Início » Brasil » Projeto de Bolsonaro contra tomada de três pinos é "retrocesso", diz Abinee

Projeto de Bolsonaro contra tomada de três pinos é "retrocesso", diz Abinee

Governo de Jair Bolsonaro quer acabar com a exigência da tomada de três pinos; Abinee vê retrocesso na prevenção de acidentes

Felipe Ventura Por

A Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) se opõe ao projeto do governo Jair Bolsonaro para acabar com a exigência da tomada de três pinos: a entidade diz que o retorno ao padrão anterior traria mais custos à população e seria um "retrocesso" na prevenção de acidentes. A média anual de mortes por choque elétrico passou de 1.500 para 600 com o padrão exigido pelo Inmetro.

Tomada de três pinos

"O retorno à situação anterior representa um retrocesso na prevenção de acidentes. Além disso, a mudança já foi assimilada pelo consumidor e uma alteração agora traria ônus à população", diz a Abinee em comunicado. A entidade representa os setores elétrico e eletrônico de todo o Brasil.

A tomada de três pinos acabou como "vilã" porque, sendo mais cara, ela se tornou obrigatória na reforma e construção de imóveis. Além disso, os plugues novos exigem um adaptador para funcionarem em tomadas antigas; há quem prefira arrancar o terceiro pino.

A ideia do governo não é acabar de vez com a tomada de três pinos, e sim acabar com sua exigência — isto é, torná-la opcional. Dessa forma, seria mais fácil importar produtos legalmente dos EUA e de outros países: a lei atual exige que os plugues sejam adaptados para o padrão brasileiro.

Após pressão do governo, o Inmetro emitiu uma nota técnica dizendo ser "tecnicamente viável a disponibilidade de outro padrão internacional de tomada". Para o órgão, é possível "flexibilizar a adoção de outro padrão de tomada preferido pelo consumidor, de acordo com a melhor aderência aos plugues de seus equipamentos eletroeletrônicos".

Tomada de três pinos reduz mortes por choque elétrico

No comunicado, a Abinee aponta algumas vantagens da tomada de três pinos. Seu design evita choques elétricos, porque é mais difícil tocar acidentalmente nos pinos ao encaixar o plugue. Isso era mais comum nas tomadas antigas e planas; o modelo atual possui uma reentrância.

Abinee e tomada de três pinos

Abinee aponta segurança da tomada de três pinos em relação ao padrão anterior

E, desde 2010, toda nova edificação — seja casa ou prédio — tem que incluir um sistema de aterramento. Isso permite que o terceiro pino cumpra sua função: servir como "fio terra" e eliminar quaisquer excessos de energia acumulada. Isso protege equipamentos contra picos de energia e raios, além de ajudar a evitar choques.

De acordo com a Abinee, houve uma média anual de 1.500 acidentes fatais provocados por choques elétricos entre 2000 e 2010, antes da tomada de três pinos. Em 2018, esse número caiu para 622 casos, segundo estatísticas da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).

Entre 2013 e 2018, ocorreram 3.657 mortes por choque elétrico, ou uma média de 1,67 a cada dia. Elas se concentravam na faixa etária de 21 a 40 anos, que representa quase a metade do total de vítimas no período. É um número alto, mas tende a diminuir "com a construção de novos edifícios com padrão brasileiro de plugues e tomadas", defende a Abinee.

Tomada de três pinos pegou brasileiros de surpresa

A Abinee diz que a tomada de três pinos foi implementada após "uma ampla discussão que remonta à década de 1990", e foi escolhida porque "80% dos aparelhos elétricos à época eram atendidos pelo novo padrão".

Há dois problemas aí: a tomada de três pinos é compatível com plugues antigos, mas o inverso não é verdadeiro. O plugue de três pinos exige um adaptador, ou a troca da tomada, ou a retirada do terceiro pino. Ele está presente em TVs, notebooks, geladeiras, fogões, micro-ondas e outros. (Aparelhos com dupla isolação, como barbeadores e carregadores de celular, usam plugue de dois pinos.)

