Início » Celular » Motorola só vai atualizar Moto Z4 para Android Q, não R

Motorola só vai atualizar Moto Z4 para Android Q, não R

Moto Z4 não vai receber Android R oficialmente; Motorola costuma oferecer duas atualizações de versão para linha Moto Z

Felipe Ventura Por

A Motorola costuma ter uma política relativamente simples para atualizações de Android: a linha Moto E permanece na mesma versão; a linha Moto G recebe um update; e a linha Moto Z é contemplada duas vezes. O Moto Z4 será uma exceção a essa regra: ele roda Pie e será atualizado apenas para o Android Q, não para o Android R.

Motorola Moto Z4

Ao Digital Trends, a Motorola confirma que está prevista apenas uma atualização de versão do Android para o Moto Z4. Ou seja, ele receberá o Android Q, mas o Android R de 2020 está fora dos planos. Além disso, as atualizações de segurança virão apenas a cada 60 dias; elas serão distribuídas por dois anos.

O Moto Z4 é o primeiro celular da Motorola com leitor de digitais sob a tela. Ele possui tela OLED de 6,4 polegadas com notch, processador Snapdragon 675, 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento expansível.

O aparelho se destaca pela câmera de 48 megapixels na traseira e pelo suporte aos módulos Moto Snaps. Ele roda Android 9 Pie.

Historicamente, a linha Moto Z passa por duas atualizações de versão. O Moto Z e Moto Z Play receberam o Android 7.1 Nougat e o Oreo 8.0. Enquanto isso, o Moto Z2 Force e Moto Z2 Play foram atualizados para o Oreo e têm Pie garantido — este último update ainda está em testes.

O Moto Z3 Play já foi atualizado para o Android 9 Pie e deve receber o Android Q... né, Motorola?

Atualizações do Android são destaque no Motorola One

motorola one vision

Motorola destaca que One Vision participa do programa Android One

As atualizações de versão se tornaram um diferencial vendido explicitamente no Motorola One e Motorola One Vision: a fabricante destaca em sua loja virtual que os aparelhos estão no programa Android One.

O Motorola One "receberá atualizações do sistema operacional para as versões P e Q", garante a empresa; enquanto o One Vision "receberá atualizações do sistema operacional para as versões Android Q e Android R". Além disso, ambos terão correções de segurança por três anos a partir do lançamento.

Rumores dizem que teremos dois novos aparelhos dessa linha: o Motorola One Action e Motorola One Pro. A fabricante confirma que não lançará novos celulares Moto Z este ano.

Motorola promete duas atualizações do Android para One Vision:

