Início » Tecnoblog » Conheça a nova comunidade do Tecnoblog

Conheça a nova comunidade do Tecnoblog

Adeus Disqus, olá Discourse!

Thiago Mobilon Por

Nos últimos anos vários sites mataram o campo e comentários. O espaço deu lugar à listas de conteúdo relacionado, ou à rolagem infinita, que leva o visitante para posts seguintes automaticamente.

Quem ainda não fez a mudança, lida constantemente com alguns dilemas, como a moderação de comentários ruins e a escolha de um sistema que forneça as melhores ferramentas para cultivar boas discussões.

A escolha da maioria é o Disqus, mas ele se tornou o maior não por ser o melhor e sim por falta de opções melhores. Eu falo mais sobre isso no final desse post, mas o ponto é que resolvemos abandonar de vez o  Disqus. No lugar, estamos lançando a Comunidade do Tecnoblog.

A partir de hoje, todos os posts publicados no Tecnoblog terão um tópico de discussão criado automaticamente na Comunidade. No lugar do campo de comentários, que apareceria abaixo desse post, destacaremos apenas os comentários mais interessantes e também uma lista de avatares de todas as pessoas que estão participando da discussão.

Esses comentários são destacados automaticamente, de acordo com o sistema de pontos do Discourse, ferramenta que escolhemos para a Comunidade do TB. Ele considera quantos likes e respostas cada comentário recebeu, além da reputação do usuário.

Aliás, a parte mais legal do Discourse é que ele é todo centrado na reputação do usuário. Isso vai nos ajudar a filtrar os infames trolls, que em nada contribuem com a discussão e ainda espantam bons comentaristas.

Os usuários são divididos em cinco níveis de confiança: usuário novo (0), utilizador básico (1), membro (2), regular (3) e líder (4). Chegando ao nível de líder, podem até moderar o fórum, sem precisar de autorização de um administrador.

Para subir de nível basta ser um bom membro da comunidade: ajudar os amiguinhos, iniciar discussões interessantes, fazendo comentários produtivos nos posts aqui do TB, denunciar eventuais trolls ou spammers, etc.

Nosso objetivo com a Comunidade é cultivar um espaço seguro para debater assuntos ligados à tecnologia e derivados. Queremos um ambiente livre de trolls e principalmente, sem comentários e tópicos caça-clique.

O sistema também conta com outros recursos muito legais:

  • Funciona perfeitamente nos smartphones;
  • Sistema de notificações em tempo real;
  • Sistema de badges (gamificação);
  • Dark mode automático (sincroniza com a configuração do sistema operacional);
  • Mensagem privada para usuários acima do nível 1;
  • Sala de Venda e Troca para membros de nível 2 ou superior;
  • Login por redes sociais: Google, Facebook e Twitter;
  • Livre de anúncios (isso mesmo, nenhum anúncio pra usuários acima do nível 1);
  • Categorias e subcategorias (aleluia!);
  • Extremamente rápido e leve;

E o mais importante: tudo é configurável. Podemos criar novas salas e recursos baseando-se no nível de usuário, sempre buscando recompensar os membros mais ativos. Utilize a sala de Feedback pra enviar as suas ideias. 😉

Por que abandonar o Disqus?

  • Ativou exibição de anúncios forçada para todos os não-pagantes. Um site do porte do TB gastaria cerca de cinco vezes o que gastamos hoje com toda a nossa infra, só para desativar os anúncios.
  • A ferramenta está parada no tempo e dominada por fakes. Há anos nenhuma atualização relevante é lançada (pelo menos desde 2014, quando adotamos aqui no TB);
  • Ele é extremamente pesado e não há nada que possamos fazer para mudar isso;
  • As notificações direcionam o leitor para uma página do Disqus e não para a matéria aqui no TB. Ou seja, usam o nosso conteúdo para gerar tráfego em suas URLs.

Por que não dedicar alguém ao Tecnogrupo?

O Tecnogrupo foi lançado em 2012, de forma despretensiosa e não parou de crescer desde então. Mas esse crescimento vem trazendo problemas que o Facebook não ajuda a resolver (pelo contrário, ele é a causa de vários).