E o mais importante: muita gente foi pega de surpresa em 2011 quando a tomada de três pinos se tornou obrigatória. Mesmo que a decisão do Inmetro tenha sido feita em 2000, com um longo cronograma de implementação, isso não foi muito bem comunicado à sociedade.

Ou seja, nós vimos com muito mais intensidade as desvantagens da tomada de três pinos, em vez dos benefícios à segurança. Isso deixou um gosto amargo e trouxe consequências que ressoam até hoje; é por isso que o governo sugere acabar com a exclusividade desse padrão no Brasil.

Agora é ver se o projeto realmente vai avançar. Para flexibilizar a tomada de três pinos, é necessário convocar uma reunião do Conmetro, conselho que reúne nove ministros e presidentes do Inmetro, ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) e outras entidades.

Com informações: Convergência Digital.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

zoiuduu .
uai, a minha casa então nem fica no brasil pq ela num tem nao kkkk
zoiuduu .
haha a sua ultima frase tá igualzinha a de putin quando falou da greta, eu nao discordo nao.
Rubens Caetano
Prefiro a segurança do padrão novo. E é muito mais fácil adaptar o antigo a ele do que o contrário.
Paulo Neto
Quando a quinta série entra no poder...
phsodre
Tem umas tomadas lá em casa que já quero trocar para o padrão atual, pq por algum motivo, elas vivem dando mal contato. Uma delas já queimou dois carregadores de celular meu e quase queima o do meu note. As tomadas do padrão atual que tem lá em casa nunca fizeram isso. Sinceramente a longo prazo e pra uma maioria esmagadora de pessoas que sequer fazem importação, isso não faz a menor diferença. O próprio Governo não soube preparar o povo, mediante a obrigatoriedade do padrão, mas isso nem de longe justifica o retrocesso!
Fabio Santos
Um detalhe pra boa parte de leitores de tecnologia que vivem num mundo paralelo de seus lares, a maioria do Brasileiro mal tem saneamento básico o que dirá aterramento para se valer a segurança do padrão adotado, já participei de idas filantrópicas em meio ao interior de nordeste, sul tem local que mal tem energia e aonde tem tudo tomada antiga.Questionar a MP em questão que iria começar a resolver o fato ninguém fez, porém questionar o não adotar o padrão de algo que nem um estudo tem pra mostrar de fato se valeu a padronização, maior exemplo que aonde se investiu tais padrões na área de saúde alguns maquinários foram trocados por não adaptação e normas de suposta segurança e nisto a saúde repassou pro consumidor e como tudo quem pagou você (ou papai e mamãe).Este mundo tá virado com ideais lindas de teoria que na prática ou encarece tudo ou só faz pessoas enlouquecer ao limite temendo tudo.
Qohen Leth
Não, não é... enquanto não houver fiscalização e forçarem as construções antigas a se adaptarem, não haverá adaptação voluntária por um simples motivo: custo.
John Smith
Porque se não mexer nisso tem que tratar de questões mais sérias, aí complica pro lado do governo.
pedrowillyam
Esse governo foi eleito estilo subcelebridade ex-BBB: falando e fazendo merdas pra chamar atenção, ganhar fama e assim conquistar votos. Não choca ninguém o mesmo estar acontecendo durante o mesmo governo. Tanta merda acontecendo porém sempre tentando desviar nosso foco pra coisas inúteis pra poder chamar atenção e nos deixar comentando sobre isso durante dias.
ricardopilatti
Pois é! Aí todo mundo com um pingo de bom senso se preocupa com os 12 milhões de desempregados, cortes na educação, reforma da previdência... enquanto esse desgoverno tá preocupado com o quê? Terminar com horário de verão, cadeirinhas de bebês e tomadas de 3 pinos. Enquanto isso o país na merda, seguindo ladeira abaixo.
ricardopilatti
