Início » Negócios » Walmart encerra vendas online no Brasil e foca em lojas físicas

Walmart encerra vendas online no Brasil e foca em lojas físicas

Loja online do Walmart Brasil anuncia fim das atividades; empresa vai se concentrar nas 400 lojas físicas de atacado e varejo

Felipe Ventura Por

A loja online do Walmart Brasil fechou as portas nesta sexta-feira (10): a empresa decidiu encerrar sua operação na internet por corresponder a uma “parcela mínima das vendas totais da companhia”. Em vez disso, ela vai se concentrar em suas 400 lojas físicas de atacado e varejo no país.

Foto por Mike Mozart/Flickr

“Queremos dividir com você a nossa decisão de suspender em 10/05/2019 as atividades do comércio eletrônico Walmart.com.br”, informa o site da empresa. “Sabemos da importância do mundo digital e trabalharemos em um novo projeto que vai oferecer a todos vocês uma melhor experiência online.”

O site também menciona os endereços de e-mail para contato caso você tenha comprado algo através do marketplace, ou caso seja um vendedor. Desde 2017, a loja brasileira do Walmart trabalhava apenas no modelo de marketplace, sem estoque próprio.

Em comunicado ao G1, a empresa diz: “o Walmart Brasil anuncia hoje os primeiros passos na reformulação na sua estratégia digital. Inicialmente, será descontinuada a operação de marketplace, que hoje representa uma parcela mínima das vendas totais da companhia”.

O Walmart ainda não revela qual será essa estratégia digital, mas diz que seu foco estará no atacado, clube de compras e varejo físico devido ao “enorme potencial de crescimento”.

Walmart vendeu 80% da operação brasileira em 2018

Em 2018, 80% das operações do Walmart no Brasil passaram para as mãos da Advent International, que investe em capital de risco e tem sede nos EUA. Os 20% restantes continuam com a Walmart americana, que registrou perda de US$ 4,8 bilhões gerada por essa venda.

A empresa chegou ao Brasil em 1995, mas não conseguiu vencer concorrentes mais estabelecidos como o Grupo Pão de Açúcar e o Carrefour. Acredita-se que as operações por aqui nunca geraram lucro. E ela acabou voltando sua atenção para os EUA depois que a Amazon acirrou a concorrência no varejo dos EUA, com a compra da rede Whole Foods.

Para reerguer a empresa no Brasil, a Advent está se concentrando em lojas físicas no formato “atacarejo”, mistura de atacado e varejo. O Walmart Brasil é dono de marcas como Sam’s Club, Maxxi e Hipermercado Big.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

PrGirafales

exatamente, toda loja com esses marketplace nojentos nao da pra comprar, sempre é mais caro, atualmente pra comprar online só tenho comprado na B2W que ganha das outras em preços, só que o fechamento dessas lojas online é pessimo para nos consumidores
Ja quanto as lojas fisicas, a 5 quadras de casa, tenho um walmart, que nao entro faz mais de 1 ano, TUDO, mas tudo mais caro, loja pessima de atendimento, pego o carro sempre que preciso e vou no extra que fica mais longe e que esta anos luz melhor de se comprar depois desse clube extra que inventaram com ofertas direcionadas
Unico lugar que ainda vou da rede é no sams club e isso pq baixaram o preço da anuidade pq pelo jeito perderam muitos clientes la tb com esse negocio de anuidade, o que acho outro absurdo, e só tenho ido no sams por causa de produtos exclusivos mesmo, pq os preços continuam altos como em toda rede

Paulo

Nunca senti confiança em comércio online. Primeiro porque é mais fácil vender qualquer coisa pessoalmente. A maior parte dos consumidores quer tocar logo no produto. Isso eu aprendi ao vender. Seja o que a pessoa queira anunciar e vender -- comida, ventilador, celular, ofereça pra quem estiver perto que será mais fácil ganhar dinheiro. Segundo porque o frete nunca foi barato, a não ser pra quem mora lá no sul ou sudeste. Uma parcela pequena de consumidor é que está disposta a comprar à distância.

Elicarlo Santos

Comprava muita coisa online, agora na loja física, não terá os menos valores, fiquei triste, o jeito é achar um igual ou melhor. Pena mesmo

Souza

Eu ainda compro em lojas com Americanas (B2W), Magazine Luiza, Ponto Frio, Kabum.
No entanto, todos a minha volta, com raras exceções, só compram no Mercado Livre.

Ronaldo Cesar

Nem sabia que existia diferença entre atacado e varejo. :o

Lúcio Dsc

Uma pena....os americanos se afastando do brasil é muito ruim....deveriamos era atrai los....ocorre que a concorrência ja aceitou o CONTRABANDO descarado e travestido de marketplace....isso pode parecer vantajoso inicialmente ao cliente mas é extremamente danoso a economia....sem mimimi pq o walmart é o maior varejista do mundo e nós aqui nao devemos ensina los como fazer varejo....o problema é aqui....inclusive tenho amigo que trabalhava no grupo e atendia cnpj....o walmart nao aprova cadastro de cnpj negativado....e o que mais tem é empresa metida a besta gourmet toda ferrada protestada....cultura americana eles nao abrem mao....

Higor Carvalho

A Amazon foi fundada em 1994 e a primeira vez que deu lucro foi em 2018.

Gabriel P B

Isso acontece pq as pessoas não pesquisam. Quase todas minhas compras estão sendo em e commerces menores ou ml

Paulo

É uma pena, menos concorrência.

Fiz algumas compras no site e quando precisei fazer a troca ou devolução nunca tive problemas, tudo era automático, direto no site, sem contato com atendente.

Parei de comprar quando virou um market zona place.

Vou sentir falta dessa opção e acredito que estão dando um passo para trás. Quase tudo, hoje, converge para a internet.

Felipe Liʍa

e so comprar alguma rede grande no RJ q esteja muito ruim. Foi assim que ela se expandiu pelo NE!

Felipe Liʍa

a Magazine Luiza comprou a Netshoes!

Felipe Liʍa

pq os nossos ilustres "grandes empresarios e bancos" so querem lucrar com juros... ai nao importa se apoiam um lado o outro

Keaton

Não que eu assista TV, as outras pessoas aqui de casa assistem e de vez em quando eu ouvia aquela voz chata do cara da Ricardo. hahaha

Daniel R. Pinheiro

Eu fico me perguntando: então por que os grandes empresários e bancos que só sairiam em vantagem (já que é o que eles querem) não "pagam" os políticos (que é o que acontece), pra que essas medidas sejam tomadas?

Porque é o que dizem, neh? O políticos são só "fantoches" dos que realmente "governam" o país (banqueiros e grandes empresários).

johndoe1981

Eu não assisto, mas acho que pararam até de anunciar no Caldeirão do Huck, e eu nunca mais vi propaganda na TV.

Exibir mais comentários