Motorola One Vision

Com informações: XDA Developers.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nicolas Kim
Faço de 5 a 8 horas de tela ligada só com a bateria interna, e de 8 a 12 com o Power Pack. E dependendo do uso, já fiquei 3 dias sem carregar... Pena que o Wi-fi é vilão e gasta muito nesse modelo, mesmo em standby, senão esse tempo seria maior ainda.
Nicolas Kim
A única coisa que me incomoda nele é a câmera, que é prioridade pra mim, mas foi a concessão que tive que fazer pra ter um aparelho com bateria que me satisfizesse. Vim de um Moto X 2014, que além de a bateria não durar nada, ainda deu aquele defeito dos desligamentos aleatórios... Então bateria passou a ser prioridade pra mim.
Rodolpho Camargo
Eu tive um S7 antes de comprar o Z2 Play mas devolvi por conta da bateria. Todo o resto do telefone era infinitamente melhor que o Z2 Play, exceto a bateria. E bateria é minha prioridade.
Rodolpho Camargo
Em alguns dias da semana eu saio de casa às 9h e chego às 23h e meu Z2 Play ainda tem 10% de bateria depois de uso MUITO intenso. E isso sem nem acoplar o Snap de bateria que também veio nele.
Celso
Por isso que eu não ficaria surpreso se esse Moto Z4 só tenha saído do papel por causa da Verizon Wirelless e seu snap 5G ou de outros snaps recentes.
Nicolas Kim
Mas não é triste não, esse aparelho não pesa nada, com o Snap fica +/- com o peso e a espessura de um Galaxy Note 9, só que com muito mais autonomia... Dá pra abusar o dia inteiro com fotos, filmagens e jogos e ainda ter uns 50% no fim do dia ou usar dois dias moderadamente com uma só carga. Também não gosto de capinhas, nunca usei, mas nesse caso, como acrescenta algo interessante, faço uma concessão 😁
HUEHUEHUE BR
Que vida triste.. usar snap de bateria deve ser a pior coisa, eu já tinha aversão a capinha de "cristal" que era vendido pela Motorola (por isso usei só por um mês e dps deixei abandonada) imagina dobrar o tamanho/peso do celular só pra ter algumas horas a mais de bateria! O meu nunca precisou ser carregado pra chegar no final do dia, mas assumo que era difícil ele chegar com mais de 40%.
Nicolas Kim
Exatamente, e é essa a vantagem , já que não precisa de fios e o acessório é leve e fino, não incomodando no bolso e no manuseio no dia a dia (fica mais ou menos com a espessura e peso de um Galaxy Note 9).
Nicolas Kim
A interface da Samsung melhorou bastante ao longo dos anos... sempre achei estranha, mas pelo menos no Android Pie ela ganhou funções úteis e legais como o acesso a tudo com uma só mão puxando os menus para baixo. A Launcher se eu não me adaptar, provavelmente instale outra como o Nova ou o Pixel Launcher, e problema resolvido. Agora, o que pega mesmo é a duração da bateria, que eu sei que não vai chegar nem perto do Z2 Play com Snap, e meu coração já chora por antecedência kkkkkkkk
Ed. Blake
A linha A já é um upgrade monstro em relação à Motorola, imagina a linha S.
R0gério
E não só Android. O Gear S3 está recebendo a One UI mesmo com quase três anos de lançado. Surpreendente.
ribeiro
Cara comprei um Asus intermediário, está muito lixo.Agora eu gosto muito da Asus(Monitores, Placa mãe, Placa de Vídeo...), porém em linha intermediaria de telefone me decepcionou.Samgung nem arrisco mais, nem a TV intermediaria deles presta. kkkk
Franco Luiz
So se vc nao so
Hemerson Silva
Anotado.
ribeiro
Asus e samsung só presta top de linhaEntão foi de Xiaomi.
Genumano
Motorola sempre reinou em casa até a compra pela Lenovo. Até 2017, das cinco pessoas, 4 tinham Motorola e minha filha do meio usava Xiaomi (desde 2014).Hoje são 4 Xiaomi. O último Motorola é o meu e esse ano abandono de vez a marca. Estou querendo comprar um top importado. De olho no OnePlus 7 Pro e Oppo Reno 10x Zoom (já que o imbróglio da Huawei não se resolve e, por enquanto, descartei o P30 Pro).