Bolsonaro por si só já é um retrocesso!
raphael_silva
Nem 0,05% rs0,05% do Brasil significa mais de 100mil pessoas.
raphael_silva
Cara, vinha com padrões, quero ver tu conectar esses padrões nessa tomada sem uso de benjamin/adaptadorhttps://i.imgur.com/RXJmLiY...
Silvio Ney
ta
Helliton Soares Mesquita
Aonde eu trabalho compramos um switch profissional. Sabendo que o local era comum ter problemas com raios, fui lá e fiz um aterramento usando o espaço que tinha no próprio equipamento, que aliás lembro bem que todo o equipamento vinha com um fio verde para isso. Bem melhor que mexer em toda uma fiação que não tinha aterramento.
RABUGENTO SFQNS
Tirar o pino e não ter aterramento da instalação é burrice.
RABUGENTO SFQNS
Sempre usei aterramento em todas as tomadas de eletricidade de onde morei. Deveria ser exigência Legal.
Helliton Soares Mesquita
As tomadas já vinha até com o suporte a dois padrões. Era bom poderiam só ter colocado o recuo, mas isso não passa de regulação boba. Usando esse critério poderíamos proibir as pessoas de terem carro pessoal. Computadores usavam um padrão diferente porém os computadores usavam estabilizadores não precisava mudar também. Regular tudo é mania de pais subdesenvolvido que porque os países ricos agora resolveram adotar essas idiotices quer usar isso como desculpa.
Helliton Soares Mesquita
Como o governo vai gerar emprego e renda? O que o governo pode fazer é parar de atrapalhar. E tirar obrigações desnecessária é um bom começo.
raphael_silva
"O Brasil sempre teve padrão", mais ou menos, apesar do padrão tudo era permitido, ou seja, tinha tomada para computador, tomada para ar condicionado, padrão brasileiro, padrão americano, era uma zona.Com a mudança ficou obrigada as fabricantes a usarem um único padrão, o nosso com 3 pinos, que além disso houveram modificações de segurança como por exemplo o recuo nas tomadas e o uso de terra.
Helliton Soares Mesquita
Sim desregular. Deveria fazer isso mais vezes. O governo propôs reduzir o custo da CNH, acabar com exigência de alvará e outros. Aliás não deveria ser função do governo dar emprego já que não produz nada. E deixar de atrapalhar é o mais sensato a longo prazo.
Helliton Soares Mesquita
Na verdade o Brasil não deveria pegar a nova mania da Europa de querer regular tudo. Isso é coisa nova, o Inglês nunca teve reforma linguística e é o mais usado. Ultimamente os americanos e europeus pegaram a mania de pais subdesenvolvido que tudo precisa ter um padrão feito pelo governo. Isso não é de se aplaudir.
Helliton Soares Mesquita
No órgão público que eu trabalho por exemplo?
Helliton Soares Mesquita
As empresas já têm um padrão de mercado. Ou o USB veio por lei? Também os novos plugs não ficaram baratos. Muita gente compra aparelho novo e tira o pino para a tomada antiga. Isso é economia pra você?
Helliton Soares Mesquita
O Brasil sempre teve padrão era a tomada de dois pinos. Que nunca precisou mudar.
Helliton Soares Mesquita
Tirar uma obrigação boba? Qual o problema? Está certo o governo fazer isso.
Helliton Soares Mesquita
Totalmente a favor de acabar com esse padrão. Aliás até em tomada estão criando polêmica. Isso que é vontade de ser oposição ao governo. Não dá pra criar uma lei para cada coisa que mata uma pessoa. Melhor então proibir tudo até ter carro pessoal por exemplo. Quem está no novo padrão continuará nele. Somente a tomada não virá com um pino no meio.
Michel
Já que vc respondeu uma pergunta com uma pergunta, só vou responder se vc opinar sobre, caso não, não vou perder meu tempo.
Matheus Criscuolo
Quem quiser pode continuar usando, ele só não será obrigatório.
Gustavo
