Início » Internet » Facebook patenteia recurso que oculta comentários sem autor perceber

Facebook patenteia recurso que oculta comentários sem autor perceber

O Facebook espera dar, aos usuários que tiveram comentários removidos, menos incentivos para que eles enviem spam

Victor Hugo Silva Por

O Facebook patenteou na terça-feira (16) um método que oculta conteúdo impróprio da plataforma sem o autor perceber. Conhecido como shadowbanning, ele torna certos comentários invisíveis para todos os usuários, menos para quem os escreveu.

A patente deverá ajudar os moderadores de páginas. Isso porque a rede social deverá oferecer “menos incentivos ao usuário que comentou para enviar spam à página ou tentar contornar filtros do sistema de rede”, como indica o documento.

Facebook / Con-karampelas / Unsplash

Segundo o Facebook, o comentário ainda aparecerá para o usuário, mas poderá ter sua distribuição reduzida ou ficar completamente oculto para outras pessoas. Isso acontecerá se o texto contar com palavras proibidas pela página.

A remoção de comentários sem que o autor perceba também prevê a possibilidade de contar com a ajuda de moderadores humanos ou de aprendizado de máquina. O método ajudará a remover “comentários extremamente negativos, racistas ou depreciativos”, por exemplo.

Esta não é a primeira medida adotada pelo Facebook para evitar a publicação de comentários ofensivos. O Instagram, outra rede social da empresa, passou a usar inteligência artificial para verificar se uma mensagem é ou não ofensiva.

Caso perceba algo impróprio, a plataforma sugere que o autor desfaça o comentário. A rede social anunciou ainda um recurso para restringir contas, que funciona de forma bem parecida com o shadowbanning.

O recurso permite impedir interações de algumas contas, mas não é tão rígido quanto o bloqueio. Ele faz os comentários serem vistos, por padrão, apenas para o autor. O conteúdo só fica disponível aos demais caso seja aprovado do dono do perfil.

Com informações: Gizmodo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anakin

Mas no YouTube existe isso, mas você bane o usuário por completo.

nice guy

Mamma mia!

johndoe1981

Saudades das perguntas bizarras do Yahoo! Respostas!

johndoe1981

WTF kkkkk

Giovani Sousa

Ia comentar isso, sempre teve o recurso, pelo menos eu me lembro dele desde que tenho páginas (2014). Quanto aos grupos poderia ter mais opções de controle, ou bloqueia tudo, ou libera tudo, ou vai liberando por usuário mais "de casa".

Luiz Henrique

Caralivro?
No, thanks.

Bruce Kller

Esse recurso existe no próprio Facebook há mais de 8 anos. A rede social poderia estar trabalhando em conter spam em grupos, mas não dá muita atenção a isso.

Implementar recursos que dê mais autonomia aos administradores dos grupos para decidir que tipo de conteúdo deve ser publicado em seus grupos, iria ajudar no combate ao spam.

Sinto falta de ferramentas que permita bloquear palavras chaves, impedir que membros com menos de X tempo de participação faça publicações e coisas do tipo.

Franco Luiz

Instagram Facebook Twitter se juntem e dêem a função de posta sem opção de comentários logo

Alisson Santos

Estão patenteando algo que existe no Yahoo Respostas há 12 anos. Por lá chamavam de limbo, a pessoa que perguntou ou respondeu via o que escreveu, mas ninguém mais. Para saber se tinha sido vítima do "limbo", a gente tinha que abrir a pergunta sem estar logado.

uB.

Facebook kiba a internet toda... simplesmente o FB é uma grande malha de retalhos construídos de outros serviços.

Aí FB cria uma coisinha e já quer patentear pra ninguém fazer o q ela faz: roubar funcionalidades.

Hahahaha!