Mickão
Nenhuma surpresa vindo da Motorola. Infelizmente vai vender pra caralho por causa do design. Devia é mofar nas prateleiras.
Yamaha Mt-09
Já no primeiro ano o aparelho parou de receber atualizações.A ultima atualização de segurança foi no mês 4 de 2016.Parou na 5.1 e pronto, teve aparelho inferior que recebeu o 6 oficialmente, na época as rom que tinham 6.0 não funcionavam um monte de opções e diversos erros de camera.
Marlon
fiz esse caminho. aposentei meu moto z play de dois anos e meio de uso e passei para o galaxy s9. tô abismado com a qualidade da one ui da samsung (do hardware eu já esperava muito e ainda estou sendo positivamente surpreendido). não pretendo sair da samsung tão cedo.
HUEHUEHUE BR
Eu também, mas eu tenho um colega de faculdade que tem um e eu achei ele feio, a interface é tão "inútil", tantas coisas modificadas pra nada, ícones, menus, gestos, etc, enfim, poderia sim me adaptar, contudo acho bem mais funcional a interface da Motorola e do próprio Android One. Se eu não pegar ele vou direto pra um S10 (que vai custar meu rim e mais umas 5 parcelas de 400 reais)
Nicolas Kim
Falaram tanto dos fanboys da Apple e ficaram piores... Tsc tsc
Nicolas Kim
Olha... Confesso que eu tô pensando em trocar por um S9+ 🙄
Teu Guia
Hum rum
HUEHUEHUE BR
Posso ser porque com esses últimos lançamentos da Motorola/Samsung tá difícil sair do meu Z2 Play!
silvio cesar silva
Isso mesmoFuncionamento estável 👍🏽
Franco Luiz
Se nao to enganado essa versao mais " stock" n vai chega pra linha abaixo do 6 , acho que essa mudança eles nao faram pq muita gnt la fora gosta mais da zenui do que do android stock , entao pega um que ja saiu com zenui e mudar pra stock vai deixa algumas pessoas nervosas , Lembro do marcel falar disso quando lançou o max pro m1 que mtt gnt pediu a zenui nele
Franco Luiz
A asus atualiza 2 versoes grandes e dao um bom suporte , As vezes demora a chega mas chega e normalmente chega bem otimizado como foi no zen 4 que recebeu o android P e agora o aparelho ta mais rapido do que nunca
Franco Luiz
Como nao tem ? Faz tempo que a samsung lança aparelhos com bateria excelente desde o j5 e j7 pro que a samsung começou a ser elogiada pela duraçao de bateria.
Franco Luiz
Linha A tbm tem , nao os A10 20 30 . mas os A 7 2018 A9......
Franco Luiz
Isso é proposital , eles ja tem a rom feita mas lança com a anterior pra contar como um upgrade e com isso falar pro usuario " olha eu prometi 2 versoes esta ai as 2" isso vem acontecendo a muito tempo e nao é so com a motorola , a Asus a samsung a Lg é so reparar.É sacanagem pq prometem 1 ou 2 up mas lançam o aparelho com versao defasada ai na realidade prometem 2 mas vc so ganha 1
Franco Luiz
O problema do ios é ser muito fechado , ate pra por musica como toque é um saco ao menos na epoca q eu tive o iphone 6 era um porre fazer coisas simples
Franco Luiz
Zenfone faz tempo que a asus da um suporte legal , normalmente eles dao 2 updates mas pode chegar a 3 o Zenfone 3 por exemplo teve 3 , o suporte e o rma da asus sao bonsSobre ios Cara a maior vantagem que vejo em ios é a estabilidade e fluidez de sistema mas normalmente a cada update o aparelho vai perdendo isso , os mais antigos no caso e isso que ferra na apple, tu compra um iphone 8 hoje e ele é um jato daqui a 3 anos tu nota q ele ta muito diferente bem mais lento
Franco Luiz
E normalmente eles nunca tem o aparelho, ja vi alguns usuarios aki em noticia de samsung falando " vou troca meu s9 no pocophone" ai em outra materia sobre LG " vo trocar meu G7 no mi mix 3 " ........ehauheauheauehauea Fica vendo só é mo engraçado
Franco Luiz