liberdade pra comprar um produto e não saber com qual plugue vem...ou então descobrir no momento da compra que além de adquirir um produto eu vou ter que trocar minha tomada ou comprar um adaptador...rapaz...essa propaganda "anti estado" funcionou mesmo hein...até dificultar a própria vida em coisas simples estão aceitando.
Gustavo
quando as pessoas vão esquecer os outros governos e passar a dar valor ao voto e cobrar um rumo certo de quem está com o poder na mão? PT já foi bro...saiu chutado do poder...não é possível que um governo com a força do primeiro ano de mandato esteja pensando em tomada num país como o nosso...inaceitável isso.
Gustavo
ué...mas a gente vota em alguém pra melhorar né...se não tá melhorando a gente tem o direito de criticar
Alberto Prado
O plástico até a meta
Golden Sheik ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Votei em Bolsonaro e estou gostando do governo dele, mas me fazer comprar milhares de adaptadores, ainda por cima adaptador americano, adaptador europeu, etc etc.. pra ligar tomada de geladeira europeia, micro-ondas americano, ja pensou a bagunça?Bater palmas para TUDO que um político faz, seja ele quem for, É TOLICE... sim, todo mundo erra!
Anakin
Ah, muito bom, não sabia dessa retrocompatibilidade. Então está tudo certo, deixem como está, mas conhecendo minimamente o governo, vai querer copiar logo quem? USA rs
Porto Velho
Você estaria correto se a ideia fosse deixar de adotar nosso padrão pra usar o europeu por exemplo, mas não é essa a ideia. A ideia aí é voltar com a bagunça que fazia o PC ter padrão americano, a máquina o australiano, o ar o chinês, tudo devidamente sem compatibilidade com qualquer tomada comum.
Manoel Araujo
IEC 60906-1 é a proposta de um padrão internacional para tomadas elétricas. Foi projetado para se tornar o tipo de tomada mais comum, a ser usado um dia em toda a União Europeia e em outras regiões do mundo. O padrão foi publicado pela International Electrotechnical Commission (IEC), em 1986. Até agora, o Brasil[1
Porto Velho
Não. O plástico do plug encaixa na tomada e deixa tudo firme.
Porto Velho
Leia sobre a MP da Liberdade Econômica e diversas outras medidas que ele vem adotando e pare de falar que ele só se preocupar com tomada (que realmente é uma besteira).
Porto Velho
Era muito fácil fazer isso. E ainda é fácil usando uma tomada plana.
Porto Velho
Ah claro, é porque a 10 anos atrás encontrávamos PCs que funcionavam em qualquer tomada né? TODAS não usavam a mesma porcaria do padrão americano que precisava de uma tomada específica só pra isso né?
Porto Velho
Todos os eletrônicos que compro da China peço no padrão europeu e funcionam numa boa. Até por isso os sites, apesar do grande volume de vendas pra cá, não disponibilizam "padrão brasileiro", já que o de dois pinos é idêntico ao usado no velho continente.Tudo isso ao contrário dos PCs que eu comprava a 10 anos atrás aqui dentro mesmo e tinha que ter uma tomada específica porque o bendito usava padrão americano.
Porto Velho
Concordo que é uma besteira querer mexer no padrão de tomadas, mas só diz que ele não tá tomando medidas pra atenuar o desemprego quem tem birra com ele. Só a MP da Liberdade Econômica que ele editou semana passada vai facilitar, e muito, a abertura de novas pequenas empresas simplesmente liberando de alvará vários CNAES com baixo impacto. Desde salão de beleza até pequenos supermercados.
Porto Velho
Mas não é só o terceiro pino que está em jogo cara pálida, é o padrão. O que se espera com essa medida é deixar de obrigar as fabricantes de plugs e tomadas a adotarem um padrão específico.Sabe aquele PC que vinha com padrão americano, a máquina de lavar com o australiano e o ar com o chinês? E tudo sem compatibilidade mesmo com as tomadas "universais"? É essa bagunça que estará de volta.
