Início » Aplicativos e Software » Telegram muda envio de código por ligação após invasão de conta de Moro

Telegram muda envio de código por ligação após invasão de conta de Moro

Telegram Web vai levar 60 minutos para liberar envio do código de login via SMS se autenticação por dois fatores estiver desativada

Felipe Ventura Por

O Telegram tomou algumas medidas de segurança para evitar que outras pessoas consigam entrar na sua conta através do Telegram Web: o código de login continua sendo enviado para o aplicativo no celular, mas se você não tiver ativado a autenticação por dois fatores, precisará esperar 60 minutos para solicitá-lo via SMS, e não poderá recebê-lo por ligação. Segundo a Polícia Federal, os suspeitos de invadir a conta do ministro Sérgio Moro usaram VoIP para simular o número dele e obter esse código.

telegram ios

A mudança foi anunciada na conta oficial do Telegram no Twitter: “não se preocupe se as operadoras de telefonia demorarem muito para consertar as vulnerabilidades no sistema de caixa postal delas – agora, só permitimos o recebimento de códigos por chamada se você tiver ativado a verificação em duas etapas”.

E como nota o Gizmodo Brasil, antes o Telegram permitia enviar o código via SMS para qualquer pessoa em apenas 2 minutos. Agora, isso só ocorre caso a autenticação de dois fatores esteja ativa; senão, o tempo de espera é de 60 minutos.

Telegram não envia código por ligação para algumas contas

Para fazer login no Telegram Web, é necessário informar seu número de celular. A plataforma enviará um código de login para o aplicativo no smartphone. E se você não tiver acesso a ele? Neste caso, há dois cenários possíveis:

  • sua conta está protegida por senha (autenticação de dois fatores): você espera 2 minutos para solicitar o código por SMS, e mais 2 minutos para pedir que ele seja enviado através de uma ligação — que, em nosso teste, caiu direto na caixa postal;
  • sua conta não está protegida por senha: você terá que esperar 60 minutos para solicitar o código via SMS, e não poderá recebê-lo via ligação.

Com autenticação de dois fatores ativada:

Telegram Web e SMS

Sem a autenticação de dois fatores:

Telegram Web e SMS

Vale lembrar que a autenticação de dois fatores no Telegram funciona um pouco diferente do Google ou Facebook, por exemplo: o meio principal de acesso é um código de login, e a proteção adicional é feita através de uma senha opcional. (No Google, a senha é obrigatória e o código de login é ativado opcionalmente.)

Segundo a investigação da Polícia Federal, os invasores da conta de Moro usaram um serviço de VoIP que permite “realizar ligações telefônicas simulando o número de qualquer terminal telefônico como origem das chamadas”. Através de spoofing, eles acessaram a caixa postal e obtiveram o código de login para o Telegram Web.

O ministro não usava a autenticação de dois fatores, portanto não havia uma senha de proteção. Saiba como ativar os recursos de segurança do Telegram.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Chriztiano Sousa

Eu não recebo o código por SMS... sempre o fiz por ligação
Eu restaurei meu celular, e reinstalei o Telegram... porém não consigo acessar
Alguém pode me ajudar?

Felipe Liʍa

mas sao as opcoes que o WhatsApp te da!

PS: eu nao faco bkp! apago todas as msgs!

Felipe Souza Vieira

Pelo amor de Deus, você leu a reportagem?
A falha NÃO FOI NO TELEGRAM!

O acesso se baseou em 03 (três) falhas:

1. A operadora permitiu o spoofing, o que equivale a clonar a linha (a linha de celular, não o Telegram, não se faça de retardado que você não é)

2. O próprio usuário (você sabe quem) desabilitou, livre e espontaneamente, a segurança do Telegram, o que teria barrado a clonagem

3. O próprio usuário (você sabe quem) não desabilitou o acesso indevido QUANDO FOI NOTIFICADO.

Não existe segurança no planeta que proteja contra a imbecilidade do usuário. Com a sua senha, até uma criança rouba seu salário no caixa automático.

Jarbas Coqueiro

1ª Regra do backup: Backup local não é backup

Felipe Liʍa

Tudo errado esses promotores. Nem pra usar o chat secreto do Telegram ou apagar as conversas logo em seguida!

Felipe Liʍa

Vale lembrar q e opcional fazer os backups seja no próprio celular ou no GDrive

Bruno Sousa

Independente da forma obtida, foi ilegal. Para que fosse considerado legal, o material teria de ser entregue voluntariamente por Deltan ou Moro. Não foi.

O material também seria considerado legal se tivesse sido obtido por decisão judicial (quebra de sigilo). Não foi.

Portanto, o material não tem validade jurídica.

———

Eu não espero que o Moro se declare imparcial, pois isso não é mais possível.

Não é possível porque o processo não está mais na 1ª instância e porque ele não é mais juiz.

Sendo assim, o Moro foi oficialmente imparcial contra o Lula.

Pode discordar, achar equivocado, mas é a lei.

Boleto

1 - Vc está presumindo que o material obtido foi através do Hacker que usa Windows. Sendo que o sigilo da fonte do jornalista permite resguardar a identidade do responsável.

2 - Esperar do Marreco que ele se declare imparcial é muita inocência

Bruno Sousa

Há um esclarecimento pertinente a ser feito aqui quanto a suspeição de um juiz.

A imparcialidade é uma matéria subjetiva e de foro íntimo. Essa é a razão para a suspeição de um juiz ser deferida apenas por ele próprio.

Há outro ponto pertinente. O nosso Código de Processo Penal não permite a admissão de provas obtidas de forma ilegal. Sendo assim, todo o material do hacker não tem validade jurídica.

Boleto

Fakeada

Boleto

Sim, por isso mesmo eu disse que não acredito que o Lula seja inocente. Mas, se o julgamento começa tendencioso, já começa errado.

Juiz, por LEI, tem que ser imparcial, não tem passada de pano. O juizeco cometeu um crime e acabou. Se isso for libertar uma caralhada de bandidos, coloca na conta do Marreco

Bruno Sousa

Se aparecer na Vaza-Jato qualquer concluio entre Procuradoria, Moro e TRF-4 para forjar provas contra o Lula eu serei o primeiro a pedir um novo julgamento.

Ademais, você esqueceu do STJ. Qual a desculpa para eles terem condenado?

Angelo Costa

Ih rapá ... o vermelhinho ficou brado ... vai querer me dá uma facada.

Boleto

O TRF-4 seguiu o entendimento do juiz bandido, ou vc realmente acredita que eles leram as trocentas páginas do processo. A juíza que herdou o processo do Lula, meteu um cntrl+c
cntrl+v na sentença.

Em tempo, não sou inocente ao ponto de pedir Lula Livre, mas que o barbudo merece um julgamento justo e imparcial sou totalmente favorável

Eu tb ficaria 0 surpreso se surgisse na toada da vaza-jato pintasse um conluio do TRF-4 com o marreco bandido e o Deltan Dollanhol

Boleto

Rapaz, eu sabia que tinha retardado que passava pano para o ex-juiz Marreco bandido. Mas nunca li tanta bobagem para justificar as merdas que o seu herói fez. Que vergonha, rapaz

Exibir mais comentários