Início » Computador » AMD anuncia placa de vídeo Radeon RX 5500 para brigar com a GTX 1650

AMD anuncia placa de vídeo Radeon RX 5500 para brigar com a GTX 1650

A AMD também anunciou a Radeon RX 5500M, versão da GPU para notebooks

Emerson Alecrim Por

A AMD iniciou a semana com o anúncio de uma nova série de placas de vídeo: os modelos Radeon RX 5500 e Radeon RX 5500M são opções intermediárias que chegam nos próximos meses para fazer frente a modelos como Nvidia GTX 1650 e GTX 1650 Mobile.

AMD Radeon RX 5500

Assim como as placas Radeon RX 5700, as duas novas GPUs têm como base a arquitetura Navi, cujo grande destaque é o RDNA (Radeon DNA), núcleo que proporciona mais eficiência nas cargas de trabalho e, ao mesmo tempo, otimiza o consumo de energia. O processo de fabricação é o de 7 nanômetros da TSMC.

Mas as semelhanças entre as duas séries não vão muito além disso. As placas Radeon RX 5500 são mais baratas em relação às GPUs RX 5700, logo, trazem especificações inferiores. A AMD assegura, no entanto, que as novas placas podem oferecer ótimo desempenho em jogos AAA rodando em 1080p.

Ainda que a companhia não tenha revelado todos os detalhes, sabe-se que a série Radeon RX 5500 conta com 1.408 stream processors (22 compute units), 88 TMUs (para textura), frequência em boost de até 1.845 MHz (o clock base ainda é desconhecido) e TBP de 150 W.

No quesito memória, as Radeon RX 5500 trazem 4 GB ou 8 GB de GDDR6 e barramento de 128 bits. O rendimento das novas placas pode chegar a 5,2 teraflops em operações de precisão única (contra 7,95 teraflops da Radeon RX 5700).

AMD Radeon RX 5500 - chip

AMD Radeon RX 5500M

E a Radeon RX 5500M? Essa é a versão da nova série voltada a notebooks, por isso, ela traz especificações apenas ligeiramente inferiores às da Radeon RX 5500 “normal”.

As principais diferenças estão no clock, que pode chegar a 1.645 MHz em boost, e no TBP, que aqui alcança 85 W. A performance é estimada em até 4,6 teraflops em precisão única.

AMD Radeon RX 5500 Series: disponibilidade

A AMD ainda não informou datas de lançamento e previsão de preços, até porque a companhia não deve lançar modelos de referência das novas GPUs. Mas é de se esperar que empresas parcerias anunciem as suas primeiras unidades da Radeon RX 5500 até o fim do ano ou, no mais tardar, no começo de 2020.

Fabricantes como MSI, Lenovo, HP e Acer planejam lançar os primeiros notebooks e desktops baseados na Radeon RX 5500M já neste trimestre.

Com informações: AnandTech.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno NK

Mano pula direto na RX 570 ou superior, 560 já tá ultrapassada.

CW de Lima

Mas aí você tá falando de hackintosh, que não tem suporte oficial nem da AMD, nem da nVidia. Nesse caso a nVidia fica em desvantagem porque são pouquíssimas placas deles que tem suporte nativo no macOS, e até mesmo placas da AMD tem algumas limitações.

Quanto ao Wayland, ele ainda não tá 100% maduro, e os drivers da nVidia (tanto o proprietário quando o Noveau) não funcionam tão bem com o Wayland quanto com o X.

Te garanto que, à exceção do macOS, se você usar o X com os drivers proprietários, vai funcionar bem melhor.

vampent mineruo

Mas é importado, aí é foda, nao tem nem garantia

vampent mineruo

Ta perdendo sim, nao pude atualizar o os x pois não é compatível com nvidia
O wayland do linux tá horroroso parece intel graphics

Não sei o que ta acontecendo cara

CW de Lima

Perder compatibilidade eles não tão perdendo, porque continua basicamente a mesma coisa que sempre foi. O que mudou é que a AMD entrou com força com essas novas placas, que são tão boas quanto as da nVidia, mas consideravelmente menos caras.

Pablo Jucabala

Brigar? Brincadeira né?! Kkkkkk

vampent mineruo

Oq eu queria saber é pq a nvidia ta perdendo compatibilidade cok tudo

ribeiro

Sim, vão se arrepender.
Essa RX500 já é da geração antiga, era para ter esperado um pouco mais antes de comprar essa placa.

dakath
puts comprei ontem uma RX 570, tomara que eu não me arrependa...
dakath

puts comprei ontem uma RX 570, tomara que eu não me arrependa...

Macgyver Freitas

É TBP msm, a AMD resolveu usar outra unidade, mas na real como n existe uma padronização, só pra pra saber o consumo depois q saem uns reviews medindo. Eu prefiro os do tomshardware

Jeffersom

não seria TDP em vez de TBP?

Jeffersom

da uma olhada que tem umas rx 470d que são superiores a rx560 por 355 reais

Macgyver Freitas

Tbm to querendo trocar minha GTX960, um dos maiores motivos é não suportar Wayland no Linux. O ideal seria essa RX 5500. Mas to até pensando em pegar uma RX 560 no aliexpress, q ta R$350

Capitão Caverna

O meu próximo pc vai ter placa AMD.
Funciona nativamente no linux.
Funciona nativamente no hackintosh.
É mais barata.
Roda tudo o que eu jogo.

Exibir mais comentários