Porto Velho
Queria que existisse um padrão mundial. É uma maravilha usar qualquer produto USB em qualquer tomada USB de qualquer canto do mundo.
Porto Velho
Não consegue alvará de construção se no projeto elétrico não constar o aterramento desde 2010. Obviamente construções antigas não tem aterramento, mas é questão de tempo pra todos adotarem.
Trovalds
Não, o problema é que por aqui temos um padrão quase único no mundo. Uma coisa é você produzir pro padrão europeu, que tem uns 20 países que adotam. Ou pro americano, idem.
Gabriel Rezende
O lance é que não existe um padrão mundial mesmo.
pecknovelli
A tomada de 03 pinos é uma aberração. Para aproveitar o carreto, deveriam adotar a tomada de 02 pinos de lamina, iguais aos do Japão, EUA, Alemanha, e exportar as tais tomadas de 03 pinos para Portugal e tornar obrigatório 03 pinos para petistas e o Instituto LULA.
ribeiro
Cara o governo já está fazendo muito pelo país.Agora sai essa notícia, na qual, também não concordo e tu vem falar merda.
Carlin
As "prioridades" do governo atual são uma verdadeira piada!!! HAHAHAHAHA
Meiksonq
kkkkkkkk uma vez uma garota foi ligar o ferro de passar desse jeito e então só ouvi os gritos e os berros eu ri muito mas foi com respeito
tuneman
sim anderson, isso tudo justifica que as coisas devem continuar uma merda, não é mesmo?!?!não basta a porcaria do Lula e bosta da Dilma ainda temos que aturar esse ignorante do Bozo.Não bastou uma quadrilha fazer tanta falcatrua que entrou uma nova pra acabar com tudo de vez.
Vinicius LMS
Isso acontece com praticamente todo cidadão do mundo, vai ver um Europeu que se mude para os EUA, também vai precisar de adaptadores, imagina se eu falar do caso de um Inglês, Australiano, Israelense...E no Japão você teve problema com seus equipamentos Brasileiros né?Agora com essa proposta, o número de pessoas que vão perder com isso é muito maior do que as que vão ganhar.
Leandro
Aqui pedi a instalação de um padrão de luz e foi necessário fazer o aterramento dentro dos padrões e só depois de fiscalizado foi realizado a instalação aqui em Minas.
Leandro
Desemprego em alta, mais de 13 milhões de desempregados! Quando o Bozo assumiu o Governo a previsão de crescimento era de 2.6% e agora já está abaixo de 1%...Não tem um projeto para estimular o crescimento da economia, não tem um projeto para aumentar a geração de emprego, não tem projeto de nada...E vamos retroceder para um tempo que nada tinha padrão?
TacacaNuclear®
Interessante. Isso economiza recursos naturais.Edit: não faz sentido oq falei. Pq o metal tem q estar nas duas pontas: conector e tomada. kkk
Daniel
Eu prefiro que seja assim, nunca fui fã das tomadas de 20A, pois certamente incluiriam um custo a mais (com adaptação de um plug 10A) porem como mencionaram acima, é desnecessário que tudo seja 20A, imagine o custo disso no geral. 10A supre grande parte do que se usa na casa, 20A são coisas específicas, e quem teima em usar em tomadas padrões só usar adaptador, a escolha é de cada um. Aqui todas as tomadas são dimensionadas para suportar 20A, porem usam tomadas de 10A, na época pude investir nisso. Mas no geral é o oposto.
anderson
mas e claro, dilme e lula, fizeram muitos empregos ne, mas fazer o que, o brasil esta um cu, tem que culpar um cara que esta la a 6 meses, ta certo.
anderson
mas e claro, na epoca do pt, todos eram empregados, não existia fome, e por ai vai, ele entrou, acabou tudo nè, esse brasil tem que mudar, pelo amor de deus.
anderson
como se essas porras já não estão uma merda a anos, mas naaao, e culpa do governo bolsonaro nê, em 2018 o brasil era perfeito, ele entrou, fodeu a natureza, educação, que era otima, esta uma merda, ta certo em amigão.
Daniel
