Início » Internet » Facebook lembra que sempre monitora localização dos usuários

Facebook lembra que sempre monitora localização dos usuários

Facebook diz que rastreamento de local é necessário para direcionar anúncios e para combater usuários que propagam fake news

Felipe Ventura Por

O Facebook sempre sabe onde você está, mesmo que você tenha desativado o acesso à sua localização: isso não é novidade, mas a rede social precisou lembrar alguns senadores dos EUA sobre essa informação. A empresa diz que o rastreamento é necessário para direcionar anúncios e para combater usuários que propagam fake news.

Facebook Mark Zuckerberg

As práticas do Facebook foram detalhadas em uma carta enviada a dois senadores dos EUA e divulgada nesta terça-feira (17). Mesmo quando a rede social é impedida de acessar os serviços de localização no iPhone ou Android, ela consegue deduzir o local do usuário através do endereço IP ou de fotos publicadas na rede social. Essas informações são menos precisas, mas são o bastante para segmentar anúncios, por exemplo.

“Por necessidade, praticamente todos os anúncios no Facebook são segmentados com base na localização, embora anúncios geralmente costumem ser direcionados a pessoas dentro de uma cidade em particular ou em alguma região maior”, explica a empresa. “Caso contrário, pessoas em Washington, DC receberiam anúncios de serviços ou eventos em Londres e vice-versa.”

Ao monitorar a localização do usuário, o Facebook também consegue saber se alguém tentar fazer login a partir de outra cidade ou país — um possível sinal de invasão de conta. Além disso, o endereço IP pode ajudar a combater campanhas de desinformação: por exemplo, é possível detectar se posts de orientação política tentam interferir em um processo eleitoral se estiverem vindo de outro país.

Não se trata apenas do endereço IP: “as pessoas podem fornecer ao Facebook informações específicas sobre sua localização… elas podem fazer check-in em um restaurante ou loja, ou aplicar uma etiqueta de localização em uma foto, ou serem marcadas por um amigo em um check-in”.

Facebook confirmou rastreamento no ano passado

Facebook local

Nada disso é realmente novo: no Gizmodo, Kashmir Hill confirmou todas essas práticas com o Facebook em dezembro de 2018. “Não há como as pessoas desativarem completamente o uso da localização para anúncios”, disse um porta-voz da empresa na época.

Ele continuou: “usamos a cidade e o CEP que coletamos dos endereços IP e outras informações, como check-ins e cidade atual do seu perfil, para garantir que estamos oferecendo às pessoas um bom serviço — como exibir o Facebook no idioma correto e mostrar eventos próximos e anúncios de empresas locais”.

Ainda assim, isso pode pegar alguns de surpresa. O senador Chris Coons diz em comunicado: “o Facebook alega que os usuários estão no controle de sua própria privacidade, mas, na realidade, eles nem sequer têm a opção de impedir a rede social de coletar e monetizar suas informações de localização”.

Vale lembrar que o Google tem uma política semelhante: “quando você usa nossos serviços, coletamos informações sobre sua localização, o que nos ajuda a oferecer recursos, como rotas de carro para a viagem de fim de semana ou horários de filmes que estão perto de você”.

Assim como o Facebook, o Google sabe onde você está a partir do GPS, endereço IP, pontos Wi-Fi nas proximidades, torres de celular e dispositivos com Bluetooth ativado. Você é rastreado mesmo se o histórico de localização estiver desativado.

Com informações: The Next Web, CNBC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

Comentário perfeito, a hipocrisia do Markinho não tem limites.

johndoe1981

"Facebook rastrea os usuários", ah vá.

Ian Santos

Tá, mas por que isso tem que ser noticiado? Tem tanta coisa mais importante acontecendo no mundo. Desde 1900 as pessoas conseguem ver a localização de outras pelo IP, falar que o Facebook faz isso como se fosse uma atrocidade é sem nexo. Eu só acho que não é de hoje que o Facebook tem sido alvo de matérias que buscam justamente minar a imagem dele diante das pessoas que não tem tanto conhecimento, você não tem percebido? Eu realmente gostaria d

Tiago Celestino

A noticia é que o Facebook enviou uma carta para senadores que documenta e oficializa essa prática. Outra, vc saber disso, só ñ ache que todo mundo tem o mesmo conhecimento que você.

Jhonatan Paiva

Só desativar GPS, e usar VPN, pronto.

Ian Santos

Realmente isso não é nenhuma novidade, a sua localização por GPS pode estar bloqueada mas isso não impede de ninguém inferir, por outros dados, onde você está. Eu não sei por que essas coisas viram notícias. É pra prejudicar o Facebook? É pra lucrar com views de pessoas desavisadas? Se alguém conhece um site que que não divulgue esse tipo de material por favor me indique nos comentários.

Rod

No Android 9 em diante também tem essa opção.

Fabio Santos

Facebook rastreia é normal todos aceitam, China é espionagem, no meu ver existe uma guerra fria ocorrendo e quem está sendo jogado um contra o outro é o povo que manipulado acha que existe um lado bom e outro ruim.
Sendo que ambos por debaixo dos panos jogam contra a população e no calar da noite sentam juntos pra ver a briga da população.

"é necessário para direcionar anúncios e para combater usuários que propagam fake news."
ÇEI....

costacafj

Me espantaria eles falarem que não

Anderson Teles

Para surpresa de ninguém.

Lucas Santos

No Android dependendo da interface é possível também limitar e até matar o processo sempre que estiver em segundo plano.

Gustavo Al-Kurdi

Eu só acesso pelo navegador.

Daniel Ribeiro

No iPhone, se vc desligar "Atualizações em 2º Plano", o aplicativo simplesmente morre quando não está sendo usado. Para completamente de consumir a bateria. Isso vale para qualquer App e não apenas o Facebook.

Fio da Navalha

Após desinstalar o facebook do celular, minha bateria "dobrou a capacidade". #NeverRegreat

Exibir mais comentários