  • Falta organização: não é possível categorizar os posts. Perguntas repetidas aparecem o tempo todo e tópicos mais elaborados se perdem rapidamente na timeline. Isso desestimula a construção de uma knowledge base sólida.
  • Likes ganham destaque: por mais que o Tecnogrupo seja uma bolha, cada vez mais a cultura da rede social tem chegado até ele. Polêmicas, respostas ríspidas, pessoas que em vez de ajudar, questionam as vontades de quem criou o tópico, etc.
  • Na timeline, tudo se mistura: política, família, memes… e isso acaba contaminando o conteúdo do grupo, também (é inevitável).
  • Por último, mas não menos importante: todo conteúdo que é postado no Facebook, pertence ao Facebook.

●●●

Seja bem vindo à Comunidade! Contamos com a ajuda de todos para construir um ambiente saudável e com discussões de alto nível. Leia também o nosso FAQ antes de postar.

Comentários da Comunidade

24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Higa

Aeeeeeeeeeeeeeeee :tada::tada::tada:

Caio Henrique Francisco

Vida longa a essa nova comunidade.

Alessandro Maia

Ótima novidade! Vai dar pra participar mais aqui!

Murilo Calegari

Talvez eu não tenha sido a única pessoa que chegou a precisar fazer isso nos últimos meses: ativar o AdBlock no Tecnoblog. Então o seguinte tópico atiçou minha curiosidade:

  • Ativou exibição de anúncios forçada para todos os não pagantes. Um site do porte do TB gastaria cerca de cinco vezes o que gastamos hoje com toda a nossa infra, só para desativar os anúncios.

Qual era a relação do Disqus com relação a anúncios?

Henrique Picanço

Essa é uma ótima notícia! Já tinha visto o Discourse em vários outros sites, substituindo os fóruns da comunidade. Mas é a primeira vez que o vejo como uma junção de fórum + campo de comentários!

Saulo Benigno

Não!!! Vou ter que clicar e ir para outra página separada do Post :frowning:

Isso me deixa triste, que pena.

Vinicius Fukner

Será que isso vai afastar os fakes? Pois realmente atrapalha muito, aprendi muito e descobri coisas novas através do pessoal nos comentários, mas ultimamente os fakes estavam demais, sempre trazendo algum assunto fora da matéria e tentando ser engraçados (muito triste).

Erisdan

Muito boa a iniciativa! Estou e estarei sempre aqui na torcida para que dê certo e comentando sempre que possível os temas bacanas. Parabéns a todos do Tecnoblog e sucesso!

Murilo Calegari

Esse é certamente o ponto em que eu realmente mais sentiria falta de um sistema de comentários embutido na postagem… Talvez se torne uma questão de hábito dar uma passadinha aqui na comunidade.

Thiago Mobilon

Ele começou a exibir forçadamente um bloco de anúncios em cima dos comentários. Era enorme, feio e com vários anunciantes que injetavam cookies de afiliação nas máquinas. A gente ocultou via CSS, mas né, isso não é correto. Porém, o jeito correto seria gastar quase 400 dólares por mês, com um sistema que não vale nem 10% disso.

JulioTenorio

@mobilon não sei até que ponto vocês podem modificar o visual da comunidade, mas acredito que seria legal retirar esse contador de comentários


pois quase sempre que estou respondendo vou ler rapidamente a discussão para saber se estou seguindo o fio

Thiago Mobilon

Pensa que a comunidade não se resume aos comentários dos posts. :slight_smile:

A visita com certeza vai valer a pena.

Islan Oliveira

Particularmente eu prefiro o DisqUs, mas entendo os motivos dele ter sido abandonado.

Murilo Calegari

Acho que outro aspecto também que eu não gostei é o fato de que respostas a comentários aparecem como um comentário a parte na lista completa. Acaba confundindo um pouco porque a mensagem fica fora de contexto (tem que clicar em um botão para ver a original).

Tem como deixar igual aos comentários do Reddit? Com eles aninhados?

Michael

Estou curtindo demais à Comunidade, parabéns à Equipe!

Sammy

Isso é totalmente incrível, a quantidade de gente tóxica e chata no Disqus era absurda, eu perdi totalmente a vontade de logar e comentar sobre a postagem, estou bem animado para participar ativamente dessa comunidade.