Asus, samsung , importados huawei oneplusembora eu n confie na huawei mas tem bons aparelhos . Samsung e asus ja tive experienca com rma e fui muito bem atendido em ambos eles trocaram o aparelho por um superior e nao levou 7 dias .motorola ja tive 3 e ambos me decepcionaram e quando precisei de rma n tive , LG so usei um e tive o famoso burn in nunca mais usei , xiaomi ja tive um redmi 5 nao durou 3 meses e a placa mae queimou do nada buscando em foruns vi que a xiaomi usa placa mae de baixa qualidade em todos os aparelhos e sem proteçao entao desde entao larguei a marca tbm .Enfim eu vou nos que eu ja tive experiencia e fui bem
Franco Luiz
Resolve em que ? samsung experience pra oneui muda da agua pro vinho cara
dherii
que quesito de atualização? tenho um 5z, o android pie chegou em janeiroé um android bem modificado, porém se n me engano a ZenUi 6.0 é mais próxima do Android stock em comparação com a 5.1 ou 5.0 slaatualizações demoram um pouco mas atualizam bem os modelos
Nicolas Kim
Sinceramente acho que essas pessoas mais atrapalham do que ajudam. Pra mim o que importa é o aparelho estar ESTÁVEL acima de tudo. Pois já vi muita atualização ser extremamente cobrada, e aí quando foi lançada, estragou um aparelho dando bugs que ele não tinha 🤷🏻‍♂️
Nicolas Kim
Puts, pensava que eu era o único doido que tinha deixado de comprar um S7 por um Z2 Play kkkkkkkkkNo quesito câmera, me arrependo de não ter pego o S7. Mas no quesito bateria, tenho certeza que ficaria muito decepcionado com o Samsung. Principalmente porque meu Z2 Play veio com o Snap Power Pack, aí fica difícil ficar satisfeito com a autonomia de qualquer outro aparelho kkkkkkk
Nicolas Kim
Já tão pulando de cabeça nessa linha One... Que vai terminar de enterrar de vez a marca 🤣
Nicolas Kim
Estranho.... desde que atualizei o meu pro Android Oreo, nunca tive esses problemas... Fez um ano de uso agora 1º de Junho, até então com duração de bateria igual ao primeiro dia de uso (já estou de olho pra ver se a autonomia vai começar a cair, pois é depois de um ano que a jiripoca começa pi
Nicolas Kim
Tenho uma amiga que teve um Z2 Play roubado, e comprou outro Z2 Play com o dinheiro do seguro de tanto que ama o aparelho kkkkkkkSerasse você não é ela não? Sei não hein 🤣
ribeiro
e qual você recomenda?
Ibero Nascimento
Minha filha e minha esposa estão usando Motorola. Estes serão os últimos por aqui.
Eduardo Braga
iOS é legal. Pode frustrar às vezes, mas é bem bom. E olha que to parado no 10.
Jacques
Pior que na samsung somente a linha S e Note tem o OIS atualmente.Motorola tá começando agora a colocar em alguns.
Rodolpho Camargo
Só comprei um Moto Z2 Play há um ano em vez de um Galaxy S7 por conta da bateria. Dos celulares comercializados no Brasil, não tem uma marca que bata a Motorola no quesito bateria, não adianta.
Lucius_Fox
E nesse tutorial. https://www.cyanogenmods.or...
Lucius_Fox
Dá uma olhada no print...https://uploads.disquscdn.c...
Carlin
E aos poucos a Motorola vai substituindo a linha Z e até a linha G pela linha One, não sei se essa troca faz sentido ou é realmente efetiva, principalmente no caso da linha G que é extremamente conhecida!
John Smith
Tem? Possuo um Z Play que se não me engano nem atualização de segurança recebe mais. As três coisas exclusivas da Motorola que gosto são os mods, tela de espera e gestos (estes dá pra acostumar sem, mas pô, puta negócio conveniente).
Fábio Moser
Olha, sou órfão do Windows Phone. Migrar pro Android acabou sendo um caminho natural para a maioria dos usuários do sistema. Agora, eu nunca pensei que começaria a cogitar a ideia de migrar pro iOS. Vamos ver se o futuro Zenfone 6 me mantem no Android ou me fará migrar pra maça. Motorola eu não pretendo mais usar.
Lucius_Fox
Não uso snaps, mas pelo que vi, no LineageOS tem suporte sim, só não tenho certeza se é pra todos.
John Smith
Negócio é perder suporte aos snaps.
John Smith
