeu tanto.
E o K12 tem tudo pra vender ainda menos.
Me refiro a smartphones e outros produtos. Video Games ainda é um dos poucos mercados onde a Sony é relevante
Às vezes o indivíduo está louco na droga.
Bem pontuado.
Nesse caso, a Microsoft, na hora da morte da Sony, compra a marca Playstation e decreta o fim da Sony kkk
Samsung e Motorola, aliás, não só nos mais básicos, mas o mercado todo em si.
Na hora que ela quebrar, não fornecerá hehehe
Então ele em si esquentava muito, porém o celular em si depois de algumas atualizações, se fava muito bem, so tinha um pequeno problema, o aquecimento. Ele era muito bom no começo, mas depois devido ao processador começou a consumir muito a bateria de forma que o telefone não passava muito tempo sem carga e sair sem um Powerbank era impensável. Hahaha e sim eu consumia bastante os produtos Sony, Vaio, Playstation, Bravia. Para uma melhor conexão entre os aparelhos. Porém a Sony decaiu muito no quesito qualidade durante os anos o que me faz abandonar alguns produtos.
Pelo menos se tratando de videogame, a China não oferece nenhum perigo pra Sony.
Samsung e Motorola
Eu tive um Xperia Z2, usei durante 3 anos, o aparelho era fantástico. Só troquei pq ele começou a ter vários problemas com o touch e a bateria não aguentava muito bem depois desses 3 anos de uso.
Sony tem muito o que aprender com a Xiaomi. A Xiaomi não está no brasil, mas está no coração do brasileiro. Já a Sony estava no Brasil, mas ninguém dava bola.
Não vai fazer falta alguma. Aparelhos mais feios que bater na mãe, além de caros.
Uôooooooooooooooo.
China number one.
Boa sorte.
Durante todos esses anos vendendo smartphones no Brasil, acredito que tenha visto uns DOIS aparelhos Sony.
Não fiquem tristes, a Sony continuara na Europa e Estados Unidos. Por isso meu próximo Sony será o Xperia 1 que irei comprar, tenho que assistir minha Netflix numa tela de 21,9. Só quem tem aparelhos Sony, sabe o que essa marca representa. Sony, minha fidelidade com você é eterna até que pare de vez a produção dos smartphones.
Aqui tem muito Xperia, sim. Japão
Uma pena. Diversos sites e YouTubers ignoravam a marca. Deve ser pq ela não pagava pra falar bem. Agora continuem ignorando.
Demorou muito. Já venho dizendo que a Sony está se tornando uma empresa de conteúdo para entretenimento. Ai está mais uma prova.
Usar o Snapdragon 810 foi um terrível erro que a Sony fez no Z3+... e você deve ser um fanboy de carteirinha para comprar esse aparelho. Não viu nada imprensa especializada falando desse processador? Foi o maior fiasco que a Qualcomm produziu... :(
O presidente da CBS foi na sede da Sony para tentar adquirir a divisão de mídia da Sony mas voltou de mãos abanando, já que a diretoria ainda presa pela divisão.
Hahahaha
Trágico
Sony se tornou irrelevante, as chinesas estão dominando o mundo.
Exatamente esse, vinha com Snapdragon 810. Parecia que ia explodir e no final só fritou a placa mesmo. Hahahaha
Z3+ não foi aquele que esquentava horrores?
Então a Columbia filmes está na vitrine para Netflix ou Amazon possa comprar o studio.... aos pouco a Sony vai falindo, só lucra com a A1-pictures, Funimation e Playstation.
http://www.telesintese.com....
Eu nem lembrava mais da Sony quando pensava em smartphone. Ninguém vai sentir falta, vá com deus porque nem o diabo quer Xperia hoje em dia.
Difícil isso um acionista está tentando pela segunda vez que a Sony venda a Sony pictures a e a Sony music para se concentrar em eletrônicos mas a diretoria se recusa
não cara, Sony está na mesma que a Mitsubishi, tem que parar de vez e focar em apenas 1 coisa.
Posso não ser mais da empresa dos meus tios mais ainda consigo números de vendas quando preciso eu também quando num último almoço de Páscoa eles citaram uns detalhes no geral.