Jucá Costa

Muito bom. Não conhecia esse Discourse, e estou bastante impressionado com o design e a proposta do software. O espaço de comentário do Disqus realmente não era um ambiente interessante.

Thiago Mobilon

Acredito que sim, pela natureza do Discourse. Ele é todo focado em reputação, então usuários assim tendem a ser filtrados.

Plus, essa galera fake cria conta no Disqus e sai postando groselha em todos os sites, não é só no TB. Então não acho que criariam outra conta só pra ficar aqui.

Erisdan

Ficou muito legal! A equipe do Tecnoblog está de parabéns!

Bruno Martins Mendes Vieira

Agora sim, disqus estava dando problemas de carregamento comigo a tempos, agora é uma nova era.
Parabéns Tecnoblog !

Manoel Paulo

Muito melhor! Parabéns Tecnoblog!

João M.

É legal e tal a novidade a curto prazo mas duvido que fique tão ativo quanto Disqus a longo prazo, se bem que isso não faz diferença pro TB no quesito visualização de anúncios e visitas, os comentários eram só um pequeno bônus.

Ryan Marinho

Ficou melhor organizado, está mais fácil de curtir e responder os comentários, parabéns a equipe!

Renato Silveira

Nunca fui de comentar, mas com essa organização e esses recursos anti-trolls até me animei a comentar, show!!!

Eliézer José

Demorei pra achar como que comenta hahaha. Seus abestado usando gamificação pra me viciar no novo fórum do TB, agora terão de dar um jeito de colocar uma ferramenta de controle de tempo :yum:

Pedro Henrique de Campos Xavier

Também acho que deveria aninhar os comentários para ficar organizado.

Thiago Mobilon

Não sei se o discourse tem essa opção. Vou checar!

Henrique Picanço

Percebi agora que as respostas não são mostradas em cascata… Tenta descobrir se dá para mudar isso logo, pois tópicos com muitas respostas podem ficar complicados de ler rapidamente.

Marks Duarte

Essa é uma mudança muito bem-vinda. Como eu sempre confiro os comentários após ler as matérias essa nova ferramenta que agrega o formato de comunidade tem tudo para dar certo.

Pelo jeito o ano de 2020 começou bem para o Tecnoblog.

Jorge Aragão

Bom, só faltou a resposta de um comentário estar concatenada com ele, se não às vezes a resposta parece sem sentido.

Kelvin Dias

Usei pouco o Disqus, mas cheguei a usar na época que tinham sites voltados para windows phone. Acho que deixa muito mais limpo visualmente os artigos. A comunidade amadurece e ficam os que realmente querem colaborar, debater com respeito e agregar para todos os lados.

Espero que a moderação seja boa e saiba filtrar aqui. Sou da comunidade do Diolinux e o ambiente é muito mais “gostoso” de se debater, conversar, discutir, trocar experiências. É realmente um ambiente bom de aprendizagem e troca de informação.

Só desejar sucesso nessa mudança e parabéns.

Matheus Alexandre

Aê! Há tempos que aguardava um fórum oficial do Tecnoblog

Marcos Soares Santos

Vamo cortar a faixa da inauguração

Marcos Detrano

Parabéns @mobilon @tecnoblog - estávamos precisando de um fórum/Comunidade oficial.

Jamis Casusa

Eu particulamente não gostei muito como sistema de comentário.

Entendo os motivos da troca do Disqus e não tiro sua razão quanto a isso, mas ele é mais direto ao que se propõe, uma caixa de comentários.

Aqui no desktop eu tive que rolar todos os comentários da matéria, clicar no botão para abrir outra página para só então achar o botão de responder e aí abrir a caixa.

Fora esses problemas de usabilidade, achei a proposta boa.

Andrey Nering

Parabéns pela escolha pelo Discouse!

Já conhecia ele pois é muito usado em projetos de software livre (e é escrito em Ruby on Rails :heart:). A comunidade do Nubank também o usa.

