Bolsonaro reduz imposto sobre videogames pela 4ª vez e promete zerar IPI
A partir de 1º de julho, acessórios, consoles e videogames com telas incorporadas terão impostos até 16% menores, segundo o presidente da República
A partir de 1º de julho, acessórios, consoles e videogames com telas incorporadas terão impostos até 16% menores, segundo o presidente da República
O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, nesta quinta-feira (16), mais uma redução de impostos para importação de videogames no Brasil. A partir de 1º de julho, a alíquota cobrada sobre acessórios e consoles fabricados no exterior será reduzida. Já aparelhos com telas incorporadas terão o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) zerado.
Em seu Twitter, o chefe do Executivo informou que o imposto sobre acessórios e consoles irá diminuir em 4% — indo de 16% para 12%. Há chances dessa medida reduzir os preços cobrados pelos PS5 e Xbox Series X|S, assim como aconteceu em outubro de 2020.
Já o IPI de videogames com telas incorporadas, portáteis ou não, e suas partes será zerado. Um dos produtos que se encaixa na descrição é o Nintendo Switch. Vale mencionar que o modelo OLED do console deve chegar ao Brasil em breve, pois já conta com homologação da Anatel.
Em resumo, as reduções de impostos são as seguintes:
Ainda não dá para dizer se a medida vai de fato afetar os preços de produtos da Sony, Microsoft e Nintendo, já que nenhuma empresa se manifestou a respeito do assunto até o momento.
Essa é a quarta vez que o presidente Jair Bolsonaro reduz os impostos de videogames, desde o início de seu mandato. O decreto mais recente até agora havia sido assinado em agosto de 2021. Na época, o chefe do Executivo também cortou as alíquotas de acessórios, consoles e videogames com telas incorporadas.
Na ocasião, Bolsonaro havia prometido diminuir os impostos na seguinte proporção:
Esse decreto, porém, foi revogado em 1º de maio deste ano. A nova redução entra em vigor em 1º de julho para renovar o corte nas alíquotas.
Até o momento, o Ministério da Economia não informou os possíveis impactos da mais recente redução de impostos.
Com informações: Valor Econômico.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}