Eletrica residencial aqui no país é um desastre, casa de pobre, casa de rico. Fundamentalmente o pensamento é esse sem aterramento funciona também? = Ok deixa sem aterramento. E quando o dono insiste muitas vezes quem instala o faz mal e porcamente, isso quando faz. Há claro exceções mas são poucas. Para isso é só procurar na net mesmo alguma discussão sobre DPS e aterramento, já da para se ter uma idéia do caos que isso é por aqui.
Daniel
Eu no inicio também não gostava desses plugs, até parar para pensar no porque é assim. Desde então (e observando eles em tomadas antigas percebo que não é ruim) tomadas de qualidade em bom estado não há diferença no pino inteiro ou metade, o problema é que por aqui, quase ninguém abre a carteira para gastar 10 reais em uma tomada nova, muito menos pagar para um eletricista trocar por 30~40 reais, perder 10 minutos no youtube vendo com faz isso... até ia mas acabei debandando para ver o caso do Neymar... no final fica a tomada velha e os 10 conto o sujeito toma uma gelada no fim do dia... Brasil.
Alexandre Furquim de Camargo
pra essas e outras existe um troço chamado adaptador universal e você encontra em qualquer canto, até naquela banca de revista do lado de sua residência!
Alexandre Furquim de Camargo
Tantas outras prioridades a serem vistas e revisadas no pais e os caras querem mexer em um negócio que já virou padrão? Toda residência até as mais humilde tem a tomada de 3 pinos que é para evitar acidentes com crianças e que possui aterramento adequado. A essa altura de campeonato não é nada valido ou viável alterar, seria um retrocesso total.
Fabio
Amigo vc tá supondo com base em um dado que vc nem tem. (individual de 2000-2010)
Baidu feat MC Brinquedo
Uma dúvida: Não fica frouxo se você pluga um equipamento de 10A numa tomada de 20A?
andré carlos
e o choque q vc leva tb! por falta de aterramento!
Ed Freitas
Creio que caberia uma investigação para ver quem saiu ganhando com esta tomada de três pinos, se houve propina envolvida na adoção, mas concordo que voltar atras agora não faz mais sentido.
sincero
Está corretíssimo amigo. Nome disso é liberdade. A pessoa tem o direito de fazer o que quiser. Querer esses padrões impostos por governo é subserviência ao estado babá. Cada pessoa e cada empresa faz o que quiser com sua vida e sua propriedade.
Internet
Se você soubesse de alguma coisa, saberia que o da Suíça não é igual.
tuneman
A mídia não, mas o cidadão comum que assiste o ratinho.Pra esse aí a tomada e a cadeirinha sao muito mais relevantes do que educação ou meio ambiente que estao sendo sucateados.
sincero
Nome disso é liberdade. A população tem o direito de escolher o que quer usar. Outro motivo é a indústria brasileira querer dificultar a importação de eletrodomésticos Importados já que atualmente é proibido importar com um padrão diferente do brasileiro.A idéia é: quem quiser usar o plugue de 3 pinos use e não venha encher o saco ou querer obrigar quem quiser usar outros padrões usar.
William Fogiatto
A maioria das pessoas dizendo que essa mudança não faz sentido, não tem aterramento em casa e torna inútil o uso do terceiro pino.
Qohen Leth
Era para ser um padrão internacional mas, novamente: SÓ 3 PAÍSES DOS 85 que assinaram o acordo adotaram o tal "padrão".Logo, não virou um padrão de fato.Os 3 países que adotaram foram: Brasil,. Suíça e África do Sul.
Qohen Leth
Só adotaram esta bagaça no Brasil por causa de LOBBY.
Qohen Leth
Padrão só adotado por 3 países dos 85 que assinaram o acordo: nós, Suíça e África do Sul
Qohen Leth
Não é, cara!Para de postar a mesma mentira várias vezes!
Qohen Leth
nclusive nosso padrão é mera cópia do EUROPEU. Portanto já somos compatíveis com meio mundo civilizado.Q?
Qohen Leth