O melhor ponto é que a escolha de um fórum separado nos livra da dependência do Facebook. Deixei de frequentar o Tecnogrupo porque deixei o Facebook. Apesar de gostar da comunidade na época, é bem verdade que as discussões boas “se perdiam” na timeline no meio de tanta gente postando.

Guilherme Oliveira

Fantástico! Genial! Ótima escolha. O disqus já deu o que tinha que dar.

Vitor de Lucca

Achei bem confuso as respostas. Me parece algo bom para Q&A, e não para discutir necessariamente, já que vai ter bastante comentários e não é em formato arvore.

Pior do que isso é que os comentários repetem. Então se você coloca para mostrar respostas, aparece a resposta. E dá um scroll, e tá a resposta lá em baixo. Isso fica horrível para threads com bastante comentários.
Este foi o maior problema que eu vi até agora.

O ponto bom é que o formato novo incentiva comentários maiores e mais elaborados.

Eduardo Alvim

Já fiz o cadastro e estamos dentro. Que a ferramenta só traga melhorias ao site.

Vinicius Andrade

Novidades, adoro novidades!!! Bora testar essa nova plataforma. Sucesso Mobiloso & team! :metal:t2: :sunglasses:

Ricardo Valim

Agora sim.
Já deixei varias vezes de comentar artigos, hands on, reviews e tudo mais devido ao disqus.
Tenho certeza que essa comunidade vai agregar muito a tds, do tecnoblog e usuarios do site mais engajados principalmente.

Cássio Oliveira

Muito bom! Parabéns pela grande mudança!

Zanac_Compile

Com certeza, a comunidade em si funciona sozinha. Porém a vinculação com a notícia do site é muito relevante, eu sugeriria:

  1. Deixa histórico das conversas sem prazo
  2. Deixa o vínculo na notícia indefinidamente
  3. Deixa aparecer todos comentários nas notícias relacionadas, isso incentiva mais gente a escrever
  4. Sempre colocar link na notícia

Senti falta de ter link para os comentários nas notícias novas, não achei como comentar.

Renan Rufino

Parabéns @mobilon e equipe !! Ficou incrível

André Onofre

Muito bom! Me afastei do Tecnogrupo no Facebook (por causa do próprio Facebook), espero que a Comunidade se torne um lugar cada vez melhor para o bate papo tecnológico!

Gilvandro Neto

Curti! Parabéns ao Tecnoblog e que a comunidade se mantenha unida e saudável! :slight_smile:

Sandir Costa

Achei excelente! Aqui no trabalho o Disqus foi bloqueado há alguns meses e o único site que eu senti falta da parte dos comentários foi o Tecnoblog. Parabéns pela mudança!

Paulo Higa

A demanda foi alta demais e estouramos o limite do servidor de e-mails. Assim que aumentamos, ele disparou os e-mails que ficaram travados. Agora os e-mails vão chegar normalmente. :wink:

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido

Adorei que quando abre o tópico novamente, ele vai direto pro último post lido. :relieved:

Saulo Benigno

Realmente é bem difícil quando as respostas não estão abaixo da mensagem original.

@mobilon , desculpa, não quero ser o chatão, mas só apontar a usabilidade do processo ok?

  1. Eu me perguntei do que você estava falando
  2. Como aprendi (resposta anterior) que tem que olhar na direita e clicar para abrir a mensagem eu fui lá
  3. Abriu, gostei da sugestão do @JulioTenorio e pensei “Vou curtir também”
  4. Cadê o curtir? Vou ter que ir no post original dele
  5. Felizmente tem uma seta que te joga lá para cima no post original , cliquei e fui lá curtir
  6. Aí parei e pensei “E agora para voltar onde eu estava?”
  7. Tive que descer manualmente (de novo) para achar a conversa

Difícil isso :frowning:

Outro ponto, estou escrevendo aqui no desktop, na caixa da esquerda e tem uma caixa gigante na direita que eu não dei atenção, fui ler agora e diz “Considere responder várias postagens de uma só vez”

Achei legal e pensei em fazer isso para ajudar a comunidade a funcionar legal… mas são 3 parágrafos explicando, confuso demais, deixei para lá e vim aqui responder assim mesmo.

:frowning:

Nem os emojis funcionam legais :frowning:

:frowning:

Participe da discussão