Uma pena, porque eu acho essa linha One deprimente.
Baidu feat MC Brinquedo
Três e vai ser por causa do OIS que as câmeras da Motorola não tem.Em pleno 2019 (meio caminho pra 2020) e a Motorola restringe essa função a pouquíssimos aparelhos.
Buldego
rs
Ed. Blake
Hoje em dia opção não falta. Quem não curte importados pode facilmente comprar um Galaxy A50 pelo preço de um Moto G e estará muito bem servido de hardware/software.
Ed. Blake
Entendi. Realmente não justifica a menos que você seja um youtuber. Exatamente por isso as pessoas estão conservando seus dispositivos por mais tempo e as fabricantes estão, a pouco tempo, tentando correr atrás da fama de melhor pós-venda pra garantir que o este tipo de consumidor permaneça na marca.De certa forma a subida vertiginosa de preço dos aparelhos até que, no fim das contas, vai beneficiar o mercado e acabando aos poucos com a filosofia da obsolescência programada que as fabricantes adoravam quando as pessoas trocavam de celular todo ano.
Da Silva
Escapou de uma bomba, amigão
Danilo Bongarti
Tive o moto z2 play, veio com problema de bateria que inchou, passado se quase um ano a bateria inchou e a tela descolando novamente, e eles não quer nem saber do cliente, nem mandei concertar o aparelho, comprei um a50 da Samsung e Motorola nunca mais nunca mais.
Franco Luiz
Moto g e moto G 2 tiveram otimo suporte na epoca do google .... desde entao a motorola vive desse nome que a google conseguiu
ばか
Xiaomi é tão irrelevante quanto as duas.
Ed. Blake
O que não diz muita coisa, já que ele saiu da fábrica com a versão Nougat quando o Oreo já estava a bastante tempo no mercado.
Ed. Blake
Eu estou na fila pra comprar um também, mas no quesito atualização de versão do android, não prenda a respiração enquanto espera. A Xiaomi até atualiza o sistema (e não só a MIUI) mas leva uma década pra isso.
claudio santos
Creio que a Motorola está de uma vez por todas descontinuando a linha Z pra focar em outra linha e quem sabe entrando de vez com Android One como fez a Nokia.
Ed. Blake
Dois nomes: Falcon e Titan. Dois Moto G que receberam o android Lollipop antes mesmo dos aparelhos Nexus.
Ed. Blake
Fazem sim. Cada vez que algum desavisado compra uma bomba dessas só por ele ser mais barato, é uma oportunidade perdida para as outras marcas que entregam o mesmo pelo maior preço.
Ed. Blake
Em todas as versões do Android o Google se esforça pra melhorar vários aspectos de usabilidade como performance, fluidez, eficiência de bateria e gerenciamento de RAM. E se você pagou caro em um hardware com o valor diluído do software em seu preço (sim você paga pelo Android), é um direito seu exigir que este software receba suporte assim como o hardware receba um pós venda decente.As fabricantes deitaram o cabelo na época que o usuário trocava de telefone todo ano e abusaram da obsolescência programada. Só que o cenário mudou e os consumidores estão conservando cada vez mais seus dispositivos e trocando cada vez menos de aparelho.
Buldego
Samsung, Apple. Huawei e Xiaomi
Ruy Santos
RIP Motorola, meu Z2 Force vai ser o último que compro da marca.Como que são a atualizações dos aparelhos da Asus? Tou de olho no Zenfone 6 em um futuro distante.
matheusmeurer21
Saudades da motorola da google, tive um moto g de segunda geração e durou até o ano passado, vendo que os aparelhos da motorola foram "estragados" pela lenovo fui de J7 Prime que lançou com 6.0.1, foi para o 7.0, para o 8.1.0, e quase foi pro 9 (mas não foi) sendo que era concorrente do G5 que lançou no 7 e parou no 8. Motorola nunca mais
Jose Roberto Feijo Loures
Gostaria de ver eles corrigirem o moto g 4 plus que depois de atualizar para o Android Oreo com 70 , as vezes 80% de bateria fica desligando ou quando se inicia qualquer vídeo. Tá uma vergonha tenho passado raiva.
Vitor
Próximo curso da Lenovo: Como matar uma marca de smartphones.
HUEHUEHUE BR
Fica tranquilo que não foi atualização de segurança! Foi após o Android 8 que começou a travar ao ponto de não abrir nem a câmera ao rotacionar, ou desbloquear e a tela não acender. Mas é só reiniciar que volta ao normal, porém nesses últimos meses ocorre que quando reinício a bateria cai drasticamente se ele estiver com 50% ou menos. Se ele tiver com 30% vai até os 15% após a reinicialização! Mas acima dos 50% ele geralmente perde entre 3% e 10%. Triste mas mesmo assim é meu xodó! 😂
Itlof
Qual bug e qual versão você está? Fiquei até com medo de atualizar as de segurança agora
silvio cesar silva
Frescura da porr*!O aparelho funciona normal.O povo fica numa frescura.Quem quer atualização por longo período,pega uma b***ta de um iPhone.
ばか
Mas afinal quem faz diferença hoje em dia?
HUEHUEHUE BR
Moto Z2 Play é um nenê, mesmo o meu com bugs não deixo ninguém falar mal dele, só eu posso. 😂😂
HUEHUEHUE BR
Moto Z2 Play não! Ele ainda merece ser chamado de celular mesmo sendo da Motorola! Quem tem um não reclama de nada, ele é excelente, e olha que o meu após a atualização do Android está com bugs! Enfim, até o Moto Z2 Play a Motorola ainda tentava se "reerguer" porém, parece que ela viu que não iria conseguir, pelo menos não com algum esforço, então é melhor desistir. Ela tá aplicando a mesma política de 2017, lançar 22 versões de celular, cada um canibalizando o outro e tendo algum lucro pra exibir a cada 6 meses. Triste, ela é a nova Samsung, só que tem que atualizar os celulares por conta do legado da Google!
Teu Guia
É de ri, o cara tem um aparelho de 2014 e ainda cuspe no prato...Se o aparelho não prestasse, não iria durar nem um ano.
Teu Guia
Linha j sendo atualizada, mas resolve o que? Só cala a boca de quem não se aguenta e acha que atualizar a versão do Android vai transformar o aparelho em um top do ano. Basta receber as atualizações de segurança e otimização, se a versão do Android atual tá funcionando bem, não tem pq mudar.
Maxiel Lopes
Tenho um moto X4 Será que vai ter atualização?
johndoe1981
Pior que é verdade. Fiquei muito surpreso com o fato da Asus liberar duas atualizações para o Zenfone 3 Max 5.5", que é um aparelho low-end de 2016. Ele recebeu o Nougat em 2017 e o Oreo no ano passado.
Caique Moraes
Bom saber. Eu estava querendo pegar o Z4 e aposentar meu Z2 play. Infelizmente terei que aposentar de vez da Motorola e buscar uma alternativa confiável no lugar.
Diego
Moto G, atualização? Nunca vi isso existir junto.
Nicolas Kim
Natimorto kkkkkkkkTerminaram de enterrar a linha Z de propósito
Nicolas Kim
Tá atrasado, já saiu comunicado oficial, de que só vai ser vendido nos EUA e Canadá
Nicolas Kim
Tenho um Moto X 2014 que deu aquele defeito clássico de bateriaFui lá e troquei por um Z2 Play kkkkkkkk acho que gosto de sofrerMas zueira à parte, nada a reclamar desse em relação à bateria pelo menos, acima da média
Nicolas Kim
Ei ei mais respeito com meu Z2 Play que tá aqui firme e forte até hoje rendendo dois dias de bateria kkkkkkkkk
Nicolas Kim
Sempre tem que ter um xiaomínion kkkkkkk
Nicolas Kim
Como matar uma linha de smartphones em 3 passos: 1- restrinja a venda a pouquíssimos mercados2- lance só um modelo, e bem sem graça3- estrague a política de atualizações
Franco Luiz
eahueahuehaue motorola por xiaomi 6 por meia duzia
Michael dos Santos
Kkkk
Joseilton Romão Silva
Estou trocando meu moto Z2 force por um Xiaomi Redmi K20 pro. Motorola nunca mais!!
Gabriel Naldis
Dois! :(
Gabriel Naldis
Dois!
Marcos Eduardo Neves
Sim, pq o X4 dos EUA era do Android One.
Michael dos Santos
Grande parte da linha J está recebendo o Pie, fiquei surpreso
Michael dos Santos
As atualizações foram bem rápidas
Franco Luiz
Exibir mais comentários