Início » Aplicativos e Software » Adobe proíbe uso de versões antigas de programas na Creative Cloud

Adobe proíbe uso de versões antigas de programas na Creative Cloud

A Adobe afirmou a alguns usuários que o uso de versões antigas pode levar a alegações de violação por terceiros

Victor Hugo Silva Por

A Adobe notificou algumas pessoas que ainda estão usando versões antigas de programas da Creative Cloud, como Photoshop, Premiere e Lightroom Classic. A companhia pediu que os serviços fossem atualizados e informou que os usuários não poderiam ter acesso às versões anteriores.

“Descontinuamos recentemente certas versões mais antigas de aplicativos da Creative Cloud e, como resultado, sob os termos de nosso contrato, você não tem mais licença para usá-las”, afirma a Adobe em uma das mensagens.

Adobe proíbe uso de versões antigas de programas na Creative Cloud (Foto por Alexander Pahn/Pixabay)

A companhia alertou ainda que, caso continuem usando as versões antigas de programas da Creative Cloud, os usuários estarão sujeitos a “possíveis alegações de violação por terceiros”.

A mensagem foi compartilhada no Twitter por um usuário chamado Matt Roszak e confirmada por alguns de seus seguidores. Em resposta a outro usuário, a Adobe afirmou que não poderia dar mais detalhes sobre as alegações por se tratar de um processo em andamento.

“Terceiros incluem qualquer pessoa ou empresa que possa ter uma reivindicação de direitos autorais ou outra violação de propriedade intelectual em virtude de seu uso continuado de produtos não autorizados”, explica a empresa.

Ao AppleInsider, a Adobe confirmou que as versões antigas dos programas foram descontinuadas e que usuários receberam notificações sobre o fim da licença sobre elas e orientações sobre como atualizar para versões mais recentes.

Adobe tem disputa judicial com Dolby

A Adobe não revelou quem poderia alegar a eventual violação. Porém, como lembra o AppleInsider, a companhia mantém uma batalha judicial com a Dolby desde março de 2018 devido a uma suposta quebra de acordo de licenciamento.

Por contrato, a Adobe deve pagar taxas de royalty com base no número de pessoas usando programas que contam com alguma tecnologia da Dolby. A dona do Creative Cloud também precisa disponibilizar dados de forma transparente com sua parceira.

A Dolby, porém, afirma que, quando “procurou exercer seu direito de auditar registros da Adobe para garantir relatórios e pagamentos adequados, a Adobe se recusou a participar até mesmo de práticas básicas de auditoria e compartilhamento de informações”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

MrGuilh3rmeX

Isso eu já entendi. O que eu não sei é como ele faz tudo pelo usuário.

Keaton

Como eu disse, espero que tu tenha lido, faz tempos que não uso o GIMP. Desisti dele por causa daquela baderna.

O darktable não é dos mais bonitos, mas tá disputando pau a pau pra ver quem consegue a pior interface com o lightroom. lol

Essa do davinci nem lembrava.

alexander

Utilizam os mesmos formatos, assim como você pode editar arquivos do Corel Draw no Inkscape, por exemplo.

thejorsias

O Adobe Zii é só clicar em "Patch" que ele faz tudo pelo usuário.

MrGuilh3rmeX

Também pode ser.

MrGuilh3rmeX

1. Uso Windows e o AMTemu não funciona no CC 2019.
2. Esse Adobe Zii não sei como funciona. O AMTemu modifica a DLL, e ainda é um anti-cloud.
3.Por ser anti-cloud deve não mostrar essa notificação.

Macedo

alternativas interessantes de edição, e a comunicação/formato entre elas?

thejorsias

Os novos programas não usam essa DLL mas o método de ativação é o mesmo (no mac é só clicar em "patch" no Adobe Zii). Sem contar que essa notificação só aparece pra quem pagou.

Antony

Sim, de acordo com o texto está em contrato. Não, isso não é correto

Brunei

Eles estão comunicando para quem paga pelo uso. No caso parece ser por causa do uso de softwares de terceiros como citado a tecnologia da Dolby.

Capitão Caverna

Jovem, vc precisa se atualizar.
Há mt tempo o gimp não tem interface desmembrada. E mesmo quando tinha, vc podia mudar.
O darktable não é dos mais bonitos, mas o lightroom tbm não é.
O davinci tem versão gratuita.

Keaton

GIMP resolve em partes, mas faz séculos que não mexo nele. Problema dele é aquela interface desmembrada e bagunçada do caramba... a turma do GIMP já resolveu isso?

DarkTable tem uma interface horrivel, mas ele em si é bem funcional.

Eu desisti do DaVinci Resolve pq ele custava 300 dolares pelo que lembro. :I

MrGuilh3rmeX

Acho que é por causa do amtlib.dll, que facilita os crackers. Com uma DLL dá para crackear a Adobe inteira. Os novos programas (2019 para frente) não usam essa DLL, mas ainda dá para crackear.

uB.

Eu curto o Affinity Photo/Designer. N sou heavy user, no meu caso, acho bem mais simples o Designer do que o Illustrator.

E ainda paguei baratinho em cada um <3

Capitão Caverna
Exibir mais comentários