Ou lançem um Playstation phone
Antigamente eu via muitos pessoas com aparelhos da LG agora só vejo Samsung.
Lg vende bem aparelhos básicos
Ou nem isso, talvez elas param com celular e focam na PlayStation
Então, Sony esta realmente falindo, não so em celular aqui no Brasil, mas tambem no Japão, e muitas outras linhas de aparelhos também, e ate mesmo estúdio de filmes, recentemente a Columbia studios esta a venda para netflix ou para Amazon.
E nem podem dizer que você não insistiu.
A LG deve sair em breve
Xperia vai ficar restrito ao Japão, único país que ele tem participação razoável de mercado (19%)
Vai tarde! Aparelhos caros e que não valem nem 1/3 do preço cobrado
A maioria da população não sabia mais da existência!
Sei qual é. Meu irmao tinha a versao nao pro e minha amiga a versao pro.
já fazem alguns anos que a sony tem deixado a desejar nos lançamentos. Mais do mesmo cobrando absurdamente mais que as concorrentes.
Morreu e não passa bem, sai a Sony e entra a Huawei , aguardemos
Sinceramente? basicamente ja nao vendiam era aparelhos comuns com preço proibitivo seria quase uma Apple android
Isso era inevitável, A Sony em Smartphones não inova em relação as concorrentes a anos, a maioria das empresas concorrentes estão utilizando o bordeless enquanto a Sony continua com bordas quadradas ENORMES e horrorosas e não é de hoje, a experiência com câmeras tinha tudo para ser a melhor do mercado, porém perde feio para Apple, Samsung e até para as chinesas mesmo fabricando o sensores para esses aparelhos. O atendimento ao cliente aqui no Brasil é horrível, não tenho palavras para descrever o quanto é desapontador uma empresa do tamanho da Sony ter um serviço tão ruim, eu posso dizer com propriedade. Tive o Xperia Z1, (Z2,2x), Z3 e Z3+. Todos eles vinham com a promessa de serem a prova d'água no começo. E só quem teve um Xperia sabe o quanto a experiência com som é ótima, porém o celular é frágil, aparelho construído em vidro que por sinal era incrivelmente fácil de rachar por qualquer razão, Xperia Z3+ foi um aparelho extremamente problemático. Desde então eu decidi nunca mais comprar mais nada da Sony, o que ela faz com seus clientes no Brasil é um total descaso o que me fez deixar de consumir os produtos da marca.
Não fará falta. A Sony continua ganhando fornecendo componentes (principalmente câmeras) para outras fabricantes
Vamos fingir surpresa!
A sim! os primórdios do Android eram complicados. Mas era o que tinha e eu achava fantástico! Antes disso eu tive um Celular Sony Ericsson Walkman W200, esse ainda não dava para chamar de Smartphone, mas como ele era top para a época! Design fantástico e dava para ouvir música!
Eu dive por uns meses e troquei por um n8, o Android dele era muito sofrido.
Pois é, infelizmente uma pena :-(
Igualmente aqui, meu primeiro produto android foi exatamente esse, gostava bastante, usei Sony ate o Xperia Z3+, depois não tive coragem de me manter na linha.
@disqus_SZcQfwByHB:disqus se eu te falar que o meu primeiro Smartphone foi um Sony Xperia X10 Mini Pro
Em breve a Sony deixara de vender smartphones. Ela se perdeu completamente neste seguimento.
Era só questão de tempo, ela ja vinha cantando essa pedra a um bom tempo. Gosto muito dos produtos Sony mas tirando alguns ela se perdeu, sem falar que ela não sabe usar seus próprios sensores, a equipe de hardware tem comunicação zero com a de Software.
É bem difícil concorrer com os players já estabelecidos... O mercado está saturado. A decisão de abandonar este mercado foi sábia.
Errou em vários aspectos... Tá pagando o preço agora. Mercado não perdoa.
Trsite mas sem surpreesa, meu atual Sony e o meu passado foram comprados na Europa. Sony praticamente morta no Brazil a muitos anos. A cmpania se perdeu faz muito tempo no globo inteiro. Uma pena.
Eu nem sabia que essa linha Xperia ainda existia, ultima vez que ouvi falar faz uns 4 anos.