Hoje em dia, praticamente NINGUÉM tem tomadas que não sejam no novo padrão, que inclusive é cópia DESCARADA do padrão EUROPEU, usado em meio mundo."Padrão europeu" que apenas 3 países (2 não europeus: Brasil e África) dos 85 que assinaram o acordo seguem. huahauahua
Qohen Leth
huahuaahu que "argumento" burro.Até porque a mídia tá toda focada nos escândalos recentes e não vai "largar o osso" por causa de notícias sobre um padrão de tomada.
Qohen Leth
Se por acaso o aterramento se tornar opcional, automaticamente um monte de gente iria só ignorar ou remover...O aterramento, atualmente, é opcional.Não há fiscalização quanto a isto e a tomada funciona perfeitamente sem aterramento.
Qohen Leth
Eu era contra entre padrão de tomada adotado pelo Brasil já que, dos 85 países que deveriam adotá-lo, só 3 fizeram: nós, a Suíca e a África do Sul.E só adotamos por causa do lobby de uma empresa da área!Logo, isto não é um "padrão" de fato...Além disto, se a questão era padronizar e tornar o sistema mais seguro, deveríamos ter utilizado o padrão alemão, que é considerado o mais seguro do mundo.E daí se o padrão alemão era um pouco mais caro: pela primeira vez na vida deste país de m, adotaríamos um padrão decente e faríamos a coisa certa e do jeito certo.Mas não, aqui tudo é feito via lobby ou com interesses ocultos no meio.
Internet
Qual item de segurança que está faltando? Se for o fio terra, o pino fica na tomada e se encaixa no buraco que tem no plugue.
Rodrigo T.
Pior sao os plugs UK - que inclui Irlanda (onde vivo atualmente)sempre que vou pro Brasil tenho que levar os adaptadores, senao nem com jeitinho da pra conectar.sem contar que alguns plugs padrao EU sao mais grossos e as vezes nao cabe na propria tomada, por conta da alta amperagem...eh osso!edit: ok, desculpe pelo tamanho da img kkkkk https://uploads.disquscdn.c...
Silvio Ney
Você entende o minimo de elétrica? Discorra sobre a alteração e em que ela prejudica
Silvio Ney
Autor, lembrando que o risco de choque elétrico foi evitado não com o uso do terra (3o pino) mas sim com a alteração da estrutura da tomada, essa que não vai ser alterada.
Louis
Isso não tem lógica, pois, se já era um novo padrão, seria o momento certo para colocar tudo em 20A.Isso até hoje tá muita raiva e problema.Tive que comprar muita tomada errada de 10A, para depois pesquisar sobre isso.Basicamente, fizeram burrada e nem deram o trabalho de explicar.
Louis
Vai fazer isso num predio?Esses engenheiros de comentário, são uma piada pronta...
FastSloth87
Lá os fios são diferentes por acaso? Que eu saiba é tudo cobre.
FastSloth87
Sua experiência pessoal não representa nem 0,1% da realidade do povo brasileiro.
FastSloth87
Que inferno que era maluco, lembro que aqui em casa era padrão argentino pro ar condicionado, americano pro computador e europeu pro resto. Aí ficava complicado trocar o PC de lugar, acho que toda casa tinha um "lugar pro PC" pré-determinado.
Felipe Liʍa
Crianças principalmente
Felipe Liʍa
Os aparelhos dele e padrão do Japão
Hemerson Silva
É essa economia burra que eu não entendo, pessoal tem 2 pesos e 2 medidas para o que gasta...
Hemerson Silva
Obviamente não é porque queria, talvez algum descuido.
Baidu feat MC Brinquedo
Militares e afins: Bozo, que tal gerarmos emprego e renda?Bozo: Não, vamos trocar a pinagem das tomadas porque é mais importante.
Fabrício Roque
Reclamar dá menos trabalho
Fabrício Roque
O plugue europeu de 2 pinos encaixa na nossa tomada. O plugue europeu de 3 pinos é uma coisa muito feia, e não encaixa nas nossas tomadas. A maioria dos eletrônicos comprados na China são de 2 pinos. https://uploads.disquscdn.c...
Helcio Macedo
adopted by Brazil and South Africasem mais!
Exibir mais comentários