O que é GaN? [nitreto de gálio]

Saiba o que é GaN ou nitreto de gálio, um elemento químico que promete revolucionar a tecnologia, de radares a baterias

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 4 meses
Lâmpada de LED / o que é GaN

O que é GaN ou nitreto de gálio? Este composto químico está por trás de diversas novidades relevantes no desenvolvimento tecnológico, de radares a lâmpadas de LED e baterias mais potentes. Aqui, você descobre o que é GaN e para o que ele serve.

O que é GaN?

O nitreto de gálio, de fórmula química GaN, é um material semicondutor, capaz de mudar de uma composição isolante (que não permite a passagem de energia) para uma condutora (capaz de transmitir energia) com grande facilidade.

Diferente de outros compostos similares, o GaN possui uma banda proibida (band gap, a quantidade de energia necessária para passar do estado isolante para o condutor) bem larga, além de uma estrutura que o torna bastante resistente.

O GaN possui uma série de características que o tornam ideal para diversas aplicações. Embora não seja muito popular, é conhecido da comunidade científica há bastante tempo e ao menos desde os anos 1990, é empregado na produção de lasers e lâmpadas de LED. No entanto, nos últimos anos, o material vem recebendo maior atenção.

Disco de Blu-ray / o que é GaN

Quais as aplicações do GaN?

O GaN pode ser usado de diversas formas. Por exemplo, ao contar com um menor comprimento de onda, oferece maior rendimento em lasers de feixe violeta ou azul, usados para ler e gravar dados. Com isso, a quantidade de informação que seria gravada em diversos DVDs pode ser comprimida hoje em um único disco Blu-ray.

Com o apoio de empresas como Sony, Dell e HP, o Blu-ray se tornou a mídia física padrão. Hoje, evoluiu para armazenar vídeos em 4K/Ultra HD e ainda mais dados.

Há também impactos positivos do GaN no meio ambiente: o uso do material em lâmpadas de LED em larga escala, em substituição às tradicionais incandescentes ou fluorescentes reduz a emissão de dióxido de carbono (CO2, um dos principais gases causadores do Efeito Estufa) em até 90%, além de diminuir em muito o consumo de energia. Lâmpadas especiais, disponíveis hoje que exploram melhor o material podem durar até 20 anos.

Radar 3D AN/TPS-75 / o que é GaN
Radar 3D passivo AN/TPS-75 móvel (créditos: USAF)

O GaN também possui aplicações militares, permitindo o desenvolvimento de radares até cinco vezes mais potentes que os usados atualmente, mas ocupando apenas metade do espaço, podendo ser facilmente embarcados em veículos táticos, além de bases aéreas e navios.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre GaN (nitreto de gálio) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados