10 melhores novidades do iPadOS: multitarefa, suporte a mouse e mais

Testamos o iPadOS da Apple: versão otimizada do iOS 13 para iPads se aproxima ainda mais de um desktop

Paulo Barba
Por
• Atualizado há 6 dias
iPadOS - Tecnoblog

Enquanto nosso editor-chefe está na Califórnia com a Apple, nós aqui no Brasil já estamos testando o iPadOS, a versão otimizada do iOS 13 para os tablets da Apple. Esse ano o iPad se aproximou ainda mais de um desktop, com mudanças pequenas, mas que eram necessárias para o público que utiliza o dispositivo como ferramenta de trabalho, criação e produtividade.

Com a capacidade de organizar janelas de uma forma que faz inveja até ao Finder do macOS, o iPadOS deu uma cara ainda maior de notebook ou computador portátil para o tablet da Apple. Separamos 10 novidades dessa nova versão lançada durante a WWDC 2019.

Hands-on em vídeo do iPadOS:

iPadOS muda layout da tela inicial e do multitarefa

Começando pelo layout da tela inicial, agora são seis colunas de aplicativos e não mais cinco como no iOS 12. Na primeira tela é possível fixar widgets, assim o usuário tem mais informação de fácil acesso no momento em que liga o iPad.

iPadOS - Tecnoblog

A Apple trouxe melhorias também ao multitarefa do iPad. Já era possível utilizar dois aplicativos aberto ao mesmo tempo, mas agora duas instâncias do mesmo app podem ser abertas lado a lado, como por exemplo o Notas.

iPadOS - Tecnoblog

Múltiplas combinações podem ser criadas; durante a WWDC, vimos até mesmo duas janelas do Word abertas ao mesmo tempo. Com o App Exposé, o usuário agora pode visualizar todas as combinações criadas e a partir desta tela pode criar mais combinações.

iPadOS - Tecnoblog

O Slide Over também foi melhorado: já era possível deixar uma janela flutuante enquanto outro app é utilizado e chamá-la a qualquer momento, mas agora múltiplos aplicativos podem ser acumulados no Slide Over, trocando facilmente com um gesto ou mostrando todos os apps abertos ao mesmo tempo.

iPadOS expande suporte a armazenamento externo

iPadOS - Tecnoblog
iPadOS - Tecnoblog

Quem ganhou um grande upgrade foi o Arquivos, que virou finalmente um gerenciador de tudo que você armazena no tablet. O app agora suporta vários tipos de visualização de arquivos em um estilo bem desktop. É possível visualizar por ícones, por colunas e por um detalhamento maior de cada arquivo com informações de metadados, opções para compartilhamento, edição e até mesmo compactação e descompactação de arquivos internos.

A maior mudança foi o suporte a armazenamento externo: já era possível importar fotos e videos de um SD card, porém agora o usuário tem acesso a todas as pastas e arquivos de um pendrive ou HD externo. É possível plugar mais de um dispositivo ao mesmo tempo. O Arquivos também suporta acesso a servidores na mesma rede.

Como estamos rodando o Beta 1, é óbvio que ela vai apresentar bugs; a versão final só sai daqui a alguns meses. Eu não consegui fazer o iPad ler meu SSD externo ou HD externo, apenas um pendrive, mas eu já vi vídeos mostrando todo tipo de drive externo que o iPad está aceitando — pode ser um bug no meu sistema.

iPadOS traz melhorias no teclado e suporte a mouse

iPadOS - Tecnoblog

O teclado também ganhou uma atualização: agora é possível deixá-lo flutuante e, para facilitar a digital com apenas uma mão, ganhou também a digitação no modo Swipe.

iPadOS - Tecnoblog

E finalmente o iPad ganhou o que faltava para brigar de frente como computadores portáteis: suporte a mouse. Essa função está dentro de Acessibilidade. Ativando o toque assistivo, o usuário pode adicionar dispositivos para controlar o tablet. Também é possível configurar cada botão do mouse para uma função diferente. O mouse que testei possui apenas 3 botões, mas caso possuísse 5 botões, ainda sim cada uma seria configurável.

iPadOS - Tecnoblog

Com o iPadOS, a Apple praticamente acabou com todas as empresas que desenvolviam soluções pra transformar o iPad em uma segunda tela do seu Mac. A função Sidecar é muito simples de usar: basta compartilhar a tela pelo AirPlay, totalmente sem fios; ou via cabo USB-C para reduzir o tempo de resposta. E sim, você pode continuar usando a tela touch do iPad ou até mesmo a caneta para interagir com o macOS.

iPadOS - Tecnoblog

Falando em caneta, além de sua latência ter diminuído de 20 ms para 9 ms, ela permite obter uma captura de tela arrastando-a do canto esquerdo para o meio. Tem outro recurso muito bom: se você estiver no navegador, poderá capturar a página inteira que estiver visualizando; essa função ainda não está disponível na versão de testes.

iPadOS - Tecnoblog

O Safari agora prioriza a visualização no formato desktop, mas a qualquer momento a versão mobile pode ser solicitada. E como um bom desktop, o Safari também ganhou um gerenciador de downloads, podendo baixar arquivos de qualquer servidor de hospedagem. Todo o conteúdo baixado é salvo na pasta Downloads do app Arquivos.

iPadOS - Tecnoblog

E por fim, a edição de texto no iPad ganhou novos gestos. Para copiar um texto selecionado, basta fazer um gesto de pinça com 3 dedos — a primeira vez para copiar, a segunda vez para cortar. Faça o gesto abrindo 3 dedos para colar o texto copiado. Para desfazer uma alteração, basta arrastar 3 dedos para o lado.

Essas foram as 10 novidades que eu separamos sobre o iPadOS! A versão beta 1 está disponível apenas para desenvolvedores. A Apple prometeu um beta público para o mês de julho, e a versão final deve sair apenas em setembro com o lançamento dos novos iPhones.

Receba mais sobre iPadOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Barba

Paulo Barba

Ex-editor audiovisual

Paulo Barba é fotografo, designer, editor e publicitário formado pela Estácio. Sua carreira foi toda voltada para a criação de conteúdo digital, desde a construção de sites até produção de vídeos e de peças publicitárias. Barba fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2017 e 2021, atuando como editor audiovisual, produtor de podcast e analista de produtos.

Relacionados