Nova multitarefa do iPadOS 16 será limitada a iPads com Apple M1

Stage Manager chegará ao iPad Air e iPad Pro; outros recursos do iPadOS 16 estarão disponíveis apenas em modelos com Apple M1

Bruno Gall De Blasi
Por

Stage Manager é uma das principais novidades do iPadOS 16. Através da novidade apresentada na WWDC 2022, será possível ajustar o tamanho de janelas de apps e posicioná-las à vontade, assim como no Mac. O recurso de multitarefa, no entanto, será levado apenas aos modelos do iPad com o processador Apple M1.

É o que mostra a página da Apple com as novidades do sucessor do iPadOS 15. Segundo o site da companhia, o Stage Manager é uma “nova maneira de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e fazer as coisas com facilidade”. A empresa diz que, pela primeira vez, os usuários poderão ver “várias janelas sobrepostas em uma única visualização” no tablet da marca.

Sem dúvidas, é uma função incrível. Afinal, você poderá alternar entre apps com mais facilidade e ainda ajustar as janelas dos apps com liberdade. Ainda assim, a ferramenta anunciada na segunda-feira (6) não estará disponível em todos os tablets.

Em uma nota de rodapé, a Apple informa que o Stage Manager está disponível em alguns modelos: iPad Air de 5ª geração, iPad Pro de 12,9 polegadas (5ª geração) e iPad Pro de 11 polegadas (3ª geração). E o que há em comum? O Apple M1.

iPadOS 16 foi apresentado pela Apple na WWDC 2022 (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)
iPadOS 16 foi apresentado pela Apple na WWDC 2022 (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

Stage Manager do iPadOS 16 chegará em iPads com M1

Devido à complexidade do recurso, era de se esperar que a Apple não levaria a novidade a todos os modelos. O meu iPad de 5ª geração, por exemplo, já está travando demasiadamente no iPadOS 15. Imagina se atualizar para o iPadOS 16 com o Stage Manager? Seria o caos, com certeza.

Também tem a questão da divisão de produtos. Oferecer um recurso que aproxima o tablet de um notebook faz mais sentido no iPad Air e Pro do que no modelo convencional, que é a opção de entrada. Já o iPad Mini tem uma tela pequena, ou seja, não sei a novidade ofereceria uma experiência tão legal assim.

No entanto, e as edições anteriores do iPad Pro? Os modelos lançados em 2020 poderiam receber o recurso, mesmo que com algumas limitações. Assim como os Macs, o iPad é um produto com uma longevidade invejável. O meu, por exemplo, foi comprado em abril de 2017, um mês após o lançamento e ainda está comigo.

iPadOS 16 permitirá conectar o tablet em um monitor externo (Imagem: Divulgação/Apple)
iPadOS 16 permitirá conectar o tablet em um monitor externo (Imagem: Divulgação/Apple)

Outros recursos estão limitados a iPads com Apple M1

As restrições, no entanto, não param por aí. Conforme foi observado pelo 9to5Mac, o suporte a monitores externos também está limitado aos tablets com Apple M1. É o que aponta a página de novidades do iPadOS 16 no site da Apple: 

“O suporte total a telas externas chega ao iPad Pro com o chip M1, com resoluções de até 6K”, anunciaram. “Agora você pode trabalhar com diferentes aplicativos em seu iPad e monitor externo.”

O Reference Mode também está limitado a um modelo mais avançado. Segundo a Apple, a novidade “permite que o iPad Pro de 12,9 polegadas com tela Liquid Retina XDR forneça cores de referência para padrões de cores e formatos de vídeo populares”.

O iPadOS 16 foi anunciado pela Apple na segunda-feira (6) e chegará aos tablets elegíveis até o fim do ano. Conheça outras novidades da WWDC 2022.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados