Início » Legislação » Tráfego de IPTV pirata despencou 50% com operação policial

Tráfego de IPTV pirata despencou 50% com operação policial

Xtream Codes foi derrubado na Europa em operação antipirataria; Eurojust aponta prejuízo de 6,5 milhões de euros

Paulo Higa Por

Uma operação antipirataria na Itália derrubou, há duas semanas, o Xtream Codes, um sistema de gerenciamento que funcionava como base para mais de 5.000 serviços de IPTV no mundo. Como resultado, o tráfego de plataformas ilícitas de IPTV chegou a despencar cerca de 50%.

Netflix / TVs recomendadas

A estimativa é da fornecedora de equipamentos de rede Sandvine. Ao TorrentFreak, a empresa revela que a queda de 50% foi notada em 20 de setembro em comparação ao dia anterior, quando o Xtream Codes foi tirado do ar. Ao mesmo tempo, as buscas pelo nome do sistema cresceram significativamente no Google, um movimento que também foi visto no Brasil.

O Xtream Codes era um software utilizado por empresas para revender serviços de IPTV para consumidores finais. Ele custava entre 15 e 59 euros por mês, oferecendo recursos como autenticação de usuários, estatísticas de acesso e proteção contra restreaming (sim). Estima-se que os cerca de 5.000 serviços de IPTV que utilizavam o Xtream Codes tenham mais de 50 milhões de assinantes.

Xtream Codes

“Nosso site e serviços estão fora do ar devido a um verificação preventiva das autoridades italianas. A investigação é sobre um pequeno número de clientes nossos localizados na Itália. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente, embora não sejamos responsáveis”, diz o site do Xtream Codes.

A polícia acredita que o Xtream Codes seja um grupo criminoso internacional que é alvo de buscas não apenas na Itália, mas também na Alemanha, França, Grécia, Holanda e na Bulgária, país em que a empresa foi registrada. Segundo a agência europeia Eurojust, “os danos causados pela quadrilha criminosa totalizam aproximadamente 6,5 milhões de euros, prejudicando a existência de muitos provedores legais de TV paga”.

Fato é que será muito difícil acabar com o mercado de IPTV ilegal: logo após o Xtream Codes ter sido derrubado, os provedores se apressaram em mudar para sistemas alternativos, sendo que a maioria já havia voltado ao ar nos dias 21 e 22 de setembro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zanac_Compile

100 reais tu paga, que bom, iPhone, Lego, PS, caneta stabilo, tudo é 3x mais aqui. Beleza, vamos roubar então!!

Heisenbeck

A título de exemplo: tenho link de 1gbps em casa, 275 canais na grade (incluindo 11 de esportes com La Liga, Ligue 1 & 2, Serie A IT, Champions League, Europa League, etc), linha de telefone com ligação gratuita para números fixos de 125 países e mais 40gb por mês numa 'saboneteira' 4g para usar fora de casa. Tudo isso por 20 euros mensais. E você quer me convencer que 400 reais é justo!?

O__REd'85 ᴳᶤᶻᴾʳᶤᵐᵉ

tu tá vivo, fidaputa?!

Bruno Silveira

Sei que a tv a cabo custa caro. Mas as pessoas tem que entender que os custos para produçao e licenciamento de campeonatos tmbm custam caro par as programadoras. Por exemplo: Apenas o premiere vai pagar cerca de R$ 650 MI de reais para os clubes. isso fora os custos de produçao e funcionarios.

Bruno Silveira

cara a imagem do HTV é horrivel. Parece até um 480p esticado. Nao tem comparaçao com a imagem da sky hd ou net hd.

MaTSuBa ✔

Justamente! Pelo menos onde trabalho, cerca de 80 func. quase todos já não assinam mais Tv por assinatura... Só Streaming...

Fato. Se pelo menos cobrasem um valor razoável...Mas nao, 400 reias para ter TV com todos canais. Quase metade do salario minimo do brasileiro.

Pois é. valor ridículo. Coloca um valor pelo menos razoável que a pirataria diminui. vide spotify e outros apps de streaming.

Cara eu nao gostei da imagem do HTV. estranho que voce tenha falado que a imagem é melhor do que os receptores que usam banda KU. Todos que vi achei a imagem muito artificial , com muito ruído.

johndoe1981

100 anos de perdão kkkk

johndoe1981

Mas serviços de streaming têm a grande vantagem de não haver burocracia pra cancelar a assinatura e não ter multa de fidelidade. Essa chateação é outro motivo que tem afastado os clientes de TV paga.

Bráulio Pinto de Carvalho

Servidor Azamerica tá fora desde ontem.

Corvo

Bela comparação, só esqueceu que um plano de IPTV custa menos de 1/10 de um plano similar legalizado.

Corvo

Lixo porque todo mundo quer tudo de graça, assino um servidor que praticamente não trava, as travadas é devido à latência do próprio wifi, internet, etc.

atx150w

o povo roba mesmo e vai continuar assim 900 conto no fim do mês não da pra merda nenhuma o dinheiro evapora no mesmo dia com tanta merda que o pobre fudido desse país tem que pagar quem quiser lutar contra os piratas abaixe a porra do preço ou sofra com torrent e iptv

Exibir mais comentários